Abstract:
RESUMO: A tese apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada como contributo para a prática avaliativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), objeto de estudo investigado. Vincula-se à linha de pesquisa Formação Docente e Prática Educativa do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa formação continuada com foco na prática avaliativa dos professores, com vistas à reconstrução dessa prática. Para ser desenvolvida, contou com a participação de professores de jovens e adultos da rede estadual de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. Afigura-se como uma pesquisa-ação-colaborativa do tipo qualitativa, segundo contribuições de Franco (2005), Desgagné (2007), Malheiros (2011), entre outros, optando pelo método da pesquisa-ação-colaborativa. O interesse por este estudo emergiu do desejo de aprofundar os conhecimentos acerca da formação continuada de professor da EJA, desta feita focalizando sua prática educativa. Essa inquietação deu origem à questão norteadora do estudo: Como a formação continuada com foco na avaliação da aprendizagem favorece a reconstrução da prática avaliativa dos professores da educação de jovens e adultos? Pensando no ponto de chegada da pesquisa, elegemos como objetivo geral: investigar como a formação continuada em avaliação da aprendizagem contribui para a reconstrução da prática avaliativa dos professores da educação de jovens e adultos. Para teorização do estudo, fundamentamos opiniões e análises em documentos disponibilizados pela escola, bem como nas ideias de Nóvoa (1991), Imbernón (2010), Formosinho (2009), Pimenta e Lima (2004), Pimenta e Anastasiou (2010), Schon (2000), Zeichner (1998), Tardif (2012), Day (2001), que discutem sobre formação continuada e formação docente; Luckesi (2011), Zabala (2014), Scallon (2018), Hoffmann (2010) que debatem sobre a avaliação da aprendizagem, critérios e indicadores; Knowles (2009), Kolb (2014), Moura (2003), Paiva e Oliveira (2009), Arroyo (2006, 2017) quando discutem sobre Educação de Jovens e Adultos; Ensino e Aprendizagem; Prática Pedagógica, entre outros autores. Para produção das informações, os procedimentos metodológicos adotados foram: o questionário, a entrevista focal e o diário de campo. Os dados foram categorizados, segundo Bardin (2016). Para interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica da análise do discurso, com base em Pêcheux (2008), Orlandi (2009), Ferreira (2002). Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores, na sua maioria, utilizam a avalição formativa e a somativa, contudo focalizam a avaliação somativa cuja prova é o instrumento mais utilizado para avaliar o aluno. Constatamos que a formação através das discussões teórico-práticas realizadas no espaço de formação continuada de professores, através da ação reflexiva crítica, foi fundamental para a reconstrução da prática avaliativa na educação de jovens e adultos, proporcionando ao professor um novo modo de conceber a avaliação da aprendizagem. Compreendemos a necessidade de formação continuada no âmbito escolar para a melhoria da ação docente.
ABSTRACT: The thesis presents a research on continual training as a contribution to the assessment practices in Youth and Adult Education (EJA), which is the object of study investigated in this work. It integrates the line of research on Teacher Training and Educational Practice of the Graduate Program in Education and the Interdisciplinary Center for Research in Curricular Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), from the Federal University of Piauí. It analyzes continual training, highlighting the assessment practices of teachers, aiming at the reconstruction of this practice. To be developed, it had the participation of youth and adult teachers from Alto Longá educational system of state, Piauí, Brazil. It is a qualitative collaborative action-research, according to contributions from Franco (2005), Desgagné (2007), Malheiros (2011), among others. The interest in this study emerged from the desire to deepen knowledge about the EJA continual training teachers, emphasizing their educational practice. This concern gave rise to the guiding question of the study: How does continuing education, with a focus on learning assessment, contribute to the reconstruction of the assessment practice of youth and adult education teachers? For the development of the research purpose, we chose as general objective: to investigate how continuing education in learning assessment contributes to the reconstruction of the assessment practice of youth and adult education teachers. For the theoretical framework of this study, we based opinions and analyzes on documents made available by the school, as well as on the ideas of Nóvoa (1991), Imbernón (2010), Formosinho (2009), Pimenta and Lima (2004), Pimenta and Anastasiou (2010), Schon (2000), Zeichner (1998), Tardif (2012), Day (2001), which discuss continual training and teacher education; Luckesi (2011), Zabala (2014), Scallon (2018), Hoffmann (2010) which debate on the assessment of learning, criteria and indicators; Knowles (2009), Kolb (2014), Moura (2003), Paiva and Oliveira (2009), Arroyo (2006, 2017) when they discuss about Youth and Adult Education; Teaching and Learning; Pedagogical Practice, among other authors. For the collection of information, the methodological procedures adopted were: the questionnaire, the focal interview and the field diary. The data were categorized, according to Bardin (2016). To interpret the results, we used discourse analysis techniques, based on Pêcheux (2008), Orlandi (2009), Ferreira (2002). The research results found that most teachers use formative and summative assessment, however they focus on summative assessment whose test is the most used instrument to assess the student. We found that training, through theoretical-practical discussions, carried out in the space of continuing teacher training, through critical reflection, was fundamental for the reconstruction of the assessment practices in the education of young and adults people, providing the teacher with a new way of conceiving the learning assessment. We understand that there is a need for continuing education in the school environment to improve teaching practice.