| dc.description.abstract | RESUMO: Esta tese trata de como a formação docente em Sociopoética como metodologia sensível e 
inovadora pode  romper com os modelos cartesianos de formação, ao afetar os/as  professores/as 
a pensar, problematizar e potencializar outros modos de convivência nas escolas, tendo em vista 
as microviolências presentes neste espaço educativo no contemporâneo. Esta pesquisa justifica -se especialmente porque a sociopoética, juntamente com as práti cas educativas pautadas nos 
princípios de pesquisar, ensinar e aprender coletivamente com o corpo todo, com a valorização 
das culturas de grupos silenciados e de resistências, com o uso de dispositivos artísticos, com 
responsabilidade ética, política, noética e espiritual estabelece uma diferença primordial nos 
processos educativos, pois descondiciona a percepção arraigada e constrói modos de pensar 
distantes dos habituais modos de existir naturalizados e reproduzidos em nosso fazer 
pedagógico, especialmente os (pré)conceitos arraigados sobre o outro, o diferente. Assim, teve 
por objetivo geral compreender as contribuições da formação docente em Sociopoética 
enquanto metodologia sensível e inovadora para a problematização e potencialização de outros 
modos de  convivência nas escolas no contemporâneo de professores/as de crianças e 
adolescentes da Rede Pública Municipal de São Félix do Piauí-  PI/BR. Especificamente, buscou 
1. Descrever como os/as professores/as de crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal 
de São Félix do Piauí-PI/BR  sensibilizam-se  ou  deixam-se  afetar  pelos  problemas  que
envolvem  a  convivência  na  escola,  no  contemporâneo,  no  contexto  da  formação  em
sociopoética;  2.  Identificar os conceitos mobilizados pelos afetos (confetos) e pelas 
experiências educativas de professores/as de crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal 
de São Félix do Piauí-PI/BR acerca de problemas que envolvem a convivência na escola no 
contemporâneo;  3.  Analisar que  outros  modos  de  pensar  a  convivência  na  escola  são
potencializados  pelos  conceitos  mobilizados  pelos  afetos  e  pelas  experiências  educativas
criadas pelos/as professores/as no contexto da formação em Sociopoética e 4. Favorecer aos/as 
professores/as de crianças e  adolescentes,  da Rede Pública  Municipal de São Félix do Piauí-PI/BR, a autoanálise de suas práticas e experiências educativas acerca da convivência escolar 
no contemporâneo. Sendo uma pesquisa qualitativa com o uso da abordagem “Sociopoética”, 
utilizada para criação de problemas, confetos e devires do Pescurso (pesquisa + curso) com 
dispositivos filosóficos e artísticos, como método de produção de dados. Esta Tese de doutorado 
corrobora na perspectiva da descolonização do pensamento, da democratização e da inovação, 
ao dar passagem à criação de conhecimentos coletivos, que perpassam as experiências e 
problematizações educativas mobilizadas com professores/as de crianças e adolescentes no 
contemporâneo. O grupo-pesquisador foi formado por  mim e  6 professores/as do 6º ao 9º ano 
do Ensino Fundamental. A produção dos dados foi realizada com duas técnicas: as Cabaças e 
seu desdobramento na árvore das cabaças na Formação em Sociopoética na relação com a 
convivência na escola; e a segunda, os Objetos Geradores e a Mandala da formação em 
Sociopoética na relação com a convivência na escola. Esta pesquisa trouxe como resultado a 
produção de confetos heterogêneos e desterritorializados que, transversalizados, 
problematizaram e potencializaram a formação em sociopoética,  pensando em outras formas de 
educar para a convivência escolar, que foram cartografadas em quatro dimensões do 
pensamento do grupo-pesquisador: 1. Formação em sociopoética na relação com a convivência 
na escola exige sensibilidade para a aceitação do novo; 2.  Formação em sociopoética na relação 
com a convivência na escola exige parcerias para transcriar a escola;  3.  Formação em sociopoética na relação com a convivência na escola exige a aceitação do novo a partir da 
família e 4. Formação em sociopoética na relação com a convivência na escola exige aceitação 
do novo para descolonizar a educação. Essas dimensões apresentam-se em confetos (conceitos 
mobilizados pelos afetos), tais como: Formação em Sociopoética-cabaça-desafio-mistura, 
Formação em Sociopoética-árvore-das-cabaças, Formação em sociopoética-cabaça-coragem, 
Convivência-cabaça-vitória,  Convivência na escola-Força-Botõezinhos, Convivência na 
escola-árvore-diversidade-de-cada-um, entre outros. Os confetos mobilizaram as problemáticas 
em torno da formação docente e  envolvem as lacunas do processo formativo e os saberes da 
experiência, que precisam ser construídos para que se possa aprender a conviver com as 
diversidades/diferenças, os preconceitos, as violências, os problemas com as famílias, com a 
comunidade, com os  gestores e demais funcionários, questões essas, que não se aprendem na 
academia e que atravessam a educação no contemporâneo. São narrativas que expressam amor 
pelas práticas educativas e surgem como esperança para uma educação para a convivência 
escolar.
ABSTRACT: This thesis deals with how teacher training in Sociopoetics, as a sensitive and innovative 
methodology, can break with Cartesian training models, by affecting teachers to think, 
problematize and enhance other modes of coexistence in schools, having in view of the 
microviolence present in this educational space in the contemporary.  This research is especially 
justified because sociopoetics, together with educational practices based on the principles of 
researching, teaching and learning collectively with the whole body, with the appreciation of 
the cultures of silenced groups and resistance, with the use of artistic devices, with ethical, 
political, noetic and spiritual responsibility establishes a primary difference in educational 
processes, as it deconditions entrenched perception and builds ways of thinking far fr om the 
usual ways of existing naturalized and reproduced in our pedagogical practice, especially the 
(pre)concepts ingrained about the other , the different.  Thus, the general objective was to 
understand the contributions of teacher training in Sociopoetics, as a sensitive and innovative 
methodology, for the problematization and potentialization of other modes of coexistence in 
schools in the contemporary of teachers of children and adolescents in the Municipal Public 
Network of São Félix do Piauí -  PI/BR. Specifically, it sought to 1.  Describe how teachers of 
children and teenagers in the Municipal Public Network of São Félix do Piauí -PI/BR sensitize 
or let themselves be affected by the problems that involve living at school, in the contemporary, 
in the context of training in sociopoetics;  2.  Identify the concepts mobilized by the affections 
(confections) and the educational experiences of teachers of children and adolescents from the 
Municipal Public Network of São Félix do Piauí-PI/BR about problems that involve living in 
contemporary schools; 3. Analyze what other ways of thinking about coexistence at school are 
enhanced by the concepts mobilized by the affections and educational experiences created by 
the teachers in the context of training in Sociopoetic s and  4.  Favoring the teachers of children 
and adolescents, from the Municipal Public Network of São Félix do Piauí -PI/BR, the self-analysis of their educational practices and experiences about contemporary school life.   As a 
qualitative research using the "Sociopoetic" approach, used to create problems, confections and 
becomings of the Research (research + course) with philosophical and artistic devices, as a 
method of data production. This doctoral thesis corroborates the perspective of decolonization 
of thought, democratization and innovation, by giving way to the creation of collective 
knowledge, which permeate the educational experiences and problematizations mobilized with 
contemporary teachers of children and adolescents. The research group was formed by me and 
6 teachers, from the 6th to the 9th grade of Elementary School. The production of data was 
carried out with two techniques: the gourds and its unfolding in the gourd tree in the Formation 
in Sociopoetics in relation to living at school; and the s econd, the Generating Objects and the 
Mandala of training in Sociopoetics in relation to coexistence at school. This research resulted 
in the production of heterogeneous and deterritorialized confections, which, when 
transversalized, problematized and enha nced training in sociopoetics, thinking of other ways of 
educating for school life, which were mapped into four dimensions of the researcher -group's 
thinking: 1. Training in sociopoetics in relation to living at school requires sensitivity to accept 
the new; 2. Formation in sociopoetics in relation to coexistence at school requires partnerships 
to transcribe the school;  3.  Training in sociopoetics in relation to living in school requires 
acceptance of the new from the family and  4.  Training in sociopoetics  in relation to living in school requires acceptance of the new to decolonize education. These dimensions are presented
in confections (concepts mobilized by affections), such as: Training in Sociopoetics -gourd-challenge-mixture, Training in Sociopoetics-Cabaça-tree, Training in sociopoetics-gourd
courage, Coexistence-gourd-victory, Coexistence at the school-Force-little  buttons,
Coexistence at the school-tree-diversity-of-each-one, among others.  The confections mobilized
the issues surrounding teacher training and involve gaps in the training process and knowledge 
of experience, which need to be built so that one can learn to live with diversities/differences, 
prejudices, violence, problems with families, with the community, with man agers and other 
employees, issues that are not learned in the academy and that cross education in the 
contemporary. These are narratives that express love for educational practices and emerge as 
hope for an education for school coexistence.
RESUMEN: Esta tesis aborda cómo la formación del profesorado en Sociopoética, como metodología 
sensible e innovadora, puede romper con los modelos formativos cartesianos, al incitar a los 
profesores a pensar, problematizar y potenciar otros modos de convivencia en  las escuelas, 
teniendo en cuenta la microviolencia presente en este ámbito educativo. espacio en lo 
contemporáneo. Esta investigación está especialmente justificada porque la sociopoética, junto 
con las prácticas educativas basadas en los principios de inv estigar, enseñar y aprender 
colectivamente con todo el cuerpo, con la valoración de las culturas de los grupos silenciados 
y de resistencia, con el uso de dispositivos artísticos, con la ética La responsabilidad política, 
noética y espiritual establece una  diferencia primordial en los procesos educativos, ya que 
descondiciona la percepción arraigada y construye formas de pensar alejadas de las formas 
habituales de existir naturalizadas y reproducidas en nuestra práctica pedagógica, especialmente 
los (pre) conceptos arraigados sobre el otro Lo diferente.  Así, el objetivo general fue 
comprender los aportes de la formación docente en Sociopoética, como una metodología 
sensible e innovadora, para la problematización y potencialización de otros modos de 
convivencia en las escuelas en la actualidad de los docentes de niños y adolescentes en la Red 
Pública Municipal de São Félix do Piauí  -  PI / BR. Específicamente, buscó 1.  Describir cómo 
los maestros de niños y adolescentes de la Red Pública Municipal de São Félix  do Piauí-PI / 
BR sensibilizan o se dejan afectar por los problemas que implican vivir en la escuela, en lo 
contemporáneo, en el contexto. de formación en sociopoética;  2.  Identificar los conceptos 
movilizados por los afectos (confecciones) y las experiencias educativas de los maestros de 
niños y adolescentes de la Red Pública Municipal de São Félix do Piauí -PI / BR sobre 
problemas que implican vivir en escuelas contemporáneas;  3.  Analizar qué otras formas de 
pensar la convivencia en la escuela se potencian con los conceptos movilizados por los afectos 
y experiencias educativas creadas por los docentes en el contexto de la formación en 
Sociopoética y 4. Favorecer a los docentes de niños y adolescentes, desde el Público Municipal 
Red de São Félix do Piauí-PI /  BR, el autoanálisis de sus prácticas educativas y experiencias 
sobre la vida escolar contemporánea.  Como investigación cualitativa utilizando el enfoque 
"Sociopoético", utilizado para crear problemas, confecciones y devenires de la Investigación 
(investigación + curso) con dispositivos filosóficos y artísticos, como método de producción de 
datos. Esta tesis doctoral corrobora la perspectiva de descolonización del pensamiento, 
democratización e innovación, al dar paso a la creación de saberes colectivos, qu e permean las 
experiencias educativas y problematizaciones movilizadas con docentes contemporáneos de 
niños y adolescentes. El grupo de investigación lo formamos yo y 6 profesores, de 6º a 9º de 
primaria.  La producción de datos se realizó con dos técnicas:  las calabazas y su desdoblamiento 
en la calabaza en la Formación en Sociopoética en relación a la convivencia escolar; y el 
segundo, los Objetos Generadores y el Mandala de formación en Sociopoética en relación a la 
convivencia escolar. Esta investigación resultó en la producción de confecciones heterogéneas 
y desterritorializadas, que al transversalizarse, problematizaron y potenciaron la formación en 
sociopoética, pensando en otras formas de educar para la vida escolar, las cuales fueron 
mapeadas en cuatro dimensiones del pensamiento del grupo investigador:  1.  Formación en 
sociopoética en relación a vivir en la escuela se requiere sensibilidad para aceptar lo nuevo;  2.
La formación en sociopoética en relación a la convivencia en la escuela requiere alianz as para transcribir la escuela;  3.  La formación en sociopoética en relación con la vida en la escuela 
requiere la aceptación de lo nuevo de la familia y  4. La formación en sociopoética en relación 
con la vida en la escuela requiere la aceptación de lo nuev o para descolonizar la educación.
Estas dimensiones se presentan en confecciones (conceptos movilizados por los afectos), tales 
como: Formación en Sociopoética-calabaza-desafío-mezcla, Formación en Sociopoética-Cabaça-árbol, Formación en sociopoética-calabaza-valentía, Convivencia-calabaza-victoria, 
Convivencia en la escuela-Fuerza-pequeños botones, Convivencia en la escuela -árbol-diversidad-de-cada-uno, entre otros. Las confecciones movilizaron los temas de la formación 
docente e involucran vacíos en el proceso de formación y conocimiento de la experiencia, que 
es necesario construir para que se aprenda a vivir con diversidades / diferencias, prejuicios, 
violencia, problemas con las familias, con la comunidad, con directivos y demás colaboradores, 
temas que no se aprenden en la academia y que se cruzan en la educación contemporánea. Son 
narrativas que expresan el amor por las prácticas educativas y emergen como esperanza para 
una educación para la convivencia escolar. | pt_BR |