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RESUMO: A educação ambiental voltada para a conservação dos recursos hídricos pode ser uma importante instrutora no processo de sensibilização ecológica. A inclusão da sociedade no esforço de proteção dessas áreas pode trazer sobre elas um novo olhar, passando-se a valorizá-los como necessários e vitais para existência dos seres vivos. Neste sentido, um ambiente que promove a aprendizagem social é a escola, a educação ambiental permite eliminar fronteiras entre a população local e o espaço formal, ao tomar como eixo a realidade cotidiana. A escola é uma instituição social com poder e possibilidade de intervenção na realidade e que, por este motivo, deve estar conectada com as questões mais amplas da sociedade, como as UCs, incorporando-as à sua prática. A temática da água abre infinitas possibilidades de debate no contexto escolar, tendo como ponto de partida o Brasil, no qual apresenta em sua extensão territorial inúmeros recursos hídricos de fundamental importância para todo o planeta, como o Delta do Parnaíba. A região deltaica possui uma zona costeira constituída por um aporte de grandes quantidades de água doce, provenientes de extensos rios e igarapés. No estado do Piauí, o munícipio de Ilha Grande é um dos portais de entrada para o Delta do Parnaíba através do Porto dos Tatus, localizado às margens do rio de mesmo nome, que fornece o abastecimento de água para o munícipio, e promove o turismo, a pesca, dentre outras atividades na região. O trabalho em questão tem como objetivo principal analisar como o Delta do Parnaíba é apresentado no contexto formal nas escolas de Ilha Grande. Em relação aos objetivos classifica-se como do tipo qualitativo e, para isso, foram aplicadas entrevistas telefônicas e presenciais com os professores das escolas, com o objetivo de investigar as práticas educativas de EA desenvolvidas sob o contexto local do Delta do Parnaíba e identificar suas percepções sobre o meio. Como procedimento metodológico foi utilizado à pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, exploratória e documental. A pesquisa exploratória teve como objetivo descrever os projetos desenvolvidos nas escolas por ONGs e instituições públicas dentre eles, os projetos “APA Viva” e “Educação, Água e Cidadania”, voltadas para EA para conservação do Delta do Parnaíba. Observou-se diante do estudo, que os professores, possuem conhecimento sobre importância da região deltaica, além disso, alguns educadores são figuras vivas da representatividade deste local, tendo como parte da sua família pescadores, catadores de caranguejo, entre outros. Isto significa, que há um apego ao lugar em que se encontram, sendo possível a transmissão destas experiências aos alunos. Portanto, nota-se um esforço por parte dos professores e organizações em transmitir esses conhecimentos em sala de aula, mas só a teoria não é suficiente, é necessário embarcações para mostrarem aos alunos a dinâmica de perto do Delta do Parnaíba, uma das soluções para a aplicação de uma EA efetiva, seria a formação dos professores para melhor conduzir o tema e material didático específico para a região.
ABSTRACT: Environmental education aimed at the conservation of water resources can be a crucial instructor in the process of ecological awareness. The inclusion of society in the effort to protect these areas can bring a new perspective on them, starting to value them as something vital for the existence of living beings. Thus, an environment that promotes social learning is the school. Environmental education makes it possible to eliminate boundaries between the local population and the formal space by taking everyday reality as its axis. The school is a social institution with the power and possibility to intervene in reality and, for this reason, it must be connected with broader issues of society, such as Conservation Units, incorporating them into its practice. The theme of water opens up infinite possibilities for debate in the school context, having Brazil as its starting point, in which it presents in its territorial extension countless water resources of fundamental importance for the entire planet, such as the Parnaíba Delta. The Delta region has a coastal zone consisting of a supply of large amounts of freshwater from extensive rivers and streams. In the state of Piauí, the municipality of Ilha Grande is one of the gateways to the Parnaíba Delta through Porto dos Tatus, located on the banks of the river of the same name, which provides water supply for the municipality and promotes tourism, fishing, and other activities in the region. The main objective of this study is to analyze how the Parnaíba Delta is presented in the formal context in schools in Ilha Grande. Regarding the objectives, it is classified as qualitative. For this, telephone and face-to-face interviews were conducted with teachers from the schools to investigate the educational practices of Environmental Education developed under the local context of the Parnaíba Delta to identify their perceptions about the environment. As a methodological procedure, bibliographical research, field research, exploratory and documentary research were used. The exploratory research aimed to describe the projects developed in schools by NGOs and public institutions, including the project “APA Viva (Environmental Protection Area)”, and the project “Education, water and citizenship” aimed at Environmental Education and conservation of the Parnaíba Delta. It was observed in the study that the teachers have knowledge about the importance of the deltaic region, in addition, some educators are living figures of the representativeness of this place, having as part of their family fishermen, crab gatherers, among others. This means, that there is an attachment to the place where they are, being possible the transmission of these experiences to the students. Therefore, there is an effort on the part of teachers and organizations to transmit this knowledge in the classroom, but theory alone is not enough, boats are needed to show students the dynamics close to the Parnaíba Delta, one of the solutions for the application of an effective EA would be the training of teachers to better address the topic and specific teaching material for the region.