| dc.description.abstract | 
RESUMO: Com o início do novo milênio, a conservação da natureza ocupa um lugar cada vez mais 
destacado nos debates sobre os destinos da sociedade. Em um momento em que as 
sensibilidades estéticas e políticas garantem aos discursos ambientais um lugar de indubitável 
notoriedade, a difusão da  Questão Ambiental , seja nas lutas sociais, na prática educativa, ou 
ainda, nas ações de organismos governamentais e internacionais, constitui grande 
problemática na esfera pública. Porém, as possibilidades de harmonização dos projetos sociais 
e estilos de vida, com os limites da capacidade de suporte e regeneração do meio ambiente 
ainda estão entre os grandes desafios da contemporaneidade.  Nesse sentido, entende-se que 
as Instituições de Ensino Superior (IES) não podem e nem devem se esquivar de suas 
responsabilidades sociais e ambientais. O presente trabalho se centraliza na discussão da 
gestão ambiental no âmbito de uma IES, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Teresina 
Central. O problema de pesquisa tem como base a empiria da crise ambiental e se orienta pela 
seguinte questão: de que maneira se dá a abordagem da racionalidade ambiental no curso 
Superior de Gestão Ambiental do IFPI   Campus Teresina Central? Sendo esse o seu objetivo 
principal e tendo como objetivos específicos: discorrer sobre a criação e implementação do 
curso de gestão Ambiental no IFPI; discutir sobre a racionalidade ambiental no IFPI    
Campus Teresina Central a partir de seus documentos e identificar os resultados e impactos da 
criação do curso no IFPI. Através de uma pesquisa qualitativa e exploratória, conclui-se que o 
curso trouxe grandes resultados ao IFPI, concretizados por meio de diversas parcerias com o 
Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina, porém, a nível local ainda 
não foi institucionalizada a questão da racionalidade ambiental de Leff. 
ABSTRACT: With the beginning of the new millennium, nature conservation occupies a prominent place in 
the  discussions concerning the destinies of society. At a time when aesthetic and political 
sensibilities guarantee to the environmental discourses a place of notoriety, the diffusion of 
the   Environmental Question , whether in social struggles, educational practice, or in the 
actions of governmental and international organizations, is a major problem in public sphere. 
However, the possibilities of harmonizing social projects and lifestyles with the limits of the 
carrying capacity and regeneration of the environment are still among the great challenges of 
contemporary times. In this sense, it is understood that Higher Education Institutions (HEI) 
cannot and should not avoid their social and environmental responsibilities. This paper 
focuses on the discussion of environmental management within a higher education institution 
(HEI), the Federal Institute of Piauí (IFPI) - Campus Teresina Central. We discuss the 
environmental crisis as the main research problem with the following question: How does the 
approach to environmental rationality take place, particularly in the Higher Course on 
Environmental Management, IFPI- Campus Teresina Central? This being its main objective 
and having as its specific objectives: (i) discuss the creation and implementation of the 
Environmental Management course at IFPI; (ii) discuss the environmental rationality in the 
IFPI-Campus Teresina Central from their documents and identify the results and impacts of 
the  creation of this course at IFPI. Through qualitative and exploratory research it is 
concluded that the course has brought positive results to IFPI, these achieved through 
numerous partnerships with the State Government and City Hall, but at the local level, the 
institution has not yet employed the Leffs environmental rationality. | 
pt_BR |