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RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é constituída na atualidade, como uma modalidade
de ensino que atende alunos que nunca obtiveram escolarização, que estão passando pelo analfabetismo
funcional, escolarização incompleta ou mesmo em situação de defasagem educacional. A partir do
referencial-teórico da Psicologia Histórico-Cultural, é preciso pensar sobre que ações formativas vêm
sendo desenvolvidas para subsidiar sua atuação junto às políticas educacionais voltadas para essa
modalidade. Destarte, este estudo tem por objetivo analisar a formação e atuação em Psicologia Escolar
frente às Políticas Educacionais voltadas para a Educação de Jovens e de Adultos (EJA). Como objetivos
específicos: caracterizar o perfil professores-pesquisadores e as ações formativas desenvolvidas no que
se refere à interface Psicologia Escolar e Educacional e EJA; apreender como a EJA é compreendida na
visão de professores-pesquisadores de cinco regiões do país; analisar como a Psicologia Escolar e
Educacional pode contribuir para formação e atuação de Psicólogos na EJA. Este estudo utiliza o método
de pesquisa materialista histórico-dialético. Tem por cenário a Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação
em Psicologia (ANPEPP) e como participantes: doze professores-pesquisadores de diversas
regiões do país, que vêm desempenhando um papel formativo, político e de produção de conhecimento,
nos âmbitos do Ensino Superior e/ou Pós-Graduação, no que diz respeito aos temas Psicologia,
Educação, e Políticas Públicas Educacionais. Os instrumentos utilizados foram: 1) questionário de
dados sócio demográficos e profissionais, para a caracterização do perfil docente e as práticas
formativas voltadas para EJA por eles desenvolvidas, e também, 2) roteiro de entrevista
semiestruturada, com vista a apreensão de como a EJA é compreendida no cenário brasileiro, e análise
de como a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para formação e atuação de Psicólogos na
EJA. Análise dos dados ocorreu através da constituição de eixos de análise, a partir da perspectiva da
Psicologia Histórico-Cultural, seguindo as seguintes etapas: i) apreensão do real imediato; ii) descrição
empírica; iii) descrição teórica; iv) estabelecimento da unidade de análise central do objeto de pesquisa,
e por fim, o v) retorno à realidade dos dados para explicá-los, com isso, pretende-se superar a descrição
e explicar o fenômeno a partir do movimento singular, particular e universal. Esse estudo foi aprovado
no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com número de parecer
2.708.259. Para análise dos dados obteve-se os seguintes eixos analíticos: a) Perfil profissional e
currículo em Psicologia Escolar e Educacional; b) A prática formativa em Psicologia Escolar e
Educacional voltadas para EJA; c) A EJA na compreensão das professoras-pesquisadoras de Psicologia
Escolar e Educacional, que evidenciam os processos de fracasso escolar; d) EJA e Psicologia Escolar e
Educacional: perspectiva para formação e atuação profissional, que aponta para os processos de
aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados
revelam que no campo da Psicologia Escolar e Educacional há uma predominância de professoras com
ampla formação e experiência docente. As ações formativas voltadas para EJA vem ocorrendo através
da ensino, pesquisa e extensão, mas principalmente no âmbito da pesquisa. A EJA é compreendida por
meio do fenômeno do fracasso escolar e entende-se que contribuições da Psicologia Escolar, tanto para
formação quanto para atuação junto a EJA, ocorrem pela mediação de processos de aprendizagem que
promovem desenvolvimento em consonância com o que defende a Psicologia Histórico-Cultural.
Conclui-se com isso que o presente estudo propicia a análise da formação e atuação do psicólogo escolar
junto a EJA, expondo as ações formativas e perspectivas de atuação. Evidencia também, como a
Psicologia Escolar pode contribuir com os processos educativos na EJA tendo em vista os diversos
atores escolares. Este estudo fornece, portanto, subsídios para o fomento de políticas públicas específicas
para EJA e inserção do psicólogo escolar nesta modalidade, e corrobora também, para pesquisas
posteriores sobre a temática, principalmente, no que diz respeito a interface Psicologia e EJA.
ABSTRACT: Youth and Adult Education (EJA) is currently constituted as a teaching modality that
serves students who have never obtained schooling, who are undergoing functional illiteracy,
incomplete schooling or even in a situation of educational lag. From the theoretical-referential
framework of Historical-Cultural Psychology, it is necessary to think about what formative actions have
been developed to support its action with educational policies focused on this modality. Thus, this study
aims to analyze the training and performance in School Psychology against the Educational Policies
aimed at Youth and Adult Education (EJA). As specific objectives: to characterize the teacherresearchers
profile and the formative actions developed regarding the interface School and Educational
Psychology and EJA; apprehend how EJA is understood in the vision of teacher-researchers from five
regions of the country; to analyze how the School and Educational Psychology can contribute to the
formation and performance of Psychologists in the EJA. This study uses the historical-dialectical
materialist research method. The National Association for Research and Postgraduate Studies in
Psychology (ANPEPP) has as its setting and as participants: twelve research professors from different
regions of the country, who have been playing a formative, political and knowledge production role in
the Higher Education areas. and / or Postgraduate, regarding Psychology, Education, and Educational
Public Policy. The instruments used were: 1) socio-demographic and professional data questionnaire, to
characterize the teaching profile and the formative practices directed towards EJA developed by them,
and also, 2) semi-structured interview script, aiming at the apprehension of how the EJA It is understood
in the Brazilian scenario, and analysis of how the School and Educational Psychology can contribute to
the formation and performance of Psychologists in EJA. Data analysis occurred through the constitution
of analysis axes, from the perspective of Historical-Cultural Psychology, following the following steps:
i) apprehension of the immediate real; ii) empirical description; iii) theoretical description; iv)
establishment of the central unit of analysis of the research object, and finally, v) return to the reality of
the data to explain them, with this, we intend to overcome the description and explain the phenomenon
from the singular, particular and universal. This study was approved by the Research Ethics Committee
of the Federal University of Piauí (UFPI), with opinion number 2,708,259. For data analysis, the
following analytical axes were obtained: a) Professional profile and curriculum in School and
Educational Psychology; b) The formative practice in School and Educational Psychology focused on
EJA; c) EJA in the understanding of the School-Educational Psychology researcher teachers, who
evidence the processes of school failure; d) EJA and School and Educational Psychology: perspective
for training and professional performance, which points to the learning and development processes from
the perspective of Cultural-Historical Psychology. The results reveal that in the field of School and
Educational Psychology there is a predominance of teachers with wide education and teaching
experience. The formative actions focused on EJA have been occurring through teaching, research and
extension, but mainly within the scope of research. The EJA is understood through the phenomenon of
school failure and it is understood that contributions of School Psychology, both for training and acting
with the EJA, occur through the mediation of learning processes that promote development in line with
what defends the Historical Psychology. -Cultural. It is concluded that this study provides the analysis
of the training and performance of the school psychologist with the EJA, exposing the formative actions
and perspectives of action. It also shows how school psychology can contribute to the educational
processes in the EJA in view of the various school actors. This study therefore provides subsidies for
the promotion of specific public policies for EJA and insertion of the school psychologist in this
modality, and also corroborates for further research on the subject, especially with regard to the interface
Psychology and EJA. |
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