Abstract:
RESUMO: As personagens femininas em Doris Lessing se defrontam constantemente com problemas relacionados ao processo de identificação. As fragmentações e os contínuos deslocamentos de suas identidades perturbam a consciência que elas possuem de si mesmas e tornam a identificação um processo problemático. Neste sentido, as protagonistas de “An old woman and her cat”, “Our friend Judith” e “To room nineteen”, respectivamente, Hetty Pennefather, Judith Castlewell e Susan Rawlings, podem ser entendidas como sujeitos pós-modernos. Como tal, vivenciam crises de identidades, e empenham-se na busca por um Eu unificado e estável. Tendo em vista os aspectos observados, esta pesquisa visa investigar como se dá o processo de construção identitária das protagonistas femininas nos contos “An old woman and her cat”, “Our friend Judith” e “To room nineteen” de Doris Lessing. Incialmente, procura-se examinar a que ponto as identidades das personagens se tornam fragmentadas e descentradas; em seguida, são discutidos os fatores que assumem relevância no processo de identificação dessas personagens; e, por fim, são analisados os conflitos e consequências gerados pelas crises de identidade que as personagens vivenciam. Hall (2014a, 2014b), Ferguson (1991), Woodward (2000), Funck (2011), Bordo (1997), Althusser (1970), entre outros, constituem o aporte teórico. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e interdisciplinar. As três personagens podem ser compreendidas como sujeitos pós-modernos, baseando-se na proposta de Hall (2014a), uma vez que não se relacionam somente com uma, mas múltiplas identidades, muitas vezes incongruentes e incessantemente deslocadas. Essas identidades são construídas a partir da interação com diversos sistemas simbólicos e representações com as quais as personagens se identificam. ABSTRACT: The feminine characters in Doris Lessing constantly face problems related to their processes of identification. The fragmentation and the continuous displacement of their identities disturb their self-awareness and turn the identification into a problematic process. In this sense, the protagonists of “An old woman and her cat”, “Our friend Judith” and “To room nineteen”, respectively, Hetty Pennefather, Judith Castlewell and Susa Rawlings, can be understood as post-modern subjects. As such, they live crisis of identity, and commit themselves to the seeking of a unified and stable self. Taking into consideration the aspects observed, this research aims to investigate how the process of identification of the feminine protagonists occurs in Doris Lessing’s short stories “An old woman and her cat”, “Our friend Judith” and “To room nineteen”. First of all, it is examined to what extent the identities of the characters become fragmented and de-centered; then, the factors which assume relevance in the process of identification of these characters are discussed; and, finally, the conflicts and consequences produced by the crisis of identity lived by the characters are analyzed. Hall (2014a, 2014b), Ferguson (1991), Woodward (2000), Funck (2011), Bordo (1997), Althusser (1970), among others, constitute the theoretical framework. This study was developed by means of a qualitative bibliographic and interdisciplinary research. The three characters can be understood as post-modern subjects, based in Hall’s (2014a) proposal, since they do not relate to one, but a multiplicity of identities, often incoherent and incessantly displaced. These identities are constructed by the interaction with many symbolic systems and representations with which the characters identify themselves.