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RESUMO: Ao longo da história do Brasil, os governos trataram a oferta de educação aos povos do campo como uma pauta secundária. A Educação Rural tornou-se a proposta educativa oficial, centrada no ensino de conteúdos desconectados da realidade camponesa. A partir da década de 1990, os movimentos sociais assumiram o desafio de lutar por outro projeto de educação, associado a um projeto de sociedade mais justo, democrático e popular, em que o trabalhador é sujeito desse processo. A partir das experiências da Educação Popular, os movimentos sociais passaram a questionar o modelo de educação rural, comprometido com o projeto de adaptação e o ajustamento social das camadas populares, buscando construir um projeto de educação, voltado à valorização da identidade e do modo de vida dos camponeses, articulado ao projeto de desenvolvimento do campo ancorado na agricultura camponesa. Desse modo, a Educação do Campo foi forjada a partir do acúmulo político, teórico e metodológico construído pelos movimentos sociais, através das experiências de educação popular. Dentro desse movimento de constituição de um projeto de educação vinculado à realidade sócio- histórica e cultural dos povos do campo, a Pedagogia da Alternância tem se afirmado como uma alternativa pedagógica relevante na formação dos jovens do campo, na medida em que trabalha com uma metodologia que estabelece mediações entre educação e trabalho, conhecimentos científicos e saberes populares, integrando espaços e tempos de aprendizagem, voltando-se para o desenvolvimento local e a formação integral do educando. A partir dessas reflexões, apresentamos como problema de pesquisa: quais os possíveis diálogos construídos entre a Pedagogia da Alternância e Educação Popular nas práticas educativas da Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança” de São João do Sóter-MA? A pesquisa tem como objetivo geral: investigar os possíveis diálogos construídos entre a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular nas práticas educativas da Casa Familiar Rural de São João do Sóter-Ma. O processo de investigação fundamentou-se nos aportes teóricos da abordagem qualitativa e do Materialismo Histórico Dialético. No trabalho de construção dos dados, foram realizadas as entrevistas e rodas de conversas com os sujeitos, seguindo-se da utilização da análise de conteúdo como meio de organização e análise dos dados. Os resultados deste estudo apontam que as práticas educativas na Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança” têm reafirmado os diálogos entre a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular, tendo os instrumentos pedagógicos como mediadores entre os conhecimentos científicos e os saberes populares, nos diferentes espaços/tempos de formação, auxiliando no desenvolvimento da reflexão crítica sobre a realidade do campo e na construção coletiva do conhecimento. Além disso, tem possibilitado uma fecunda relação entre trabalho e educação; escola e comunidade; teoria e prática, contribuindo na construção de alternativas comprometidas com o desenvolvimento do meio.
ABSTRACT: Along the history of Brazil, governments have treated the provision of education to rural people as a secondary agenda. Rural Education became the official educational proposal, centered on the teaching of contents disconnected from the peasant reality. From the 1990 son, social movements took up the challenge of fighting for another education project, associated with a fairer, more democratic and popular society project, where the worker is the subject of this process. Based on the experiences of Popular Education, social movements started to question the model of rural education, committed to the project of adaptation and social adjustment of the lower classes, seeking to build a project of education focused on the valorization of the peasants' identity and way of life, articulated with the project of rural development anchored in peasant agriculture. In this way, rural education was forged from the political, theoretical, and methodological accumulation built by social movements through experiences of popular education. In this movement of constitution of an educational project linked to the socio-historical and cultural reality of the rural people, the Pedagogy of Alternating Cycle has been affirmed as a relevant pedagogical alternative in the formation of rural youth, in the sense that it works with a methodology that establishes mediation between education and work, scientific knowledge and popular knowledge, integrating learning spaces and times, focusing on local development and the integral formation of the student. Based on these reflections, we present the following research problem: what are the possible dialogues built between the Pedagogy of Alternating Cycle and Popular Education in the educational practices of the Rural Family House "Living Hope" of São João do Sóter - MA? The research has as its general objective: to investigate the possible dialogues built between the Pedagogy of Alternating Cycle and Popular Education in the educational practices of the Rural Family House of São João do Sóter - MA. The research process was based on the theoretical contributions of the qualitative approach and Dialectical Historical Materialism. In the work of data construction, interviews and conversations were held with the subjects, followed by the use of content analysis as a means of organizing and analyzing the data. The results of this study indicate that the educational practices in the Rural Family House "Living Hope" have reaffirmed the dialogues between the Alternating Cycle Pedagogy and Popular Education, using pedagogical instruments as mediators between scientific knowledge and popular knowledge, in the different spaces/formation times, helping in the development of critical reflection about the reality of the countryside and in the collective construction of knowledge. In addition, it has enabled a fruitful relationship between work and education; school and community; theory and practice, contributing to the construction of alternatives committed to the development of the environment.