Abstract:
RESUMO: A questão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) representa um impasse para o poder público
municipal brasileiro. O amparo legal para tal adversidade ocorreu com a promulgação da
Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), marco regulatório baseado no valor
econômico dos Resíduos Sólidos e na hierarquia de responsabilidades do poder público.
Desde 2010, os direcionamentos da PNRS precisam e aprazam a disposição ambientalmente
adequada dos resíduos, contudo, pressões do executivo instigam, continuamente, a
prorrogação da data limite. Na hipótese de que atender às diretrizes da PNRS pode consistir
em uma missão complexa ou impossível para muitas municipalidades maranhenses, diante de
suas possibilidades de executá-la, este estudo teve como objetivo analisar a atuação do poder
público municipal maranhense na gestão e no gerenciamento dos RSU. Desse modo, buscou
conhecer a responsabilidade municipal nas diretrizes da Lei Federal nº 12.305/2010 ao
observar dez municípios do Maranhão, dois em cada Região Geográfica Intermediária, para
diagnosticar a problemática dos RSU e compreender os principais expedientes para a
educação ambiental formal, estímulo ao controle social e transparência pública. O Maranhão é
um Estado do Nordeste brasileiro que, continuamente, está entre os piores do Brasil no
quesito indicadores sociais e possui muitas adversidades para cumprir a agenda 2030 da
ONU. O procedimento metodológico desenvolveu-se mediante um ciclo de observações
amparadas por registros fotográficos e visitas de campo, realizadas entre abril de 2019 e
janeiro de 2020. Os resultados confirmaram a hipótese ao revelar que na gestão dos RSU da
municipalidade maranhense predomina a falta de coordenação entre as secretarias de gestão
municipal para debater e agir em relação à problemática local dos resíduos; a existência de
limitação no que se relaciona com o conhecimento e a aplicação das legislações federais e
municipais e, ainda, com exceção do município de Imperatriz, a ausência dos Planos
Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Ficou evidenciado que, de modo geral,
a disposição final é realizada em lixões, sem controle de acesso ou cercas delimitadoras, com
despejo a céu aberto e queima de resíduos. No tocante ao gerenciamento, tornou
compreensível a imperícia dos servidores na questão ambiental, sendo que apenas Balsas, São
Luís e Timon realizam cobrança pela coleta de RSU e somente em Imperatriz e São Luís
existem ações de coleta seletiva. No aspecto de controle social, evidenciou a falta de
procedimentos para a educação ambiental e insuficiência na promoção da transparência de
informações públicas. Ao mostrar a realidade municipal de uma região notabilizada pela
limitação estrutural, educacional e de assistência social, supostamente semelhante à maioria
das cidades brasileiras, e apresentar proposições para a efetividade da PNRS, este estudo
pode se expressar como subsídio acadêmico para a compreensão da efetividade da citada
política na conjuntura nacional, motivar os prefeitos no acolhimento das diretrizes da Lei
12.305/2010 e, ainda, despertar a com unidade para a participação ativa nos processos
relacionados aos RSU.
ABSTRACT: The issue of Solid Urban Waste (SUW) represents an impasse for the Brazilian municipal
public power. The legal support for such adversity occurred with the promulgation of the
National Solid Waste Policy (NSWP), a regulatory framework based on the economic value
of Solid Waste and the hierarchy of public authorities’ responsibilities. Since 2010, the
guidelines of the PNRS have required and approved the environmentally appropriate disposal
of waste, however, pressure from the executive has continually instigated the extension of the
deadline. In the hypothesis that meeting the PNRS guidelines may consist of a complex or
impossible mission for many municipalities in Maranhão, given their possibilities of carrying
it out, this study aimed to analyze the performance of the municipal government in manage
the SUW. Thus, it sought to know the municipal responsibility in the guidelines of Federal
Law No. 12,305 / 2010 by observing ten municipalities in Maranhão, two in each
Intermediate Geographic Region, to identify the issue of MSW and understand the main
expedients for formal environmental education, encouraging social control and public
transparency. Maranhão is a state in the Brazilian Northeast that is continuously among the
worst in Brazil in terms of social indicators and has many adversities to fulfill the UN 2030
agenda. The methodological procedure was developed through a cycle of observations
supported by photographic records and field visits, carried out between April 2019 and
January 2020. The results confirmed the hypothesis by revealing that in the management of
SUW in the municipality of Maranhão, there is a predominance of a lack of coordination
among the municipal management secretariats to debate and act in relation to the local
problem of waste; the existence of limitations regarding the knowledge and application of
federal and municipal laws and, with the exception of the municipality of Imperatriz, the
absence of Municipal Plans for Integrated Solid Waste Management. It was evidenced that, in
general, the final disposal is carried out in dumps, without access control or boundary fences,
with open dump and burning of residues. Regarding management, it is understandable the
inadequacy of the servers about environmental issue, with only Balsas, São Luís and Timon
charging for the SUW collection and only in Imperatriz and São Luís there are selective
collection actions. In the aspect of social control, it was evidenced the lack of procedures for
environmental education and insufficiency in promoting the transparency of public
information. By showing the municipal reality of a region notable for its structural,
educational, and social assistance limitations, supposedly similar to most Brazilian cities, and
presenting proposals for the effectiveness of the PNRS, this study can express itself as an
academic subsidy for understanding the effectiveness of the cited policy in the national
context, motivate the mayors to accept the guidelines of Act 12.305 / 2010 and, also, awaken
the community to active participation in the processes related to SUW.