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JOGOS, BRINCADEIRAS E RECREAÇÃO: história e memória de práticas lúdicas no ensino primário no Piauí (1932-1961)

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Vilma da Silva Mesquita
dc.date.accessioned 2022-10-10T12:26:23Z
dc.date.available 2022-10-10T12:26:23Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2915
dc.description Orientadora: Profa Dra. Maria do Amparo Borges Ferro Examinadora externa: Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima Examinador externo: Prof. Dr. Elizeu Clementino de Souza Examinador interno: Prof. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A presente Tese tem como objeto de estudo as práticas lúdicas entre os anos de 1932 – 1961, no ensino primário do Piauí e traz à tona que o Movimento da Escola Nova, ocorrido no Brasil entre o final do século XIX e início do século XX, que associava a escolarização a uma peça fundamental para o desenvolvimento do país, passou a adotar práticas lúdicas como recurso didático ao ensino primário com o intuito de despertar o interesse e a aprendizagem infantil. Desse modo, surge a questão de pesquisa: como eram descritas as práticas lúdicas no ensino primário no Piauí entre os anos de 1932 a 1961? O recorte temporal é definido em 1932, com a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, intitulado “A reconstrução educacional no Brasil ao povo e ao governo”, e finaliza em 1961, período de aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 4.024, que se materializou através de influências ensejadas pelos ideais da Escola Nova. Definimos como objetivo geral: Entender de que maneira as práticas lúdicas foram desenvolvidas no Ensino Primário do Piauí entre 1932 a 1961. E como objetivos específicos: conhecer os jogos, as brincadeiras e recreações praticadas no espaço escolar da educação primária piauiense; ressaltar as atividades lúdicas evidenciadas através das Memórias de ex alunos (as), do ensino primário no Piauí; identificar as práticas lúdicas desenvolvidas através da disciplina Educação Física no ensino primário no Piauí, no período que compreende esse estudo. Fundamenta-se na Nova História Cultural, em autores como Burke (1992; 2008); Chartier (1990; 2017); Le Goff (1984; 1990), Lopes; Galvão (2001; 2010) e Pesavento (2005), tem como metodologia a História Oral temática e a entrevista como técnica, com base em Freitas (2006); Meihy (1998) e Thompson (1992). Entrevistamos oito colaboradores entre eles sete ex-alunos do Ensino Primário do Piauí, e um que contribuiu com as suas memórias de infância, definidos pelo critério do recorte temporal. Na análise das entrevistas, temos como suporte Guerra (2014) e os estudos de Memória com Souza (2000); Halbwachs (2003); e Nora (1993). Na análise dos dados foram utilizados periódicos do Arquivo Público de Teresina e Diários de Classe, do Instituto de Educação Antonino Freire. A Tese considera que as propostas pedagógicas de inclusão das atividades lúdicas pela legislação educacional houve influência sobremaneira decisiva e ampla divulgação dos novos ideais educativos da Escola Nova sobre a educação no Piauí, apesar dos entraves cotidianos do meio escolar, que perpassavam não apenas pela mudança de postura docente, mas também pelas condições materiais das escolas. ABSTRACT: The purpose of this thesis is to study playful practices between the years 1932 -1961,in primary education in Piauí and aims to bring to light the New School Movement, which took place in Brazil between the end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century, associating schooling with one piece fundamental for the development of the country, began to adopt playful practices as a didactic resource to primary education in order to arouse interest and children's learning. Thus, the research problem arises: How were the ludic practices described in Primary Education of Piauí between the years of 1932 and 1961? The temporal cut is defined in 1932, with the publication of the Manifesto of the Pioneers of the New School, entitled "The educational reconstruction in Brazil to the people and to the government", and finishes in 1961, period of approval of the Law of Guidelines and Bases of National Education LDB , n. 4.024, which materialized through influences provided by the ideals of the New School. We defined as a general objective: To understand how the play practices were developped in Primary Education of Piauí between 1932 and 1961. And as specific objectives: to know the games, the games and recreations practiced in the school space of primary education in Piauí; highlight the play activities evidenced by Memories of former students, of primary education in Piauí; to identify the ludic practices developed through the Physical Education subject in primary education in Piauí, during the period that includes this study. It is based in the New Cultural History, in authors like Burke (1992, 2008); Chartier (1990; 2017); Le Goff (1984, 1990), Lopes; Galvão (2001; 2010) and Pesavento (2005), has as its methodology Oral History Thematic and the interview as a technique, based on Freitas (2006); Meihy (1998) and Thompson (1992). We interviewed eight employees among them seven former Piauí Primary School students, ando ne who contributed with his childhood memories, defined by the criterion of the temporal cut. In the analysis of the interviews, we have as support Guerra (2014) and studies of Memory with Souza (2000); Halbwachs (2003); and Nora (1993). In data analysis, periodicals of the Public Archive of Teresina and Diaries of Class were used, of the Institute of Education Antonino Freire. The thesis considers that the pedagogical proposals of inclusion of the ludic activities by the educational legislation there was a decisive influence and wide disseminationof the new educative ideals of the New School about education in Piauí, despite the obstacles of the school environment, that crossed not only by the change of teaching, but also by the material conditions of schools. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola nova pt_BR
dc.subject História nova pt_BR
dc.subject Brasil – Ensino primário pt_BR
dc.subject Educação – História – Piauí pt_BR
dc.subject Infância – Memórias pt_BR
dc.subject New school pt_BR
dc.subject New history pt_BR
dc.subject History of education - Piauí pt_BR
dc.subject Primary education - Brazil pt_BR
dc.subject Childhood memories pt_BR
dc.title JOGOS, BRINCADEIRAS E RECREAÇÃO: história e memória de práticas lúdicas no ensino primário no Piauí (1932-1961) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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