Abstract:
RESUMO: Este estudo analisou a política de transporte de alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), como um típico “ponto fora da curva” entre as demais práticas no país, à luz de seu percurso histórico, prático e sua integração às demais ações que constituem o arcabouço da política de assistência estudantil daquela instituição. Neste sentido, especificamente se objetivou examinar como a política de transporte de alunos deste Instituto Federal se aproxima das assistências estudantis, contribuindo para o ensino e o alcance da missão institucional. O transporte escolar consiste em uma política assegurada pela Constituição Federal de (1988). De modo geral, é possível situar essa política institucional historicamente como uma ação administrativa e também como uma ação componente da assistência estudantil, ramo da assistência social dedicado à educação. A presente pesquisa tem por finalidade proporcionar maior nível de conhecimento sobre como se deu a formulação e como vem ocorrendo a transformação dessa política. A análise pretendida testou três hipóteses: o transporte casa-escola, escola-casa ainda se apresenta como barreira para o acesso à educação para estudantes nas cidades onde o IFPI está presente; o serviço de transporte de alunos desta escola ganhou destacada importância já desde sua instalação; a sensibilização dos gestores quanto ao conhecimento e uso integral das assistências estudantis são fatores essenciais para a superação de dificuldades de acesso à educação ofertada pelo Instituto Federal. Esta pesquisa se configura metodologicamente como um estudo exploratório por meio de procedimentos técnicos que mais a aproximam de uma pesquisa participante, bibliográfica, documental e de campo, com abordagem quali-quantitativa. Embora praticamente as três hipóteses encontrem evidências confirmatórias, a primeira e a segunda dão ares de serem mais manifestas enquanto a terceira convida para estudos complementares. O estudo proporciona contributos efetivos, pois constrói e discute análises, concatenando conceitos e pensamentos para assim apresentar um cenário contextualizado acerca das condições nas quais se dá a necessária oferta do serviço de transporte escolar nos Campi do IFPI e como vem se transformando.
ABSTRACT: This study analyzed the student transport policy of the Federal Institute of Piauí (IFPI), as a typical “point outside the curve” among the other practices in the country, in the light of its historical, practical path and its integration with the other actions that constitute the framework of the student assistance policy of that institution. In this sense, it specifically aimed to examine how the student transport policy of this Federal Institute comes close to student assistance, contributing to teaching and the achievement of the institutional mission. School transport is a policy ensured by the Federal Constitution of (1988). In general, it is possible to situate this institutional policy historically as an administrative action and also as a component action of student assistance, a branch of social assistance dedicated to education. This research aims to provide a greater level of knowledge about how the formulation took place and how the transformation of this policy has been taking place. The intended analysis tested three hypotheses: transportation home-school, school-home still presents itself as a barrier to access to education for students in the cities where the IFPI is present; the transportation service for students at this school has gained outstanding importance since its installation; the awareness of managers regarding the knowledge and full use of student assistance are essential factors for overcoming difficulties in accessing education offered by the Federal Institute. This research is methodologically configured as an exploratory study through technical procedures that are closer to a participatory, bibliographic, documentary and field research, with a qualitative and quantitative approach. Although practically the three hypotheses find confirmatory evidence, the first and second appear to be more manifest while the third invites further studies. The study provides effective contributions, as it builds and discusses analyzes, concatenating concepts and thoughts in order to present a contextualized scenario about the conditions in which the necessary provision of the school transport service takes place on the IFPI campuses and how it has been transforming.