Abstract:
RESUMO: A Educação Ambiental (EA) surge como uma estratégia para o enfrentamento de crises sociais,
culturais e ambientais, com a perspectiva de mudança, renovação e transformação. Nos anos
90, após a Rio-92, educadores e ambientalistas lutaram para tornar a EA co mo parte do ensino
formal. As políticas públicas de EA visam a transformação da escola em um ambiente mais
participativo e próximo das dinâmicas já interiorizadas pelos alunos e comunidades. A partir de
2003 instauram-se no Brasil mecanismos para a estruturação mais efetiva da educação
ambiental, possibilitando a articulação integrada de ações no campo institucional. No governo
Lula (2003 – 2006), a política pública implementada pelo Órgão Gestor da Política Nacional
de Educação Ambiental, dentre outras propostas, buscou desencadear uma discussão em todas
as escolas do país por meio do Programa Vamos Cuidar do Brasil (PVCB), considerado como
um desdobramento dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, e que busca fortalecer e
enraizar a EA nas escolas através da realização das Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio
Ambiente (CNIJMA), com a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida
(Com -Vida) e a Primavera X. A sustentação teórica deste trabalho aborda a reflexão da EA
crítica e emancipatória com relação aos processos das políticas públicas de EA e etapas do
PVCB. Em recentes pesquisas realizadas pelos principais teóricos da EA, é possível constatar
que 94% das escolas que possuem Ensino Fundamental no Brasil afirmam praticar EA em seus
processos pedagógicos. Porém estes dados não refletem a verdadeira realidade, após análise
mais profunda, ao longo dos anos, desde a implementação da Política Nacional de Educação
Ambiental (PNEA), pode-se perceber que existem contradições entre o discurso e a prática que
aparecem na rigidez curricular. Com base no exposto, a pergunta problema que a pesquisa
pretender abordar é: O PVCB pode contribuir para a formação e transformação do currículo,
espaço físico e gestão democrática no ensino fundamental das escolas públicas? O principal
objetivo desta pesquisa é analisar a gestão e os desdobramentos do programa “Vamos Cuidar
do Brasil”, suas contribuições para a educação ambiental em seis escolas públicas de Santa
Cruz dos Milagres – PI no período de 2003 a 2020. Mais especificamente (i) Descrever o
processo de aplicabilidade do programa no ensino regular das escolas públicas; (ii) Caracterizar
o perfil dos profissionais da educação (professores, coordenadores, diretores, e demais
servidores) das escolas municipais de Santa Cruz dos Milagres-PI e a relação destes com o
programa; (iii) Verificar a percepção dos profissionais da educação sobre o programa,
considerando suas perspectivas/sonhos, desafios e propostas para a inserção da educação
ambiental nas escolas e no município, dentro dos eixos: currículo, espaço físico e gestão; (iv)
Verificar os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelas escolas no período de 2003
a 2020, identificando aspectos de gestão do programa para a resolução de problemas ambientais
locais; (v) Relatar a importância do protagonismo juvenil, a atuação e contribuições dos
Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ) para o desenvolvimento de políticas públicas de
educação ambiental nas escolas. A abordagem técnica quanto ao objetivo é bibliográfica,
exploratória, documental, descritiva e pesquisa de campo, quanto às variáveis é qualitativa. O
intuito é contribuir com os processos de implementação e melhoria das políticas públicas de
EA, com base nas percepções e experiências das escolas públicas.
ABSTRACT: Environmental Education (EE) emerges as a strategy to face social, cultural and environmental
crises, with the perspective of change, renewal and transformation. In the 1990s, after Rio -92,
educators and environmentalists struggled to make EE part of formal education. EE public
policies aim at transforming the school into a more participatory environment and closer to the
dynamics already internalized by students and communities. From 2003 onwards, mechanisms
for a more effective structuring of environmental education were established in Brazil, enabling
the integrated articulation of actions in the institutional field. During the Lula administration
(2003 – 2006), the public policy implemented by the National Environmental Education Policy
Management Agency, among other proposals, sought to trigger a discussion in all schools in
the country through the Let's Take Care of Brazil Program (PVCB), considered as an offshoot
of the National Curriculum Parameters – PCN, and which seeks to strengthen and root EE in
schools through the holding of Children and Youth Conferences for the Environment
(CNIJMA), with the creation of the Environment and Quality of Life Commissions (Com-Vida) and Primavera X. The theoretical support of this work addresses the reflection of critical
and emancipatory EE in relation to public policy processes of EE and stages of PVCB. In recent
surveys carried out by leading EE theorists, it is possible to see that 94% of schools that have
Elementary Education in Brazil claim to practice EE in their pedagogical processes. However,
these data do not reflect the true reality, after a deeper analysis, over the years, since the
implementation of the National Environmental Education Policy (PNEA), it can be seen that
there are contradictions between discourse and practice that ap pear in the curricular rigidity.
Based on the above, the problem question that the research intends to address is: Can PVCB
contribute to the formation and transformation of the curriculum, physical space and democratic
management in public elementary schools? The main objective of this research is to analyze
the management and developments of the “Let's Take Care of Brazil” program, its contributions
to environmental education in six public schools in Santa Cruz dos Milagres – PI in the period
from 2003 to 2020. More specifically (i) Describe the program's applicability process in regular
education in public schools; (ii) Characterize the profile of education professionals (teachers,
coordinators, directors, and other servers) of municipal schools in Santa Cruz dos Milagres -PI
and their relationship with the program; (iii) To verify the perception of education professionals
about the program, considering their perspectives/dreams, challenges and proposals for the
insertion of environmental education in schools and in the municipality, within the axes:
curriculum, physical space and management; (iv) Check the Environmental Education projects
developed by schools in the period 2003 to 2020, identifying aspects of program management
to solve local environmental problems; (v) Report the importance of youth protagonism, the
actions and contributions of the Youth Environment Collectives (CJ) for the development of
public policies for environmental education in schools. The technical approach regarding the
objective is bibliographic, exploratory, documentary, descriptive and field research, regarding
the variables, it is qualitative. The aim is to contribute to the processes of implementation and
improvement of public education policies, based on the perceptions and experiences of public
schools.