Abstract:
RESUMO: A dinamicidade do cotidiano requer do cidadão a capacidade de avaliar, de forma crítica, as informações que o circundam, o que implica no domínio de vários conhecimentos, dentre eles, coletar, resumir dados e associar chances de ocorrência a eventos, ou seja, conhecimentos estatísticos e probabilísticos. Devido à sua relevância, eles foram inseridos na Educação Básica brasileira no currículo da Matemática. Porém, esse conteúdo não costuma ser ensinado pelos professores de Matemática no Ensino Médio ou, quando o fazem, não utilizam a experimentação como metodologia. Nesse contexto, estudos realizados no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, aliados à nossa experiência docente, impulsionaram o surgimento de uma proposta de intervenção nesta realidade por meio da oferta de um curso de formação que fomentasse, simultaneamente, o desenvolvimento do profissional reflexivo de Schön (2000), do pensamento estatístico de Wild e Pfannkuch (1999) e do conhecimento pedagógico do conteúdo de Shulman (1986, 1987) nos professores de Matemática que não utilizam experimentos para ensinar Probabilidade e Estatística. Sua natureza foi teórico-prática e a transformação da ação docente foi o centro dessa formação. Foi nessa perspectiva que surgiu o problema de pesquisa: como a formação estatística, prática e reflexiva do professor de Matemática do Ensino Médio, recebida no curso, influencia em sua ação pedagógica? O presente trabalho analisa como a formação do pensamento estatístico do professor de Matemática do Ensino Médio influencia em sua ação pedagógica. Especificamente, caracteriza o perfil de formação dos professores de Matemática; identifica as contribuições da formação estatística reflexiva para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo específico e para o desenvolvimento do pensamento estatístico dos professores; descreve a ação do professor no desenvolvimento do pensamento estatístico do seu aluno durante a aplicação de oficinas. Essa pesquisa tem natureza qualitativa de intervenção do tipo pesquisa-ação. A produção dos dados decorre da entrevista coletiva, da observação participante e de grupo focal. A organização dos dados seguiu as indicações de Bardin (2016) e Guerra (2006), através da análise de conteúdo, e a interpretação ancorou-se na hermenêutica de Gadamer (1998, 2002). Os resultados obtidos indicam que a participação do professor no curso de formação oportunizou, por um lado, o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de Estatística, do pensamento estatístico. E, por outro lado, possibilitou a formação do profissional reflexivo, autônomo, implicando em uma atuação docente que leva seus alunos a aprenderem através da prática experimental. Isso significa que o curso ofertado a professores de Matemática que não utilizavam experimentos nas aulas de Estatística proporcionou a formação de um professor autônomo que supera as amarras da racionalidade técnica na direção do desenvolvimento profissional fundamentado em teoria, fortalecido pela prática e permeado pela reflexão. A investigação, portanto, traz elementos que aprofundam a discussão sobre a formação estatística reflexiva do professor de Matemática e do desenvolvimento do pensamento estatístico de forma pragmática fornecendo novos elementos para o campo da epistemologia da prática docente.
ABSTRACT: Dynamism of the everyday requires of the citizen the capacity of evaluating, of critical form, the information that circle them, what implies in the several knowledges domain, among them, collect, summarize data and to associate occurrence chances for events, in other words, statistical knowledges and probabilistic. Due to its relevance, they were inserted in the Brazilian Basic Education in the Mathematics curriculum. However, that content is not used to be taught by the Mathematics teachers in the Secondary School or, when they do it, do not use the experimentation as methodology. In this context, studies accomplished in the Interdisciplinary Nucleus scope of Research in Education and Epistemology of the Professional Practice (NIPEEPP), entailed to the Program of Post-graduation in Education of the Federal University of Piauí, allied to our educational experience, impelled the appearance of an intervention proposal in this reality by means of the offer of a formation course that fomented, simultaneously, the professional's reflexive development of Schön (2000), of Wild's statistical thought and Pfannkuch (1999) and of the pedagogical knowledge of the content of Shulman (1986, 1987) in the teachers of Mathematics that do not use experiments to teach Probability and Statistical. Its nature was theoretician-practice and the transformation of the educational action was the center of this formation. It was in this perspective that arose the research problem: How the statistical formation, mathematics teacher Practice and reflexive of the Secondary Teaching, received in the course, does it influence in its pedagogical action? The present work analyzes as the Mathematics teacher's statistical thought formation of the Average Teaching influences in its pedagogical action. Specifically, it characterizes the teachers formation profile of Mathematics; It identifies the contributions of the reflexive statistical formation for the development of the pedagogical knowledge of the specific content and for the teachers statistical thought development; It describes the teacher's action in the development of the statistical thought of their students during the workshops application. This research has qualitative characteristic of intervention of research-action kind. The data production comes from the press conference, of the participating observation and of focal group. The data organization followed Bardin's Indications (2016) and War (2006), through the content analysis, and the interpretation anchored-if in Gadamer's Hermeneutics (1998, 2002). The obtained results indicate that the teacher's participation in the formation gave opportunity course, on one side, the content pedagogical knowledge development of Statistics, of the statistical thought. And, on the other hand, enabled professional's reflexive, autonomous formation, implying in an educational performance that carries their students to learn through the experimental practice. That means that the offered course for teachers of Mathematical that did not use experiments in the classes of Statistical provided the formation of a freelance teacher that overcomes the fasts of the technical rationality in the direction of the professional development based in theory, strengthened by the practice and permeated by the reflection. The investigation, therefore, brings elements that deepen the discussion on teacher's reflexive statistical formation of Mathematics and of the development of the statistical thought of pragmatic form supplying new elements for the epistemology field of the educational practice.