Abstract:
RESUMO: O presente estudo objetiva analisar as concepções de professores de música, campus Teresina 
Central, Floriano e Paulistana sobre afetividade na prática docente. Tem como objetivos 
específicos: descrever como se desenvolvem as interações entre professores, estudantes e a 
música no curso de música do IFPI; b) conhecer as experiências estéticas e sensíveis vividas 
por professores e estudantes no curso de música do IFPI; c) compreender como a afetividade 
pode constituir fator potencializador da prática docente no curso de Música do IFPI; e d) 
Identificar a abertura de professores de música do IFPI, Campus Teresina Central, Floriano e 
Paulistana para reconhecer a afetividade na prática docente. Vincula-se à linha de pesquisa: 
Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em 
Educação, da Universidade Federal do Piauí. Caracteriza-se como pesquisa narrativa. A opção 
pela narrativa justifica-se por ser um tipo de pesquisa que favorece o desenvolvimento da 
reflexão, a revisitação das experiências vividas e a autoformação. Tem como dispositivos de 
investigação a entrevista narrativa e o memorial autobiográfico por propiciarem acesso a uma 
profusão de dados, permitindo a expressão da subjetividade dos envolvidos. Tem como 
contexto empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFPI, campus 
Teresina/Central e conta com a participação de cinco professores de música do referido curso.
A afetividade é compreendida como um processo de sensibilização, que envolve emoções e 
sentimentos. No contexto do estudo a afetividade é considerada como aspecto  constitutivo do 
desenvolvimento humano e, por isso, constitutivo do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Sua relevância é demarcada, sobretudo, por evidenciar a unidade  entre 
afetividade e cognição, realçando que os professores ao considerarem essa unidade ampliam a 
potência de suas práticas docentes no que se refere às interações entre os estudantes e a 
música e, particularmente, entre os estudantes e o objeto de conhecimento. Sobre afetividade
fundamenta-se nos estudos de Wallon (1968), Vigotsky (1991; 1998), Freire (2002), Tassoni 
(2008), Tassoni e Leite (2013), Day (2004), entre outros. Em relação à prática docente, 
atividade intencional e sistemática desenvolvida pelos professores no âmbito da sala de aula
recorre às contribuições de Franco (2012) e Freire (1999), entre outros. Registra dentre suas 
constatações que os colaboradores do estudo reconhecem a afetividade como dimensão 
inerente as suas práticas, bem como entendem a unidade afetividade-cognição. Revela que a 
afetividade é potencializadora da prática docente, tendo em vista que pode afetar positiva ou 
negativamente as diferentes interações que se desenvolvem nessa prática.
ABSTRACT: This study aims to analyze the place of affectivity in the teaching practice of teachers of 
technical courses in musical instruments from the Federal Institute of Education, Science and 
Technology / IFPI. Its specific objectives are: To know the concept of music teachers at IFPI 
about affectivity in teaching practice; understand how affective interactions between teachers 
and students of the IFPI music course develop and identify the openness of IFPI music 
teachers to the experience of affectivity in teaching practice. It is linked to the line of 
research: Teaching, Teacher Training and Pedagogical Practices, of the Post-Graduate 
Program in Education, at the Federal University of Piauí. The study is characterized as 
narrative research. The option for narrative research is justified because it is a type of research 
that favors the development  of reflection, the revisiting of lived experiences and self-training. 
Its investigative devices are the narrative interview and the autobiographical memorial for 
providing access to a profusion of data, allowing the expression of the subjectivity of those
involved. The empirical context of the investigation is the Federal Institute of Education, 
Science and Technology / IFPI - Teresina Central campus, and will count with the 
participation of five music teachers of the referred course. Affection is understood as a 
process of sensitization, which involves emotions and feelings. In the context of the study, 
affection is considered as a constitutive aspect of human development and, therefore, 
constitutive and, therefore, constitutive of the development of the teaching-learning process. 
The study is relevant because it highlights the unity between affectivity and cognition, 
emphasizing that teachers, when considering this unit, can increase the power of their 
teaching practices with regard to interactions between  students and music and, particularly, 
between students and the object of study. knowledge. Regarding affectivity, the investigation 
is based on the studies of Wallon (1968), Vigotsky (1991; 1998), Freire (2002), Tassoni 
(2008), Tassoni and Leite  (2013), Day (2004), among others. Regarding teaching practice, an 
intentional and systematic activity developed by teachers in the classroom, the study draws on 
the contributions of Franco (2012) and Freire (1999), among others. The research findings 
show that the  study collaborators recognize affectivity as an inherent dimension of their 
practices, as well as understand the unity between affectivity and cognition. The study reveals 
that affectivity is an enhancer of teaching practice, considering that it can affect  positively or 
negatively the different interactions that develop in this practice.