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FORMAÇÃO AMBIENTAL PARA A CIDADANIA

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dc.contributor.author SOUSA, Caíque Rodrigues de Carvalho
dc.date.accessioned 2022-10-06T20:38:47Z
dc.date.available 2022-10-06T20:38:47Z
dc.date.issued 2022-10-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2908
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Machado Moita Neto Coorientadora: Profa. Dra. Bruna de Freitas Iwata Examinador externo: Prof. Dr. Rafael Rodrigues de Moraes (IFMA) Examinadora interna: Profa. Dra. Patrícia Maria Martins Nápolis pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A cidadania é um processo que permite assegurar a dignidade humana, por meio da disposição de direitos e deveres às interações sociais. A educação ambiental (EA) é essencial para a formação cidadã e considerada componente essencial e permanente da educação nacional, na busca de formar cidadãos críticos, participativos, reflexivos e sensibilizados com a questão ambiental. O componente curricular Biologia apresenta muitos conteúdos de cunho ambiental e facilita a abordagem da EA nas suas atividades educaciona is. Muitos profissionais da Biologia são egressos do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (MDMA-UFPI), cujo perfil é de especialistas com visão crítica e interdisciplinar para o exercício da pesquisa e docência e habilitados para gerenciar políticas ambientais e desenvolvê-las ao alcance do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral dessa dissertação foi analisar o caráter transversal da EA, por meio de sua abordagem em diferentes contextos no ensino de Biologia (educação básica e superior), como perspectivas acadêmicas para minimizar/solucionar problemas urbanos e no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Para isso, os objetivos específicos foram os seguintes: a) Trazer panorama de artigos científicos em escalas nacional e internacional que abordaram temáticas socioambientais no ensino de Biologia; b) Verificar perspectivas de EA em artigos científicos realizados no Brasil que traziam o ambiente urbano como objeto de estudo ; e, c) Compreender conceitos e objetivos de EA do ponto de vista de mestres formados no MDMA-UFPI, caracterizando o perfil desses profissionais. Para tais, foi realizado levantamento e análise sobre estado da arte de artigos científicos quanto à discussão de temáticas socioambientais em diferentes circunstâncias no ensino de Biologia (2009-2019) e sobre perspectivas acadêmicas de EA em contextos urbanos (2014-2019). Além disso, foram aplicados questionários aos mestres em desenvolvimento e meio ambiente da UFPI p ara verificação de suas compreensões sobre EA. No ensino de Biologia, a EA foi evidenciada como ação educativa para a formação cidadã, como amenizadora de problemas socioambientais, como necessária à compreensão do meio para o bem-estar das pessoas, entre outros. Nos contextos urbanos, a EA foi trazida como medida compensatória para contextualizar políticas públicas e estabelecer ações sobre eventuais impasses ambientais, como possibilidade para apontar problemas de impactos ambientais nas cidades contemporâneas, como ato de cidadania que considere a arborização urbana como fator de preservação ambiental da cidade, etc. Os mestres em desenvolvimento e meio ambiente, em sua maioria, são formados em Ciências Biológicas, com especialização em Gestão Ambiental, e que veem a EA como processo de formação (educacional) e de valores sociais, cujo intento é integrar ciência e tecnologia para a sustentabilidade ambiental. Portanto, aprendizagem significativa e formação de valores socioambientais podem ser promovidas pela EA, visto que: no ensino de Biologia, suscita reflexões sobre as problemáticas socioambientais ; por meio de perspectivas acadêmicas, permite verificar pesquisas desenvolvidas para a minimização de problemáticas urbanas; e, nos mestres em desenvolvimento e meio ambiente, mobiliza a compreensão da ética ambiental por diferentes percepções. ABSTRACT Citizenship is a process that allows to secure human dignity, through the provision of rights and duties to social interactions. Environmental education (EE) is essential for the citizen formation and is considered an essential and permanent component of the national education, in the search to form critical, participative, reflective and sensitizes citizens with the environmental issue. Biology curricular component presents many contents of a environmental nature and facilitates the approach of the EE in the its educational activities. Many Biology professionals are Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente of the Universidade Federal do Piauí (MDMA-UFPI) formed whose profile is that of specialists with a critical and interdisciplinary view for the research and teaching exercises and qualified to manage environmental policies and develop them for reach the sustainable development. The general objective of this dissertation was to analyze EE transversal character through its approach in different contexts in the Biology teaching (basic and higher education), as academic prospects to minimize/solve urban problems and in the Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. For this, specific objectives was as follows: a) To bring a scientific articles panorama on national and international scales that addressed socio -environmental themes in the Biology teaching; b) To verify EE prospects in scientific articles carried out in Brazil that brought the urban environment as an study object; c) To understand EE concepts and objectives from the point of view of MDMA-UFPI’s formed masters and characterize their professional profile. For such, a survey and analysis were carried out on the scientific articles state-of-the-art regarding the discussion of socio-environmental themes in different circumstances in the Biology teaching (2009-2019) and on EE academic prospects in urban contexts (2014-2019). In addition, questionnaires were applied to UFPI’s development and environment masters to verify EE their understanding. In the Biology teaching, EE was evidenced as an educational action for the citizen formation, as a socio -environmental problems mitigator, as necessary to understand the environment for the people welfare, among others. In urban contexts, EE was brought as a compensatory measure to contextualize public policies and establish action on possible environmental deadlocks to point out environmental impact problems in contemporary cities, as a citizenship act that considers urban afforestation as a city environmental preservation factor, etc. Most of the development and environment masters are formed in Biological Sciences, specializing in Environmental Management, and who see EE as a (educational) formation and social values process, who aim is to integrate science and technology for environmental sustainability. Therefore, meaningful learning and socio-environmental values formation can be promoted by EA, since: in the Biology teaching, it raises socio-environmental problems reflections; through academic prospects, it allows verifying developed researches to urban problems minimization; and, in the development and environment masters, it mobilizes environmental ethics understanding through different perceptions. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Biologia - Ensino pt_BR
dc.subject MDMA-UFPI pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.title FORMAÇÃO AMBIENTAL PARA A CIDADANIA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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