Abstract:
RESUMO: A indústria de confecção do vestuário tem sido apontada por práticas insustentáveis que
afetam negativamente o meio ambiente. Pode produzir níveis significantes em emissões
de carbono, destinação inadequada de resíduos, uso de produtos químicos, más condições
de trabalho e desperdício. Além dos danos causados pela cadeia de suprimentos e por seu
processo produtivo, a forma de disposição final das peças do vestuário pelo consumidor
e a sua manutenção ainda é maior que os danos provocados por essas indústrias pois
continua a impactar o meio ambiente no processo de manutenção, lavagem e passadoria.
Destaca-se ainda nesse processo, o seu marketing, que difunde diariamente novidades,
estimulando o consumo de bens materiais e imateriais de forma a satisfazer mais as
necessidades emocionais que físicas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar os efeitos
da cultura da moda sobre o gerenciamento das micro e pequenas empresas de confecção
de vestuário em Teresina, visto ser um tema de relevância mundial em virtude do impacto
ambiental e social que pode provocar e de sua importância econômica, podendo contribuir
para uma implementação mais efetiva e com baixos custos da sustentabilidade nos
processos. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e
documental em diferentes bases de dados para a elaboração do suporte teórico.
Concomitantemente, uma pesquisa de campo foi realizada em micro e pequenas empresas
de confecção do vestuário em Teresina cuja atividade principal encontra-se cadastrada
com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 14.12.6-01 junto à
Receita Federal, com abordagem quali-quantitativa utilizando como instrumento de
pesquisa o roteiro, o questionário e a observação direta que resultou em relatórios, os
quais forneceram os dados necessários para os resultados. As pesquisas bibliográficas,
documentais e de campo, revelaram que a sustentabilidade não é um tema transversal para
a área de moda, trata-se mais de um nicho específico de mercado; a literatura sobre a
sustentabilidade na confecção do vestuário foca em seis temas principais: economia e
consumo de energia; reciclagem e reutilização de têxteis; consumo e economia circular;
logística reversa; ferramentas de design e sustentabilidade na cadeia de suprimentos;
porém, percebe-se que, na revisão bibliográfica, a reponsabilidade sobre o
desenvolvimento sustentável das indústrias de confecção do vestuário é direcionada à
cadeia de suprimentos. Mostrou ainda que a legislação brasileira contempla a proteção
ambiental, mas não há uma efetiva fiscalização por parte dos órgãos públicos; que é
notória a necessidade de modificações no âmbito da gestão e da estrutura organizacional
das indústrias localmente e que existe, por parte dos gestores, interesse em uma gestão
ambiental limpa no processo produtivo. Conclui-se, então, que as indústrias de confecção
do vestuário constituem um segmento complexo, que envolve desde a tecnologia do
produto à demanda do consumidor, mas é possível se trabalhar com a sustentabilidade em
seus processos. O trabalho traz como contribuições ações práticas para implementação da
sustentabilidade ao longo de todo o processo produtivo em micro e pequenas indústrias
de confecção de vestuário.
ABSTRACT: The garment manufacturing industry has been singled out for unsustainable practices that
negatively affect the environment. It can produce significant levels of carbon emissions,
inappropriate waste disposal, use of chemical products, poor working conditions and
waste. In addition to the damage caused by the supply chain and its production process,
the form of final disposal of garments by the consumer and their maintenance is even
greater than the damage caused by this industry as it continues to impact the environment
in the maintenance process, washing and ironing. Another highlight in this process is the
marketing of these industries wich spreads news daily, stimulating the consumption of
material and intangible goods in order to satisfy more emotional than physical needs. The
general objective of this work is to evaluate the effects of fashion culture on the
management of micro and small clothing manufacturing companies in Teresina, as it is a
topic of global relevance due to the environmental and social impact it can causes and its
economic, which can contribute to a more effective implementation and with low costs
of sustainability in the processes. Methodologically a documentary and bibliographic
research was carried out in different databases for the elaboration of all theoretical
support. Concomitantly, a field research was carried out in micro and small clothing
manufacturing companies in Teresina whose main activity is registered with the CNAE
14.12.6-01 with the Federal Revenue, with a quali-quantitative approach using as a
research instrument the script, questionnaire and direct observation that resulted in
reports, which provided the necessary data for the results. Documentary, bibliographic
and field research, has revealed that sustainability is not a cross-cutting theme for the
fashion area, it is more of a specific market niche; current literature on sustainability in
the apparel industries focuses on six main themes: energy saving and consumption;
recycling and reuse of textiles; consumption and circular economy; reverse logistic;
design and sustainability tools in the supply chain; however, it is clear that, in the
literature review, all responsibility for the sustainable development of the garment
manufacturing industry is directed to the supply chain. It also reveals that Brazilian
Legislation contemplates environmental protection but there is no effective inspection by
public bodies; that the need for changes in the management and organizational structure
of industries is notorious locally and that there is interest in a clean environmental
management in the production process. It is concluded that clothing manufacturing
industries constitute a complex segment, which involves from product technology to
consumer demand, but it is possible to implement sustainability in their processes. The
work brings as contributions practical actions for the implementation of sustainability
throughout the production process in micro and small clothing manufacturing industries.