Repositório Institucional da UFPI

CAMINHOS DE APRENDIZAGENS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: histórias narradas por professores no início da carreira

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ALENCAR, Luana Maria Gomes de
dc.date.accessioned 2022-10-04T18:31:19Z
dc.date.available 2022-10-04T18:31:19Z
dc.date.issued 2022-10-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2884
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinador externo: Prof. Dr. Elizeu Clementino de Souza (UNEB) Examinadora interna: Profa. Dra. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Examinadora externa: Profa Dra. Emanoela Moreira Maciel (IFPI) Examinador interno: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objeto de estudo dessa pesquisa é a aprendizagem docente desenvolvida no início de carreira no ensino superior e parte do seguinte problema de pesquisa: quais aprendizagens docentes professores do ensino superior, em início de carreira, constroem face ao desenvolvimento da prática docente? O objetivo geral é analisar que aprendizagens docentes professores em início de carreira no ensino superior constroem face ao desenvolvimento da prática docente. Os objetivos específicos são os seguintes: a) identificar que aprendizagens docentes são construídas por professores em início de carreira no ensino superior sobre a docência universitária; b) Descrever, a partir de narrativas de professores, as experiências formadoras de construção e de reconstrução de aprendizagens docentes no início de carreira no ensino superior; c) Compreender em que aspectos as aprendizagens docentes construídas na formação inicial subsidiam o exercício da docência no início de carreira no ensino superior; e d) Entender a importância que os professores em início de carreira no ensino superior atribuem ou não às aprendizagens docentes para o desenvolvimento de sua prática. A aprendizagem docente constitui processo de apropriação de saberes e de conhecimentos da docência, que acontece ao longo da trajetória profissional, em diferentes espaços e tempos, a partir de diferentes fontes, destacando-se o início da carreira como um momento importante do processo de aprender a ser professor. Sobre aprendizagem docente, o estudo fundamenta-se, entre outros, nos seguintes autores: Mizukami (2002), Furlanetto (2009), Garcia (1999), Tancredi (2009). Em relação à docência no ensino superior apoia-se, especialmente, nas contribuições de Almeida (2012), Pryjma e Oliveira (2016), Gaeta e Masetto (2013), Bolzan e Isaia (2006), Pimenta e Anastasiou (2014). As reflexões sobre início da carreira têm como suporte os estudos de Garcia (1999), silva (1997) e Huberman (2000). Esse estudo adota a abordagem biográfica (JOSSO, 2004), com a utilização da entrevista narrativa (EN) e do memorial de formação (ME) como dispositivos de produção de narrativas, que foram organizadas e analisadas a partir da análise compreensiva-interpretativa proposta por Souza (2014). Colaboraram com a pesquisa seis professores efetivos de instituições públicas de ensino superior com até cinco anos de exercício docente nessa etapa de ensino. O corpus das narrativas evidenciou algumas características da aprendizagem docente, como o seu caráter processual, que inicia na experiência enquanto estudante. Sobretudo pelas imagens simbólicas que proporciona, é permeado de reflexões sobre si e sobre sua prática, envolve a constituição de teorias pessoais de ação, que são as constatações que chegam a partir do conhecimento que possuem, da experiência e das aprendizagens construídas. As aprendizagens narradas pelos colaboradores da pesquisa têm relação com suas trajetórias pessoais e formativas, evidenciando que aquilo se aprende ou se busca aprender tem a ver com as motivações, com as experiências e com o sentido atribuído a cada uma delas. Foi evidenciado que o professor iniciante aprende mediante os desafios que enfrenta e que os encaminha a buscar alternativas e a construir aprendizagens. Os colaboradores narraram aprendizagens que dizem respeito ao conteúdo e à forma de ensinar os conteúdos das disciplinas que ministram, ao planejamento das disciplinas e das aulas e à postura em sala de aula. É necessário pensar ações relativas à iniciação do professor universitário, que passa por desafios e que vive esse processo, muitas vezes, de maneira solitária. ABSTRACT: The study object of this research is the docent learning developed in early career in higher education and it starts from the following research problem: which docent learnings teachers from higher education, in early career, build in the face of the development of docent practice? The general objective is to analyze which docent learnings teachers in early career from higher education build in the face of the development of the docent practice. The specific objectives are the following: a) to identify which docent learnings are built by teachers in their early careers in higher education on the university teaching; b) to describe, from the teachers’ narratives, the forming experiences of constructions and reconstructions of docent learnings in early career in higher education; c) to understand in which aspects the docent learnings built in the initial formation support the teaching practice in early career during high education; and d) to understand the importance that the teachers in early career in high education assign or not to the docent learnings for their practice’s development. The docent learning constitutes process of teaching’s knowledge appropriation that occurs throughout the professional journey in different spaces and periods, from different sources, highlighting the beginning of a career as an important moment for the process to learn how to become a teacher. Regarding the docent learning, the study is based on the following authors among others: Mizukami (2002), Furlanetto (2009), Garcia (1999), Tancredi (2009). In relation to teaching in higher education, it is supported, especially, by contributions from Almeida (2012), Pryjma and Oliveira (2016), Gaeta and Masetto (2013), Bolzan and Isaia (2006), Pimenta and Anastasiou (2014). The reflections on the early career have as a support studies from Garcia (1999), silva (1997) and Huberman (2000). This study adopts the bibliographical approach (JOSSO, 2004), with the use of the narrative interview (NI) and formation memorial (MF) such as device of narrative production that were organized and analyzed from the comprehensive-interpretative analysis proposed by Souza (2014). Six regular teachers have collaborated with the research from public institutions from higher education with up to five years of docent practice in this step of teaching. The corpus from narratives have highlighted some characteristics of docent learning such as its procedural nature that begins in experiences with the individual as student. Particularly through the symbolic images that it provides it is permeated by reflections about itself and its practice, involves the constitution of personal theories of action which are the findings that come from the knowledge they have from the experience and learnings built. The learnings narrated by collaborators of the research have relation with their personal and formative journeys highlighting that what is learned or what is to be learned has to do with the motivations, the experiences and with the meaning given to each of them. It was highlighted that the beginner teacher learns from the challenges faced by them and that make them search for alternatives and build learnings. The collaborators narrate learnings that concern the content and the way of teaching the contents of subjects taught, planning of subjects and classes and attitude in classrooms. It is necessary to think of actions related to the initiation of university teacher that goes through challenges and live such a lonely process most of the time. RESUMEN: El objeto de estudio de esta investigación es el aprendizaje docente desarrollada en el início de la carrera en la enseñanza superior y tiene início del siguiente problema de investigación: ¿Cuáles aprendizajes docentes los profesores de enseñanza superior, en el início de carrera, constroyen delante del desarrollo de la práctica docente? El objetivo general es analizar lo que construyen los profesores de enseñanza aprendizaje en el início de carrera en la enseñanza superior delante del desarrollo de la práctica docente. Los objetivos específicos son los siguientes: a) identificar qué enseñanza aprendizaje construyen los docentes en el início de carrera en la enseñanza superior sobre la docencia universitaria; b) Describir, a partir de las narrativas de los docentes, las experiencias formadoras de construcción y reconstrucción de la enseñanza aprendizaje en el início de carrera en la enseñanza superior; c) Comprender en qué aspectos la enseñanza aprendizaje construida en la formación inicial subsidian el ejercício de la docencia al início de la carrera en la enseñanza superior; y d) Comprender la importancia que los docentes en el início de carrera en la enseñanza superior atribuyen o no a los aprendizajes docentes para el desarrollo de su práctica. El aprendizaje docente es un proceso de apropiación de saberes y conocimientos docentes, que ocurren a lo largo de la trayectoria profesional, en diferentes espacios y tiempos, de diferentes fuentes, destacándose el início de la carrera como un momento importante del proceso de aprender a ser profesor. Acerca del aprendizaje docente, el estudio se basa, entre otros, en los siguientes autores: Mizukami (2002), Furlanetto (2009), García (1999), Tancredi (2009). En relación a la docencia en la enseñanza superior, se apoya, en particular, en las contribuciones de Almeida (2012), Pryjma y Oliveira (2016), Gaeta y Masetto (2013), Bolzan e Isaia (2006), Pimenta y Anastasiou (2014). ). Las reflexiones sobre el início de la carrera tienen como aporte los estudios de García (1999), Silva (1997) y Huberman (2000). Este estudio adopta el abordaje biográfico (JOSSO, 2004), con la utilización de la entrevista narrativa (EN) y del memorial de formación (ME) como dispositivos de producción de narrativas, que fueron organizadas y analizadas a partir del análisis comprensivo-interpretativo propuesto por Souza (2014). Seis profesores efectivos de instituciones públicas de enseñanza superior colaboraron con la investigación con hasta cinco años de docencia en esta etapa de la docencia. El corpus de las narrativas mostró algunas características del aprendizaje docente, como su carácter procesal, que se inicia en la experiencia como estudiante. Sobre todo por las imágenes simbólicas que proporciona, es permeado de reflexiones sobre sí mismo y sobre su práctica, envuelve la constitución de teorías personales de acción, que son las constataciones que llegan a partir del conocimiento que tienen, de la experiencia y de los aprendizajes construidas. Los aprendizajes narrados por los colaboradores de la investigación tienen relación con sus trayectorias personales y formativas, evidenciando que aquello que se aprende o se busca aprender tiene relación con las motivaciones, con las experiencias y con significado que es atribuido a cada uno de ellos. Fue evidenciado que el profesor principiante aprende mediante los desafíos que enfrenta y encaminalos a buscar alternativas y a construir aprendizajes. Los colaboradores narraron aprendizajes que son relacionados al contenido y la forma de enseñar los contenidos de las asignaturas que imparten, la planificación de las asignaturas y clases y la postura en el aula. Es necesario pensar acciones relacionadas a la iniciación del profesor universitario, que passa por desafíos y que vive ese proceso, muchas veces, de manera solitaria. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência superior pt_BR
dc.subject Aprendizagem docente pt_BR
dc.subject Carreira docente pt_BR
dc.subject Ensino superior - Docência pt_BR
dc.subject Docent learning pt_BR
dc.subject Early teaching career pt_BR
dc.subject Higher education - Teaching pt_BR
dc.title CAMINHOS DE APRENDIZAGENS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: histórias narradas por professores no início da carreira pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account