Abstract:
RESUMO: Nesta dissertação foram estudados cinco sítios arqueológicos atribuíveis à Tradição Nordeste de pinturas rupestres, localizados na área rural do município de Quiterianópolis, no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil, enfatizando a relação da comunidade Angical com o vizinho Complexo de Sítios Arqueológicos Expulsar. Buscou-se ainda analisar, baseando-se nos estilos já estabelecidos para a Tradição Nordeste de pinturas, as figuras existentes em cada um dos sítios investigados, com foco na identificação e análise de cenas emblemáticas, buscando relacioná-las com as de outros sítios arqueológicos atribuídos à mesma Tradição de pinturas, visando propor possíveis rotas de dispersão para os povos que as produziram. A análise técnico-estilística das figuras representadas nos sítios arqueológicos de Quiterianópolis possibilitou a assimilação com Sub-tradições e Estilos da Tradição Nordeste, nomeadamente a Sub-tradição Várzea Grande (Estilos Serra da Capivara, Serra Branca, Angelim e Salitre) e a Sub-tradição Central (Estilo Aquitã), não tendo sido encontradas pinturas rupestres características da Sub-tradição Seridó, como os antropomorfos “cabeça de caju”. O exame minucioso dos painéis pictóricos encontrados nesses sítios arqueológicos possibilitou a identificação de algumas cenas emblemáticas típicas da Tradição Nordeste de pinturas, tais como “cenas de família”, “cenas da árvore”, “cenas frente-perfil”, “cenas de caça com cerca” e “antropomorfos horizontais, em filas e em agrupamentos”. Rotas de dispersão dos povos autores das pinturas rupestres de Tradição Nordeste, incluindo os sítios arqueológicos de Quiterianópolis, no Ceará, foram então traçadas a partir (i) da análise das pinturas rupestres em cenas emblemáticas típicas dessa Tradição de pinturas, (ii) da abundância de sítios arqueológicos com pinturas dessa Tradição em determinadas áreas geográficas do Nordeste Brasileiro e do Estado de Minas Gerais e (iii) da avaliação de aspectos ambientais. A dispersão das pinturas rupestres de Tradição Nordeste, a partir de difusão, tendo a Serra da Capivara, no Piauí, como único centro de origem, não parece hoje sustentável, diante dos novos dados, encontrados tanto neste trabalho quanto em outros já existentes. Conclui-se, como mais plausível, que tal dispersão tenha ocorrido não só a partir daquele, mas também de outros centros ou espaços, nos quais os autores de pinturas dessa Tradição estavam adaptados, a saber: o Seridó potiguar, Morro do Chapéu, na Bahia, e Quiterianópolis, no Ceará, admitindo-se, no entanto, que as pinturas atribuídas à Tradição Nordeste são reconhecidamente mais frequentes na Serra da Capivara, Sudeste do Piauí.
ABSTRACT: In this research, five archaeological sites attributable to the Nordeste Tradition of rock paintings, located in the rural area of Quiterianópolis municipality, in the State of Ceará, Northeast Brazil, were studied. The study emphasized the Angical community relationship with the neighboring complex of archaeological sites Expulsar. An attempt was also made to carry out an analysis based on the styles already established for the Nordeste Tradition of paintings regarding the figures existing in each of the investigated sites, focusing on the identification and analysis of emblematic scenes. Thus, it was tried to relate them to those of other archaeological sites attributed to the same paintings Tradition, aiming to propose possible routes of dispersion for their authors. The technical-stylistic analysis of the figures represented in Quiterianópolis archaeological sites made possible the assimilation with Sub-traditions and Styles of the Nordeste Tradition, namely the Várzea Grande Sub-tradition (Serra da Capivara, Serra Branca, Angelim and Salitre Styles) and Central Sub-tradition (Aquitã Style), with no cave paintings characteristic of Seridó Sub-tradition, such as the anthropomorphs “cashew head”. The detailed examination of pictorial panels found in these archaeological sites made it possible to identify some typical scenes from Nordeste Tradition of paintings, such as "family scenes", “tree scenes”, “front-profile scenes”, "hunting scenes with fence” and “horizontal anthropomorphs, in rows and in clusters”. Dispersion routes of the peoples who created the Nordeste Tradition rock paintings, including Quiterianópolis archaeological sites, in Ceará, were then traced from: (i) the analysis of rock paintings in typical scenes of this paintings Tradition, (ii) the abundance of archaeological sites with this paintings Tradition in certain geographical areas of Brazilian Northeast and of the State of Minas Gerais and (iii) the assessment of environmental aspects. The dispersion of rupestrian paintings from Nordeste Tradition, as a result from diffusion, with Serra da Capivara, in Piauí, as the only center of origin, does not seem sustainable today, given the new data found both in this research and in other existing ones. It is concluded, as more plausible, that such dispersion occurred not only from that time, but also from other centers or spaces, in which the authors of paintings Tradition were adapted, such as the Seridó Potiguar, Morro do Chapéu, in Bahia, and Quiterianópolis, in Ceará. It is admitted, however, that the paintings attributed to Nordeste Tradition are known to be more frequent in Serra da Capivara, Southeast of Piauí.