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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA M-HEALTH PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO

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dc.contributor.author SANTOS, Jéssika Roberta Firme de Moura
dc.date.accessioned 2022-10-20T18:52:58Z
dc.date.available 2022-10-20T18:52:58Z
dc.date.issued 2022-10-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2980
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Luisa Helena de Oliveira Lima Examinadora externa: Profª. Dra. Maria Alzete de Lima (UFRN) Examinadora interna: Profª. Dra. Ana Larissa Gomes Machado Examinadora interna: Profª. Dra. Edina Araújo Rodrigues Oliveira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O uso de aplicativos móveis têm se mostrado como alternativa de fácil acesso, baixo custo e capaz de auxiliar as ações de educação em saúde voltadas à promoção, apoio e suporte à amamentação. Objetivou-se elaborar e validar uma tecnologia m-health para a promoção do aleitamento materno. Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada de fevereiro de 2019 a julho de 2021. Para o desenvolvimento do aplicativo seguiu as fases: Diagnóstico situacional, Levantamento Bibliográfico e Definição de Conteúdo, Design de Interface realizada por um designer gráfico, Definição de Requisitos de software (levantamento dos aplicativos móveis nas lojas virtuais), Elaboração do Modelo Conceitual do Aplicativo, material educativo elaborado pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa, Desenvolvimento do software (modelagem/prototipagem) realizada por profissionais da área de Tecnologia de Informação, Implementação e testes e Validação. Na fase de validação do material construído, 27 especialistas avaliaram a estrutura, adequação do conteúdo e aparência da tecnologia, sendo 20 juízes de conteúdo (Enfermeiros, Nutricionistas e Pediatras), 3 juízes de adequação pedagógica (Pedagogas) e 7 juízes técnicos (Analistas de Sistemas). Todos os juízes responderam a um instrumento de caracterização profissional e ao Suitability Assemment of Materials (SAM). Os juízes de conteúdo responderam ainda a um instrumento para avaliar a clareza, compreensão e adequação de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Após o levantamento das sugestões feitas pelos especialistas, foi realizada a adequação da versão final do aplicativo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, obtendo parecer nº 3.764.351. O aplicativo Amamente foi centrado nos aspectos primordiais de contextualização e cuidados durante a amamentação: Aleitamento Materno; Produção de Leite; Minhas Mamas, Sinais de Posicionamento Correto; Sinais de “Pega” Correta; Extração de Leite; Problemas Mamários, Sinais de Amamentação Eficaz, Quando Não Amamentar e Espaço da Mamãe. Quanto à caracterização dos juízes, 33,3% eram enfermeiros(as), 22,2% nutricionistas, 7,4% pediatras, 11,2% pedagogas e 25,9% analistas de sistemas. As principais sugestões dos Juízes foram a simplificação de expressões técnicas, alteração do contraste de cores, inclusão de caixas explicativas e reorganização da escrita. Apresentou impressões assertivas como abordagem clara e compreensível, atende ao propósito, didático e acessível. Na análise, a tecnologia atingiu o Índice de Validade de Conteúdo 0,98, 0,96 e 0,98 para clareza, compreensão e adequação da linguagem, 0,98 pertinência prática e 0,98 relevância teórica, alcançando IVC global de 0,97. Em relação à adequação a partir do SAM, obteve classificação considerada excelente por 81,3% enfermeiros, 83,3% pedagogos, 78,0% nutricionistas e 77,2% pediatras e adequada por 69,2% analistas de sistemas, atingindo o SAM total de 77,4% considerando a tecnologia com execelente adequação à nutrizes. Desse modo, a tecnologia se mostrou válida quanto ao conteúdo, adequação e aparência. Assim, pode ser utilizada como ferramenta adicional ao processo de educação em saúde para nutrizes durante o processo de amamentação. Ao ser disponibilizada em serviço de distribuição digital, possui potencial de alcançar grande número de pessoas. Estudos futuros, no entanto, deverão comprovar a correlação entre a influência do uso da tecnologia m-health no aumento da adesão à amamentação. ABSTRACT: The use of mobile apps has proven to be an easy-access, low-cost alternative that can help in health education actions aimed at promoting and supporting breastfeeding. The objective was to develop and validate an m-health technology to promote breastfeeding. This is a methodological research, carried out from February 2019 to July 2021. For the application development, the following phases were followed: Situational Diagnosis, Bibliographic Survey and Content Definition, Interface Design performed by a graphic designer, Software Requirements Definition (survey of mobile applications in virtual stores), Development of the Application Conceptual Model, educational material prepared based on the Theory of Meaningful Learning, Software Development (modeling/prototyping) carried out by professionals in the field of Information Technology, Implementation and testing and Validation. In the validation phase of the constructed material, 27 experts assessed the structure, content adequacy and appearance of the technology, 20 content judges (Nurses, Nutritionists and Pediatricians), 3 pedagogical adequacy judges (Educator) and 7 technical judges (System Analysts). All judges answered a professional characterization instrument and the Suitability Assemment of Materials (SAM). The content judges also answered an instrument to assess clarity, understanding and adequacy of language, practical relevance and theoretical relevance. After the suggestions made by the experts, the final version of the application was adapted. The research project was approved by the Research Ethics Committee from the Federal University of Piauí, opinion nº 3.764.351. The Amamente app was centered on the main aspects of contextualization and care during breastfeeding: Breastfeeding; Milk Production; My Tits, Correct Positioning Signs; Correct “Catch” Signals; Milk Extraction; Breast Problems, Signs of Effective Breastfeeding, When Not to Breastfeed and Mom's Space. As for the characterization of the judges, 33.3% were nurses, 22.2% nutritionists, 7.4% pediatricians, 11.2% educators and 25.9% systems analysts. The main suggestions of the judges were to simplify technical expressions, change the color contrast, include explanatory boxes and reorganize the writing. Assertive impressions were presented, such as clear and understandable approach, serves the purpose, didactic and accessible. In the analysis, the technology achieved Content Validity Index (CVI) of 0.98, 0.96 and 0.98 for clarity, comprehension and language adequacy, 0.98 practical relevance and 0.98 theoretical relevance, achieving an overall CVI of 0. 97. Regarding the adequacy from the SAM, the classification obtained was considered excellent by 81.3% nurses, 83.3% educators, 78.0% nutritionists and 77.2% pediatricians and adequate by 69.2% systems analysts, reaching a total SAM of 77.4% considering the technology with excellent suitability for breastfeeding women. In this way, the technology proved to be valid in terms of content, suitability and appearance. Thus, it can be used as an additional tool to the health education process for women during their breastfeeding process. T he availability of a digital distribution service has the potential to reach a large number of people. Future studies, however, should prove the correlation between the influence of the use of m-health technology in increasing breastfeeding adherence. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.subject Aleitamento materno pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Aplicativos móveis pt_BR
dc.subject Estudos de validação pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Breastfeeding pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Mobile applications pt_BR
dc.subject Validation studies pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.title CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA M-HEALTH PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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