Abstract:
RESUMO: A presente Tese tem como objeto de estudo as práticas lúdicas entre os anos de
1932 – 1961, no ensino primário do Piauí e traz à tona que o Movimento da Escola
Nova, ocorrido no Brasil entre o final do século XIX e início do século XX, que
associava a escolarização a uma peça fundamental para o desenvolvimento do país,
passou a adotar práticas lúdicas como recurso didático ao ensino primário com o
intuito de despertar o interesse e a aprendizagem infantil. Desse modo, surge a
questão de pesquisa: como eram descritas as práticas lúdicas no ensino primário no
Piauí entre os anos de 1932 a 1961? O recorte temporal é definido em 1932, com a
publicação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, intitulado “A reconstrução
educacional no Brasil ao povo e ao governo”, e finaliza em 1961, período de
aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 4.024, que se
materializou através de influências ensejadas pelos ideais da Escola Nova.
Definimos como objetivo geral: Entender de que maneira as práticas lúdicas foram
desenvolvidas no Ensino Primário do Piauí entre 1932 a 1961. E como objetivos
específicos: conhecer os jogos, as brincadeiras e recreações praticadas no espaço
escolar da educação primária piauiense; ressaltar as atividades lúdicas evidenciadas
através das Memórias de ex alunos (as), do ensino primário no Piauí; identificar as
práticas lúdicas desenvolvidas através da disciplina Educação Física no ensino
primário no Piauí, no período que compreende esse estudo. Fundamenta-se na
Nova História Cultural, em autores como Burke (1992; 2008); Chartier (1990; 2017);
Le Goff (1984; 1990), Lopes; Galvão (2001; 2010) e Pesavento (2005), tem como
metodologia a História Oral temática e a entrevista como técnica, com base em
Freitas (2006); Meihy (1998) e Thompson (1992). Entrevistamos oito colaboradores
entre eles sete ex-alunos do Ensino Primário do Piauí, e um que contribuiu com as
suas memórias de infância, definidos pelo critério do recorte temporal. Na análise
das entrevistas, temos como suporte Guerra (2014) e os estudos de Memória com
Souza (2000); Halbwachs (2003); e Nora (1993). Na análise dos dados foram
utilizados periódicos do Arquivo Público de Teresina e Diários de Classe, do Instituto de Educação Antonino Freire. A Tese considera que as propostas pedagógicas de
inclusão das atividades lúdicas pela legislação educacional houve influência
sobremaneira decisiva e ampla divulgação dos novos ideais educativos da Escola
Nova sobre a educação no Piauí, apesar dos entraves cotidianos do meio escolar,
que perpassavam não apenas pela mudança de postura docente, mas também
pelas condições materiais das escolas.
ABSTRACT: The purpose of this thesis is to study playful practices between the years 1932 -1961,in primary education in Piauí and aims to bring to light the New School
Movement, which took place in Brazil between the end of the nineteenth century and
the beginning of the twentieth century, associating schooling with one piece
fundamental for the development of the country, began to adopt playful practices as
a didactic resource to primary education in order to arouse interest and children's
learning. Thus, the research problem arises: How were the ludic practices described
in Primary Education of Piauí between the years of 1932 and 1961? The temporal cut
is defined in 1932, with the publication of the Manifesto of the Pioneers of the New
School, entitled "The educational reconstruction in Brazil to the people and to the
government", and finishes in 1961, period of approval of the Law of Guidelines and
Bases of National Education LDB , n. 4.024, which materialized through influences
provided by the ideals of the New School. We defined as a general objective: To
understand how the play practices were developped in Primary Education of Piauí
between 1932 and 1961. And as specific objectives: to know the games, the games
and recreations practiced in the school space of primary education in Piauí; highlight
the play activities evidenced by Memories of former students, of primary education in
Piauí; to identify the ludic practices developed through the Physical Education
subject in primary education in Piauí, during the period that includes this study. It is
based in the New Cultural History, in authors like Burke (1992, 2008); Chartier (1990;
2017); Le Goff (1984, 1990), Lopes; Galvão (2001; 2010) and Pesavento (2005), has
as its methodology Oral History Thematic and the interview as a technique, based on
Freitas (2006); Meihy (1998) and Thompson (1992). We interviewed eight employees
among them seven former Piauí Primary School students, ando ne who contributed
with his childhood memories, defined by the criterion of the temporal cut. In the
analysis of the interviews, we have as support Guerra (2014) and studies of Memory
with Souza (2000); Halbwachs (2003); and Nora (1993). In data analysis, periodicals of the Public Archive of Teresina and Diaries of Class were used, of the Institute of
Education Antonino Freire. The thesis considers that the pedagogical proposals of
inclusion of the ludic activities by the educational legislation there was a decisive
influence and wide disseminationof the new educative ideals of the New School
about education in Piauí, despite the obstacles of the school environment, that
crossed not only by the change of teaching, but also by the material conditions of
schools.