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RESUMO: Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a prática educativa (PE) da Educação Física (EF) em tempos de pandemia de Covid-19, vinculado à Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática Educativa, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Para ser desenvolvida, contou com a participação de professores de EF do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A questão-problema da pesquisa é: como a compreensão do ensino remoto mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) contribui para a ressignificação da PE na EF no contexto da pandemia de Covid-19? Tem por objetivo geral: compreender o ensino remoto na EF, mediado pelo uso de TDIC visando à ressignificação da PE; e, como objetivos específicos: a) Identificar as TDIC utilizadas pelos professores de EF; b) Interpretar a PE do professor de EF no ensino remoto; c) Analisar como o ensino remoto contribui para a ressignificação da PE na EF, em tempos de pandemia. Tem como referencial teórico-metodológico a Pesquisa-ação colaborativa: Franco (2005); Smyth (1991); e Freire e Faundez (1989). A análise tem como referencial: Barbosa, Viegas e Batista (2020); Feitosa et al. (2020); Libâneo (2009); Freire (2011); Bracht (1999), Darido (2012); Brasil (2018b), entre outros. Para recolha dos dados foram utilizados um questionário e entrevista aberta orientada. Os dados foram organizados em eixos temáticos e analisados pela técnica da análise argumentativa do discurso. Os resultados mostraram: as TDIC utilizadas pelos professores de EF do IFPI são o Google Classroom, o Google Meet, o Google Formulários, o Gmail, o Microsoft Power Point e o WhatsApp; a PE foi permeada por dificuldades na seleção dos conteúdos, na interação e na abordagem do componente prático; os professores ressignificaram sua PE trabalhando outras dimensões do conhecimento, refletindo a respeito da própria prática e traçando novas estratégias para a solução dos problemas. Assim, conclui que a reflexão realizada propiciou a ressignificação da PE dos professores, rompendo padrões já estabelecidos e impulsionando a criação de novos caminhos para a EF plural, capaz de considerar o corpo físico para além do movimento e vivenciá-lo como linguagem e expressão cultural e social.
ABSTRACT: This study presents the result of a research about the educative practice (EP) of the Physical Education (PE) in times of Covid-19 pandemic, linked to the line of research: Teaching Formation and Educative Practice, belongs to the Postgraduate Program in Education and to the Interdisciplinary Research Core in Curricular Practices and Formation of Education Professional (IRCCP), of Federal University of Piauí. In order to be developed, it included the participation of PE teachers of Federal Institute of Piauí (IFPI). The issue problem of the research is: how the comprehension of remote education mediated by Digital Technology of Information and Communication (DTIC) has contributed to the resignification of EP in PE in the pandemic context of Covid-19? It has as general objective: to comprehend the remote education in the PE, mediated by the using DTIC aiming the resignification of the EP; and, as specific purposes: a) To identify the DTIC used by PE teachers; b) To interpret the EP of PE teacher in remote education; c) To analyze how the remote education has contributed to the resignification of the EP in PE, in times of pandemic. It has as theoretical and methodological references of the collaborative Research-Action: Franco (2005); Smyth (1991); and Freire and Faundez (1989). For the data collection, it was used a questionnaire and an opened guided interview. The data were organized in thematic axes, according to Bardin (2011), and they were interpreted in the light of the discourse argumentative analysis technique of Perelman and Olbrechts-Tyteca (2017). The results showed: the DTIC used by PE teachers of IFPI are Google Classroom, Google Meet, Google Forms, Gmail, Microsoft Power Point and Whatsapp; the EP was permeated by difficulties in the contents selection, in the interaction and in the approach of practical component; the teachers resignified their EP working others aspects of knowledge, reflecting about their own practice and developing new strategies to problems solutions. Thus, it was concluded that the conducted reflection provided the resignification of EP by teachers breaking standards already established and stimulating the creation of new ways for a diversified PE, able to consider the physical body besides the movement and experience itself as social and cultural expression and language. |
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