Repositório Institucional da UFPI

EXPERIÊNCIAS SOCIOPRODUTIVAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MACÊDO, Ermínia Medeiros
dc.date.accessioned 2022-10-06T20:11:53Z
dc.date.available 2022-10-06T20:11:53Z
dc.date.issued 2022-10-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2907
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Roseli Farias Melo de Barros. Coorientador: Prof. Dr. Luciano Silva Figueiredo Examinador externo: Prof. Dr. Edson Vicente da Silva (UFCE) Examinador interno: Prof. Dr. Antônio Joaquim da Silva Examinadora externa: Profa. Dra. Janaína Alvarenga Aragão (UESPI) Examinador interno: Prof. Dr. João Batista Lopes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As comunidades tradicionais são grupos socialmente e culturalmente diferenciados que apresentam características muito peculiares em seu processo de desenvolvimento. Não obstante terem sido, durante muitos anos, vitimadas por um processo desigual e não inclusivo, seus membros trazem consigo heranças positivas como a riqueza dos saberes tradicionais que propiciam possibilidades de sobrevivência por meio de experiências socioprodutivas promotoras de dinâmicas socioambientais que atuam como facilitadoras ao desenvolvimento local e convergem com a ideia de sustentabilidade. Dentre esses grupos, inserem-se os quilombolas, povos que têm na sua história marcas do processo de escravidão. A questão central desta investigação direciona-se em saber: a forma com que as experiências socioprodutivas estão organizadas nas comunidades quilombolas promovem dinâmicas socioambientais? Como hipótese, acredita-se que o desenvolvimento em alicerces sustentáveis é prerrogativa para alcançar crescimento socioeconômico aliado à conservação ambiental e cultural e que as experiências socioprodutivas exercidas nas comunidades Custaneira e Tronco não provocam degradação ao meio ambiente e promovem a sustentabilidade ambiental, social e cultural. Ademais, ao agirem de forma intuitiva, seguem os padrões estabelecidos pela ciência, por meio dos conhecimentos tradicionais, da transmissão dos saberes e dos processos simbólicos. Nesse sentido, objetivou-se levantar as experiências socioprodutivas nas comunidades quilombolas Custaneira e Tronco no contexto do fortalecimento dos conhecimentos tradicionais e da sustentabilidade local. Os procedimentos metodológicos estão alicerçados nos métodos abordagem etnográfica e história de vida. As técnicas de rapport, observação participante, não participante e turnê-guiada foram utilizadas aliadas aos instrumentos de apoio diário de campo, gravador de voz e registro fotoetnográfico. Foram aplicados 144 formulários padronizados entre os moradores. Os dados foram tabulados em planilha de Excel e analisados por meio do software SPSS versão 24. Para as variáveis qualitativas foram calculadas frequência absoluta e relativa. As variáveis quantitativas foram resumidas por meio das estatísticas: média, desvio padrão, mínimo e máximo. Os teste qui-quadrado e exato de Fisher foram utilizados para verificar possíveis relações de dependência entre as variáveis e adotado um nível de significância de 5%. As comunidades registram baixos níveis de escolaridade, predominância do gênero feminino e estado civil casado. Há primazia de adultos entre 25 a 59 anos com ganho mensal abaixo de um salário mínimo, residente mais de 30 anos nas comunidades e morando em casa própria, com estrutura de alvenaria, cobertura de telha e piso de cimento. São majoritariamente trabalhadores rurais cuja produção é, quase sempre, para consumo próprio. O milho (Zea mays L.), feijão (Phaseolus vulgaris L.), e mandioca (Manihot esculenta Crantz) são as principais culturas produzidas. As experiências socioprodutivas locais envolvem o modo de fazer dos alimentos, as formas de utilização dos recursos naturais, a relação sagrada com os animais e plantas, a obediência ao ciclo lunar, as manifestações culturais, o calendário festivo e a relação com o território. As comunidades Custaneira e Tronco são reconhecidas por uma dinâmica cultural fortemente vinculada às lendas, mitos e crendices, por meio dos quais se revelam simbolismos cosmológicos determinantes ao modo de vida local. Há um contexto favorável ao etnoturismo representado nas paisagens cênicas, culinária, lugares sagrados, festividades, danças, cosmologia, artesanato e na sólida organização política. A cultura exerce forte influência na construção do arranjo local, assim como uma significativa capacidade de resiliência e efetiva participação dos moradores nas decisões locais e a sustentabilidade está nas ações por meio desse sistema de saberes que se projetam na maneira equilibrada de manejo dos recursos, na produção de subsistência, na reprodução de suas práticas culturais, e, principalmente, na manutenção dos conhecimentos tradicionais. ABSTRACT: Traditional communities are socially and culturally differentiated groups that have very peculiar features in their development process. Despite having been victimized by an unequal and non -inclusive process for many years, its members bring with them posi tive legacies such as the huge amount of traditional knowledge that provide possibilities for survival through socioproductive experiences promoting socioenvironmental dynamics that make it easier to development and converge with the idea of sustainability. Among these groups are the quilombolas, people who have in their history marks of the slavery process. The central question of this investigation is the following: the way in which socioproductive experiences are organized in quilombola communities promote socioenvironmental dynamics? As a hypothesis, it is believed that development on sustainable foundations is a prerogative to achieve socioeconomic growth combined with environmental and cultural conservation, considering that the socioproductive experie nces performed in the Custaneira and Trunco communities do not cause environmental degradation and promote environmental, social and cultural sustainability. Furthermore, by acting intuitively, they follow the standards established by science, through traditional knowledge, transmission of knowledge and symbolic processes. In this sense, the objective was to raise the socioproductive experiences in the Quilombola communities Custaneira and Tronco in the context of strengthening traditional knowledge and local sustainable. The methodological procedures are based on the ethnographic approach and life history methods. The techniques of rapport, participant and non -participant observation and guided tour were used together with daily field support instruments, voice recorder and photoethnographic recording. 144 standardized forms were applied among residents. Data were tabulated in an Excel spreadsheet and analyzed using SPSS version 24 software. For qualitative variables, absolute and relative frequencies were calculated. Quantitative variables were summarized using statistics: mean, standard deviation, minimum and maximum. Chi -square and Fisher’s exact tests were used to verify possible dependency relationships between the variables, considering a significance level of 5%. Communities have low levels of education, a predominance of females and married marital status. There is primacy of adults between 25 and 59 years old with monthly earnings below the minimum wage, residing in the communities for more than 30 years and living in their own house, with a masonry structure, roofing tiles and cement flooring. They are mostly rural workers whose production is almost always for their own consumption. Corn (Zea mays L.), beans (Phaseolus vulgaris L.), and manioc (Maniho t esculenta Crantz) are the main crops produced. Local socioproductive experiences involve the way in which food is made, the ways in which natural resources are used, the sacred relationship with animals and plants, obedience to the lunar cycle, cultural manifestations, the festive calendar and the relationship with the territory. The use of medicinal and mystical plants is part of the daily life of the Custaneira and Trunco communities, which are recognized for a cultural dynamic strongly linked to legends, myths and beliefs, through which cosmological symbolisms that determine the local way of life are revealed. There is a favorable context for ethnotourism represented in scenic landscapes, cuisine, sacred places, festivities, dances, cosmology, crafts and in solid political organization. Culture holds a strong influence on the construction of the local arrangement, as well as a significant capacity for resilience and effective participation of residents in local decisions, and sustainability is present in local actions through this system of knowledge that is projected in a balanced way of managing local resources, in the production of subsistence, in the reproduction of their cultural practices, and, above all, in the maintenance of traditional knowledge. RESUMÉN: Las comunidades tradicionales son grupos social y culturalmente diferenciados que tienen características muy peculiares en su proceso de desarrollo. A pesar de haber sido victimizados por un proceso desigual y no inclusivo durante muchos años, sus integrantes traen consigo legados positivos como la riqueza de los conocimientos tradicionales que brindan posibilidades de supervivencia a través de experiencias socioproductivas que promueven dinámicas socioambientales que actúan como facilitadores al desarrollo y convergen con la idea de sostenibilidad. Entre estos grupos se encuentran los quilombolas, personas que tienen en su historia huellas del proceso de esclavitud. La pregunta central de esta investigación es: ¿ Cómo promueven dinámicas socioambientales la forma en que se organizan las experiencias socioproductivas en las comunidades quilombolas? Como hipótesis, se cree que el desarrollo sobre bases sostenibles es una prerrogativa para lograr el crecimiento socioeconómico combinado con la conservación ambiental y cultural y que las experiencias socioproductivas que se llevan a cabo en las comunidades de Custaneira y Tronco no degradan el medio ambiente y promueven la sostenibilidad ambiental, social y cultural. Además, al actuar de manera intuitiva, siguen los estándares establecidos por la ciencia, a través de los conocimientos tradicionales, su transmisión y los procesos simbólicos. En est e sentido, el objetivo fue investigar las experiencias socio productivas en las comunidades quilombolas Custaneira y Tronco en el contexto del fortalecimiento del conocimiento tradicional y la sostenibilidad local. Los procedimientos metodológicos se basan en el enfoque etnográfico y los métodos de historia de vida. Se utilizaron las técnicas de rapport, observación participante y no participante y visita guiada junto con instrumentos de apoyo como diario campo, grabadora de voz y registro fotoetnográfico. Se aplicaron 144 formularios estandarizados entre los residentes. Los datos se tabularon en una hoja Excel y se analizaron con el software SPSS versión 24. Para las variables cualitativas se calcularon las frecuencias absolutas y relativas. Las variables cuantitativas se resumieron mediante estadística: media, desviación estándar, mínima y máxima . Se utilizaron las pruebas de qui-cuadrado y exacta de Fisher para verificar posibles relaciones de dependencia entre las variables, adoptando un nivel de significancia del 5%. Las comunidades tienen bajos niveles de educación, predominio de mujeres y estado civil casado. Hay primacía de los adultos entre 25 y 59 años con ingresos mensuales por debajo del salario mínimo, que residen en las comunidades por más de 30 años y viven en sus propias casas, las cuales tienen estructura de mampostería, tejas y piso de cemento. En su mayoría son trabajadores rurales cuya producción es casi siempre para su propio consumo. El maíz (Zea mays L.), el frijol (Phaseolus vulgaris L.) y la yuca (Manihot esculenta Crantz) son los principales cultivos producidos. Las experiencias socioproductivas locales involucran la forma en que se elaboran los alimentos, las formas en que se utilizan los recursos naturales, la relación sagrada con lo s animales y las plantas, la obediencia al ciclo lunar, las manifestaciones culturales, el calendario festivo y la relación con el territorio. El uso de plantas medicinales y místicas es parte de la vida cotidiana de las comunidades Custaneira y Tronco, las cuales son reconocidas por una dinámica cultural fuertemente conectada a leyendas, mitos y creencias, a través de las cuales se encuentran simbolismos cosmológicos que determinan la forma de vida local. Existe un contexto propicio para el etnoturismo representado en paisajes escénicos, gastronomía, lugares sagrados, festividades, danzas, cosmología, artesanías y en una sólida organización política. La cultura ejerce una fuerte influencia en la construcción del ordenamiento local, así como promueve una importante capacidad de resiliencia y participación efectiva de los vecinos en las decisiones locales, y la sostenibilidad está en las acciones locales a través de este sistema de conocimiento que se proyecta de manera equilibrada de gestión de recursos locales en la producción de subsistencia, en la reproducción de sus prácticas culturales y, sobre todo, en el mantenimiento de los conocimientos tradicionales. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Quilombos – Piauí – Aspectos sociais pt_BR
dc.subject Conhecimentos tradicionais pt_BR
dc.subject Dinâmicas socioculturais pt_BR
dc.subject Etnobotânica pt_BR
dc.subject Traditional knowledge pt_BR
dc.subject Sociocultural dynamics pt_BR
dc.subject Ethnobotany pt_BR
dc.subject Conocimientos tradicionales pt_BR
dc.subject Dinámica sociocultural pt_BR
dc.subject Etnobotánica pt_BR
dc.title EXPERIÊNCIAS SOCIOPRODUTIVAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account