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RESUMO: A cidadania é um processo que permite assegurar a dignidade humana, por meio da
disposição de direitos e deveres às interações sociais. A educação ambiental (EA) é essencial
para a formação cidadã e considerada componente essencial e permanente da educação
nacional, na busca de formar cidadãos críticos, participativos, reflexivos e sensibilizados com
a questão ambiental. O componente curricular Biologia apresenta muitos conteúdos de cunho
ambiental e facilita a abordagem da EA nas suas atividades educaciona is. Muitos profissionais
da Biologia são egressos do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da
Universidade Federal do Piauí (MDMA-UFPI), cujo perfil é de especialistas com visão crítica
e interdisciplinar para o exercício da pesquisa e docência e habilitados para gerenciar políticas
ambientais e desenvolvê-las ao alcance do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral
dessa dissertação foi analisar o caráter transversal da EA, por meio de sua abordagem em
diferentes contextos no ensino de Biologia (educação básica e superior), como perspectivas
acadêmicas para minimizar/solucionar problemas urbanos e no Mestrado em
Desenvolvimento e Meio Ambiente. Para isso, os objetivos específicos foram os seguintes: a)
Trazer panorama de artigos científicos em escalas nacional e internacional que abordaram
temáticas socioambientais no ensino de Biologia; b) Verificar perspectivas de EA em artigos
científicos realizados no Brasil que traziam o ambiente urbano como objeto de estudo ; e, c)
Compreender conceitos e objetivos de EA do ponto de vista de mestres formados no MDMA-UFPI, caracterizando o perfil desses profissionais. Para tais, foi realizado levantamento e
análise sobre estado da arte de artigos científicos quanto à discussão de temáticas
socioambientais em diferentes circunstâncias no ensino de Biologia (2009-2019) e sobre
perspectivas acadêmicas de EA em contextos urbanos (2014-2019). Além disso, foram
aplicados questionários aos mestres em desenvolvimento e meio ambiente da UFPI p ara
verificação de suas compreensões sobre EA. No ensino de Biologia, a EA foi evidenciada
como ação educativa para a formação cidadã, como amenizadora de problemas
socioambientais, como necessária à compreensão do meio para o bem-estar das pessoas, entre
outros. Nos contextos urbanos, a EA foi trazida como medida compensatória para
contextualizar políticas públicas e estabelecer ações sobre eventuais impasses ambientais,
como possibilidade para apontar problemas de impactos ambientais nas cidades
contemporâneas, como ato de cidadania que considere a arborização urbana como fator de
preservação ambiental da cidade, etc. Os mestres em desenvolvimento e meio ambiente, em
sua maioria, são formados em Ciências Biológicas, com especialização em Gestão Ambiental,
e que veem a EA como processo de formação (educacional) e de valores sociais, cujo intento
é integrar ciência e tecnologia para a sustentabilidade ambiental. Portanto, aprendizagem
significativa e formação de valores socioambientais podem ser promovidas pela EA, visto
que: no ensino de Biologia, suscita reflexões sobre as problemáticas socioambientais ; por
meio de perspectivas acadêmicas, permite verificar pesquisas desenvolvidas para a
minimização de problemáticas urbanas; e, nos mestres em desenvolvimento e meio ambiente,
mobiliza a compreensão da ética ambiental por diferentes percepções.
ABSTRACT
Citizenship is a process that allows to secure human dignity, through the provision of rights
and duties to social interactions. Environmental education (EE) is essential for the citizen
formation and is considered an essential and permanent component of the national education,
in the search to form critical, participative, reflective and sensitizes citizens with the
environmental issue. Biology curricular component presents many contents of a
environmental nature and facilitates the approach of the EE in the its educational activities.
Many Biology professionals are Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente of the
Universidade Federal do Piauí (MDMA-UFPI) formed whose profile is that of specialists with
a critical and interdisciplinary view for the research and teaching exercises and qualified to
manage environmental policies and develop them for reach the sustainable development. The
general objective of this dissertation was to analyze EE transversal character through its
approach in different contexts in the Biology teaching (basic and higher education), as
academic prospects to minimize/solve urban problems and in the Mestrado em
Desenvolvimento e Meio Ambiente. For this, specific objectives was as follows: a) To bring a
scientific articles panorama on national and international scales that addressed socio -environmental themes in the Biology teaching; b) To verify EE prospects in scientific articles
carried out in Brazil that brought the urban environment as an study object; c) To understand
EE concepts and objectives from the point of view of MDMA-UFPI’s formed masters and
characterize their professional profile. For such, a survey and analysis were carried out on the
scientific articles state-of-the-art regarding the discussion of socio-environmental themes in
different circumstances in the Biology teaching (2009-2019) and on EE academic prospects in
urban contexts (2014-2019). In addition, questionnaires were applied to UFPI’s development
and environment masters to verify EE their understanding. In the Biology teaching, EE was
evidenced as an educational action for the citizen formation, as a socio -environmental
problems mitigator, as necessary to understand the environment for the people welfare,
among others. In urban contexts, EE was brought as a compensatory measure to contextualize
public policies and establish action on possible environmental deadlocks to point out
environmental impact problems in contemporary cities, as a citizenship act that considers
urban afforestation as a city environmental preservation factor, etc. Most of the development
and environment masters are formed in Biological Sciences, specializing in Environmental
Management, and who see EE as a (educational) formation and social values process, who
aim is to integrate science and technology for environmental sustainability. Therefore,
meaningful learning and socio-environmental values formation can be promoted by EA,
since: in the Biology teaching, it raises socio-environmental problems reflections; through
academic prospects, it allows verifying developed researches to urban problems minimization;
and, in the development and environment masters, it mobilizes environmental ethics
understanding through different perceptions. |
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