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RESUMO:
O uso de aplicativos móveis têm se mostrado como alternativa de fácil acesso, baixo custo e
capaz de auxiliar as ações de educação em saúde voltadas à promoção, apoio e suporte à
amamentação. Objetivou-se elaborar e validar uma tecnologia m-health para a promoção do
aleitamento materno. Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada de fevereiro de 2019
a julho de 2021. Para o desenvolvimento do aplicativo seguiu as fases: Diagnóstico situacional,
Levantamento Bibliográfico e Definição de Conteúdo, Design de Interface realizada por um
designer gráfico, Definição de Requisitos de software (levantamento dos aplicativos móveis
nas lojas virtuais), Elaboração do Modelo Conceitual do Aplicativo, material educativo
elaborado pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa, Desenvolvimento do software
(modelagem/prototipagem) realizada por profissionais da área de Tecnologia de Informação,
Implementação e testes e Validação. Na fase de validação do material construído, 27
especialistas avaliaram a estrutura, adequação do conteúdo e aparência da tecnologia, sendo 20
juízes de conteúdo (Enfermeiros, Nutricionistas e Pediatras), 3 juízes de adequação pedagógica
(Pedagogas) e 7 juízes técnicos (Analistas de Sistemas). Todos os juízes responderam a um
instrumento de caracterização profissional e ao Suitability Assemment of Materials (SAM). Os
juízes de conteúdo responderam ainda a um instrumento para avaliar a clareza, compreensão e
adequação de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Após o levantamento das
sugestões feitas pelos especialistas, foi realizada a adequação da versão final do aplicativo. O
projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal
do Piauí, obtendo parecer nº 3.764.351. O aplicativo Amamente foi centrado nos aspectos
primordiais de contextualização e cuidados durante a amamentação: Aleitamento Materno;
Produção de Leite; Minhas Mamas, Sinais de Posicionamento Correto; Sinais de “Pega”
Correta; Extração de Leite; Problemas Mamários, Sinais de Amamentação Eficaz, Quando Não
Amamentar e Espaço da Mamãe. Quanto à caracterização dos juízes, 33,3% eram
enfermeiros(as), 22,2% nutricionistas, 7,4% pediatras, 11,2% pedagogas e 25,9% analistas de
sistemas. As principais sugestões dos Juízes foram a simplificação de expressões técnicas,
alteração do contraste de cores, inclusão de caixas explicativas e reorganização da escrita.
Apresentou impressões assertivas como abordagem clara e compreensível, atende ao propósito,
didático e acessível. Na análise, a tecnologia atingiu o Índice de Validade de Conteúdo 0,98,
0,96 e 0,98 para clareza, compreensão e adequação da linguagem, 0,98 pertinência prática e
0,98 relevância teórica, alcançando IVC global de 0,97. Em relação à adequação a partir do
SAM, obteve classificação considerada excelente por 81,3% enfermeiros, 83,3% pedagogos,
78,0% nutricionistas e 77,2% pediatras e adequada por 69,2% analistas de sistemas, atingindo
o SAM total de 77,4% considerando a tecnologia com execelente adequação à nutrizes. Desse
modo, a tecnologia se mostrou válida quanto ao conteúdo, adequação e aparência. Assim, pode
ser utilizada como ferramenta adicional ao processo de educação em saúde para nutrizes durante
o processo de amamentação. Ao ser disponibilizada em serviço de distribuição digital, possui
potencial de alcançar grande número de pessoas. Estudos futuros, no entanto, deverão
comprovar a correlação entre a influência do uso da tecnologia m-health no aumento da adesão
à amamentação.
ABSTRACT:
The use of mobile apps has proven to be an easy-access, low-cost alternative that can help in
health education actions aimed at promoting and supporting breastfeeding. The objective was
to develop and validate an m-health technology to promote breastfeeding. This is a
methodological research, carried out from February 2019 to July 2021. For the application
development, the following phases were followed: Situational Diagnosis, Bibliographic Survey
and Content Definition, Interface Design performed by a graphic designer, Software
Requirements Definition (survey of mobile applications in virtual stores), Development of the
Application Conceptual Model, educational material prepared based on the Theory of
Meaningful Learning, Software Development (modeling/prototyping) carried out by
professionals in the field of Information Technology, Implementation and testing and
Validation. In the validation phase of the constructed material, 27 experts assessed the structure,
content adequacy and appearance of the technology, 20 content judges (Nurses, Nutritionists
and Pediatricians), 3 pedagogical adequacy judges (Educator) and 7 technical judges (System
Analysts). All judges answered a professional characterization instrument and the Suitability
Assemment of Materials (SAM). The content judges also answered an instrument to assess
clarity, understanding and adequacy of language, practical relevance and theoretical relevance.
After the suggestions made by the experts, the final version of the application was adapted. The
research project was approved by the Research Ethics Committee from the Federal University
of Piauí, opinion nº 3.764.351. The Amamente app was centered on the main aspects of
contextualization and care during breastfeeding: Breastfeeding; Milk Production; My Tits,
Correct Positioning Signs; Correct “Catch” Signals; Milk Extraction; Breast Problems, Signs
of Effective Breastfeeding, When Not to Breastfeed and Mom's Space. As for the
characterization of the judges, 33.3% were nurses, 22.2% nutritionists, 7.4% pediatricians,
11.2% educators and 25.9% systems analysts. The main suggestions of the judges were to
simplify technical expressions, change the color contrast, include explanatory boxes and
reorganize the writing. Assertive impressions were presented, such as clear and understandable
approach, serves the purpose, didactic and accessible. In the analysis, the technology achieved
Content Validity Index (CVI) of 0.98, 0.96 and 0.98 for clarity, comprehension and language
adequacy, 0.98 practical relevance and 0.98 theoretical relevance, achieving an overall CVI of
0. 97. Regarding the adequacy from the SAM, the classification obtained was considered
excellent by 81.3% nurses, 83.3% educators, 78.0% nutritionists and 77.2% pediatricians and
adequate by 69.2% systems analysts, reaching a total SAM of 77.4% considering the technology
with excellent suitability for breastfeeding women. In this way, the technology proved to be
valid in terms of content, suitability and appearance. Thus, it can be used as an additional tool
to the health education process for women during their breastfeeding process. T he availability
of a digital distribution service has the potential to reach a large number of people. Future
studies, however, should prove the correlation between the influence of the use of m-health
technology in increasing breastfeeding adherence. |
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