Abstract:
RESUMO: Os egressos, concluintes de um processo de formação acadêmica, constituem a parcela
representativa que reflete a qualidade do ensino oferecido pela Instituição. Disso, então,
decorre a necessidade da implementação de uma política de acompanhamento dos mesmos.
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) surgiu como marco referencial na educação pública,
técnica e profissional, oferecendo uma educação de nível médio e superior, formando
milhares de alunos egressos. Neste trabalho, fruto de exaustiva pesquisa bibliográfica, documental,
virtual, dentre outras fontes, apresentou-se o IFPI no contexto do desenvolvimento
regional e analisou-se a promoção da endogênese dos seus egressos. Assim, este trabalho
objetivou levantar dados institucionais a fim de realizar uma análise profunda da eficiência
do processo atual de acompanhamento dos egressos do IFPI. Para alcançar o objetivo
almejado, traçou-se um percurso metodológico por meio de uma revisão da literatura
voltada para esse fim, qual seja, o acompanhamento e avaliação dos alunos egressos, com
base em obras de renomados autores que sistematizaram pesquisas com esse tema, em
diversos IFs do país, como: Carvalho, Deluiz, Machado, Coelho, Lima e outros, além de
coleta de dados nos diversos arquivos institucionais. Por fim, como resultado alcançado
nesta pesquisa revelou-se a enorme distorção ou desalinhamento entre o quantitativo de
alunos ingressantes e egressos, que revela a pouca ou nenhuma efetividade de política de
acompanhamento dos alunos egressos na Instituição. Daí a importância deste trabalho,
pelo seu pioneirismo e ineditismo na abordagem deste tema. Além disso, dentro de uma
visão holística de toda a pesquisa realizada, revelou-se a grandiosidade que um trabalho
dessa natureza e magnitude nos proporciona, destacando que a exaustividade do trabalho
não se esgota em si, pois muito ainda há que se fazer, em relação ao acompanhamento dos
alunos egressos; como exemplo, a implementação de políticas públicas, ações e projetos de
fomento para que a educação técnica e profissional atinja sua plenitude.
ABSTRACT: The graduates, who completed a process of academic training, constitute the representative
portion that reflects the quality of education offered by the Institution. Thus, there is
a need to implement a policy to monitor them. The Federal Institute of Piauí (IFPI)
emerged as a benchmark in public, technical and professional education, offering high
school and higher education, training thousands of students. In this work, the result of
exhaustive bibliographic, documentary and virtual research, among other sources, IFPI
was presented in the context of regional development and the promotion of the endogenesis
of its graduates was analyzed. Thus, this work aimed to collect institutional data in order
to carry out a thorough analysis of the efficiency of the current process of monitoring IFPI
graduates. To achieve the desired objective, a methodological path was traced through a
literature review aimed at this purpose, that is, the monitoring and evaluation of students,
based on works by renowned authors who systematized research on this topic, in several
FIs. of the country, such as: Carvalho, Deluiz, Machado, Coelho, Lima and others, in
addition to data collection in the various institutional files. Finally, as a result achieved in
this research, the enormous distortion or misalignment between the number of incoming
and outgoing students was revealed, which demonstrates the little or no effectiveness
of the policy of accompanying students who graduated from the Institution. Hence the
importance of this work, due to its pioneering spirit and originality in approaching this
theme. In addition, within a holistic view of all the research carried out, the greatness
that a work of this nature and magnitude provides us was revealed, highlighting that
the exhaustiveness of the work does not end in itself, as much remains to be done, in
relation to the monitoring of the students; as an example, the implementation of public
policies, actions and fostering projects so that technical and professional education reaches
its fullness.