Abstract:
RESUMO: O processo de desenvolvimento profissional docente dos professores de Matemática é o tema desta
pesquisa/estudo, que remete para o seguinte problema de pesquisa: Quais os determinantes do
desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na educação básica, como
contributo para a aprendizagem da docência e dos processos formativos? O presente estudo tem como
objetivo geral investigar o desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na
Educação Básica, a partir dos determinantes da prática docente e dos processos formativos. Os objetivos
específicos são: a) Descrever o perfil dos professores de Matemática da Educação Básica colaboradores
da pesquisa; b) Analisar os processos formativos de aprendizagem dos professores de Matemática que
atuam na Educação Básica e suas implicações com o desenvolvimento profissional; c) Evidenciar os
elementos potencializadores, determinantes do desenvolvimento profissional de professores de
Matemática que atuam na Educação Básica e que refletem na aprendizagem da docência; d)
Compreender como a prática docente de professores de Matemática que atuam na Educação Básica
favorece investimentos no desenvolvimento profissional. As experiências e vivências que envolveram
a autora deste estudo e, na dinâmica da docência na área de Matemática, nortearam os percursos desta
pesquisa. A tese defendida é a de que o desenvolvimento profissional do professor de Matemática que
atuam na Educação Básica, a partir de determinantes que se apresentam como possibilidade de uma
prática docente reflexiva. A construção do referencial teórico tem fundamentação em D’Ambrosio
(1998), Day (1999), Imbernón (2005), Marcelo García (1999), Ponte e Serrazina (1998), Sacristan
(1995) e Nóvoa (2002) - em estudos voltados ao desenvolvimento profissional. Do mesmo modo,
Fiorentini (2010), Gil-Pérez (1999), Nóvoa (1999), Gauthier, Tardif e Leassard (2001) e Nacarato
(2005) - em abordagens acerca do processo formativo. Como também em Souza (2009), Franco (2012),
Fiorentini e Crecci (2013), Lorenzato (2006) e Huberman (1995) - sobre a prática docente. A pesquisa
é de abordagem qualitativa de natureza narrativa e, como instrumentos/técnicas de produção de dados,
foram utilizadas as cartas pedagógicas, a entrevista narrativa, além de questionário misto. Os
colaboradores do estudo são seis professores de Matemática que atuam na Educação Básica em escolas
da Rede Estadual de Ensino do Piauí, lotados na jurisdição da Vigésima Diretoria de Educação. Com o
propósito de compreendermos o processo de desenvolvimento profissional desses professores na área
de Matemática na Educação Básica, interpretamos os resultados a partir dos instrumentos em que foram
interpretados e analisados, diante do que é preconizado por Bardin (2006), em categorias de análise, por
consistir na explicação e sistematização do conteúdo das mensagens e da expressão desse conteúdo. O
entendimento construído, a partir das contribuições apresentadas pelos colaboradores em cada etapa das
análises, nos remeteu a compreensões de que o desenvolvimento profissional docente em Matemática,
se constitui em contributos resultantes da prática docente em diferentes contextos no processo de
aprendizagem Matemática. Os resultados revelam a compreensão de que o professor se desenvolve
profissionalmente mediante o acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Assim, se
compreende como elementos que constituem o desenvolvimento profissional de professores de
Matemática, no espaço indefinido de inúmeras possibilidades, de confrontos e análises de
representações do conhecimento. Confirmando assim, a tese defendida nesta pesquisa.
ABSTRACT: The process of professional development of teachers of Mathematics teachers is the theme of this
research / study, which refers to the following research problem: What are the determi nants of
professional development of Mathematics teachers working in basic education, as a contribution to
teaching learning and training processes? The present study has the general objective of investigating
the professional development of Mathematics teachers who work in Basic Education, based on the
determinants of teaching practice and training processes. The specific objectives are: a) To describe the
profile of Basic Education Mathematics teachers collaborating in the research; b) To analyze the
formative learning processes of Mathematics teachers who work in Basic Education and its implications
for professional development; c) To highlight the potentializing elements, determinants of the
professional development of Mathematics teachers who work in Basic Education and which reflect on
teaching learning; d) Understand how the teaching practice of Mathematics teachers who work in Basic
Education favors investments in professional development. The experiences and experiences that
involved the author of this study and, in the dynamics of teaching in the area of Mathematics, guided
the paths of this research. The thesis defended is that the professional development of the mathematics
teacher working in Basic Education, based on determinants that present th emselves as a possibility for
a reflective teaching practice. The construction of the theoretical framework is based on D’Ambrosio
(1998), Day (1999), Imbernón (2005), Marcelo García (1999), Ponte and Serrazina (1998), Sacristan
(1995) and Nóvoa (2002) - in studies aimed at professional development. Likewise, Fiorentini (2010),
Gil-Pérez (1999), Nóvoa (1999), Gauthier, Tardif and Leassard (2001) and Nacarato (2005) - in
approaches about the formative process. As also in Souza (2009), Franco (2012), Fiorentini and Crecci
(2013), Lorenzato (2006) and Huberman (1995) - on teaching practice. The research has a qualitative
approach of a narrative nature and, as instruments / techniques of data production, pedagogical letters,
the narrative interview, as well as a mixed questionnaire were used. The study collaborators are six
Mathematics teachers who work in Basic Education in schools of the Piauí State Education Network,
located in the jurisdiction of the Twentieth Board of Education. In order to understand the pr ocess of
professional development of these teachers in the area of Mathematics in Basic Education, we interpret
the results from the instruments in which they were interpreted and analyzed, in view of what is
recommended by Bardin (2006), in analysis categories, as it consists in the explanation and
systematization of the content of the messages and the expression of that content. The understanding
built, based on the contributions made by employees at each stage of the analysis, led us to understand
that the professional development of teachers in Mathematics, constitutes contributions resulting from
teaching practice in different contexts in the mathematical learning process. The results reveal the
understanding that the teacher develops professionally by monitoring the student's learning process.
Thus, it is understood as elements that constitute the professional development of Mathematics teachers,
in the indefinite space of countless possibilities, of confrontations and analyzes of knowledge
representations. Thus confirming the thesis defended in this research.