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ETNOORNITOLOGIA E PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTAS DE COMBATE AO TRÁFICO DE AVES SILVESTRES NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL

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dc.contributor.author SAMPAIO, Darlison Fontenele
dc.date.accessioned 2022-10-24T18:31:19Z
dc.date.available 2022-10-24T18:31:19Z
dc.date.issued 2022-10-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2993
dc.description Orientador: Prof. Dr. Anderson Guzzi Coorientadora: Profa. Dra. Patricia Maria Martins Nápolis Examinadora externa: Profa. Dra. Bruna de Freitas Iwata (IFPI) Orientador interno: Denis Barros de Carvalho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Com a finalidade de desenvolver estratégias que possam auxiliar no combate a problemática do tráfico de aves silvestres, a percepção ambiental no ambiente escolar e a etnoornitologia nas comunidades são ferramentas importantes para a formulação de políticas públicas eficientes voltadas para a conservação da biodiversidade de aves silvestres. No presente estudo obsetivou-se levantar os conhecimentos populares da comunidade Lagoa de Dentro, zona rural do município de Teresina, norte do estado do Piauí, alocada no entorno da área de soltura de fauna silvestre pelo IBAMA. Adicionalmente, buscou-se levantar dados referentes à percepção ambiental dos discentes matriculados em escolas públicas municipais presentes na região. Para isso foram elencados os seguintes objetivos específicos: Identificar as espécies alvo do tráfico de aves silvestres na comunidade Lagoa de Dentro, registar o valor de uso das espécies locais para a comunidade, verificar a existência de aves silvestres mantidas como aves de estimação na população, registrar a percepção ambiental dos alunos de ensino fundamental das escolas públicas municipais no entorno da comunidade. O estudo foi desenvolvido na comunidade Lagoa de Dentro, zona rural do município de Teresina, norte do estado do Piauí. A vegetação da área de estudo encontra-se numa faixa de contato das formações vegetais dos tipos floresta subcaducifólia, cerrado e caatinga. O presente trabalho foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da Universidade Federal do Piauí/Teresina. A metodologia amostral utilizada para o levantamento dos dados etnoornitológicos foi à observação direta e entrevistas por meio de um formulário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, onde foram abordados os seguintes aspectos: dados socioeconômicos, informações acerca de questões ambientais, principalmente sobre a avifauna local, assim como questões pertinentes às formas de utilização e a importância desses animais para a comunidade. A amostra da comunidade foi equivalente a 76 famílias, representadas por um indivíduo maior de 18 anos por família. A obtenção dos dados referentes à percepção ambiental dos alunos do 4º ao 9º ano ocorreu por intermédio da aplicação de questionários. Os alunos que não possuíam acesso à internet receberam os questionários impressos juntamente aos kits de atividade entregues pelas escolas e os discentes que possuíam acesso à internet receberam um link por meio dos grupos de WhatsApp das turmas, que possibilitou que eles respondessem esse instrumento de forma virtual por intermédio do Google Forms. A amostragem dos alunos foi correspondente a 112 participantes. Os moradores citaram 64 etnoespécies, distribuídas em 31 famílias e 54 gêneros. Os principais elementos utilizados pelos entrevistados para nomear e descrever as espécies foram: cor, forma do corpo, tamanho, vocalização, alimentação, reprodução e hábitos. Diante das informações levantadas pertinentes as percepções ambientais de crianças e jovens residentes na área de estudo voltada principalmente para questões inerentes a biodiversidade da avifauna local, foi possível observar que os mesmos possuem uma compreensão ampla sobre o que seja meio ambiente e como esse conjunto de fatores é constituído, embora os alunos vinculem o conceito de meio ambiente principalmente a recursos da fauna e da flora, eles demostraram que os recursos abióticos também constituem o meio ambiente, ressaltando que discussões inerentes a este contexto têm se tornado mais presentes no meio educacional formal ou informal. ABSTRACT: In order to develop strategies that can help combat the problem of wild bird trafficking, environmental awareness in the school environment and ethnoornithology in communities are important tools for the formulation of efficient public policies aimed at the conservation of wild bird biodiversity. This study aimed to raise the popular knowledge of the Lagoa de Dentro community, a rural area in the municipality of Teresina, north of the state of Piauí, located in the vicinity of the wild fauna release area by IBAMA. Additionally, we sought to collect data regarding the environmental perception of students enrolled in municipal public schools present in the region. For this purpose, the following specific objectives were listed: Identify the target species of wild bird trafficking in the Lagoa de Dentro community, record the use value of local species for the community, verify the existence of wild birds kept as pet birds in the population, register the environmental perception of elementary school students in municipal public schools in the surroundings of the community. The study was carried out in the Lagoa de Dentro community, a rural area in the municipality of Teresina, north of the state of Piauí. The vegetation in the study area is located in a contact range of vegetation formations of the subdeciduous forest, cerrado and caatinga forest types. The present work was submitted to the Human Research Ethics Committee at the Federal University of Piauí/Teresina. The sampling methodology used for the survey of ethnoornithological data was direct observation and interviews using a semi-structured form with open and closed questions, which addressed the following aspects: socioeconomic data, information about environmental issues, especially about the local avifauna, as well as issues pertaining to the forms of use and the importance of these animals for the community. The community sample was equivalent to 76 families, represented by an individual over 18 years of age per family. Data regarding the environmental perception of students from 4th to 9th grade were obtained through the application of questionnaires. Students who did not have internet access received printed questionnaires along with activity kits delivered by schools and students who had internet access received a link through the groups' WhatsApp groups, which enabled them to answer this instrument virtually through Google Forms. The sample of students corresponded to 112 participants. Residents cited 64 ethnospecies, distributed in 31 families and 54 genera. The main elements used by the interviewees to name and describe the species were: color, body shape, size, vocalization, feeding, reproduction and habits. In view of the information raised relevant to the environmental perceptions of children and young people living in the study area, mainly focused on issues inherent to the biodiversity of the local avifauna, it was possible to observe that they have a broad understanding of what the environment is and how this set of factors is constituted, although students link the concept of environment mainly to fauna and flora resources, they demonstrated that abiotic resources also constitute the environment, emphasizing that discussions inherent in this context have become more present in formal education or informal. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Conservação da biodiversidade pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.subject Conhecimento popular pt_BR
dc.subject Comunidade pt_BR
dc.subject Avifauna pt_BR
dc.subject Biodiversity conservation pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Popular knowledge pt_BR
dc.subject Community pt_BR
dc.title ETNOORNITOLOGIA E PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTAS DE COMBATE AO TRÁFICO DE AVES SILVESTRES NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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