Repositório Institucional da UFPI

ENCANTAMENTOS E ENCRUZILHADAS: as práticas educativas do Grupo Afoxá em Teresina, PI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Artenilde Soares da
dc.date.accessioned 2022-10-04T17:27:52Z
dc.date.available 2022-10-04T17:27:52Z
dc.date.issued 2022-10-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2882
dc.description Professor orientador: Pós-PhD. Francis Musa Boakari Examinadora interna: Profa. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad Examinadora externa: Profa. Dra. Sandra Haydêe Petit (UFC) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: No Brasil, historicamente a população afrodescendente luta de várias maneiras contra os racismos e discriminações. A atuação de grupos organizados que visam combater as práticas de negação segue uma estratégia comum na (re) criação de modelos educativos. Estas organizações, as quais nos referimos neste trabalho, giram em torno das filosofias afroancestrais, como um lugar de valorização epistêmica e pedagógica. Assim este estudo, partiu do seguinte questionamento: quais as contribuições do Grupo de Cultura Afro Afoxá (GruCAA) na vida de seus integrantes através das várias atividades desenvolvidas? Com base nas vivências de membros do GruCAA, esta pesquisa buscou compreender e caracterizar as contribuições na vida destes integrantes a partir das vivências em atividades como a dança, estética, culinária, percussão, e as artes visuais no período entre 2005 e 2018. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral a compreensão das atividades desenvolvidas pelo GruCAA, sediado no Bairro Angelim I, zona sul de Teresina, Piauí. Para uma melhor compreensão do contexto histórico, educativo e político, contamos com autores como Francis Musa Boakari (2010), Carlos Brandão Rodrigues (2007), Sandra Haydée Petit (2015) e Luís Rufino Rodrigues Júnior (2019). A abordagem utilizada foi à qualitativa do tipo descritiva, dialógica e interpretativa e como instrumentos para acessar as informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, dialogadas com 03 (três) integrantes e 03 (três) ex-integrantes do GruCAA. Com apoio de Laurence Bardin (2016), Roque Morais (1999), os dados produzidos foram organizados, analisados, interpretados e discutidos. As narrativas das/dos co-pesquisadoras/es, incentiva, valoriza e impulsiona práticas educacionais que promovem as pessoas em sua integridade, sendo um potente instrumento de diálogo e de mudança social. Esta investigação levou em consideração as relações de opressões ainda vivenciadas pela comunidade afrodescendente no Brasil o que possibilitou um melhor entendimento do conceito de educação popular, como uma expansão das relações dos movimentos de combate ao racismo, fortaleceu o entendimento sobre as políticas de inclusão das temáticas afrodescendentes nos fazeres educativos escolares, como sendo uma urgência na execução de uma prática de educação integrativa do sujeito e da sociedade. Como (in) conclusões, apontou as atividades do GruCAA como sendo práticas educativas, considerando-as como táticas para a preservação de memórias, histórias, atitudes e principalmente conexões, contextualizando o passado, possibilitando o futuro, com características reais de continuidade possíveis, a partir da valorização das práticas afroancestrais e da formação integral de seus integrantes. ABSTRACT: In Brazil, the Afro-descendant population has historically struggled against racism and discrimination. The action of organized groups that aim to combat denial practices follows a common strategy in the (re) creation of educational models. These organizations, which we refer to in this paper, revolve around Afro-ancestral philosophies, as a place of epistemic and pedagogical appreciation. Thus, this study started from the following question: what are the contributions of the Afro Afoxá Culture Group (GruCAA) in the lives of its members through the various activities developed? Based on the experiences of GruCAA members, this research sought to understand and characterize the contributions in the lives of these members from their experiences in activities such as dance, aesthetics, cooking, percussion, and the visual arts in the period between 2005 and 2018. This work had as general objective to understand the activities developed by GruCAA, headquartered in Bairro Angelim I, south zone of Teresina, Piauí. For a better understanding of the historical, educational, and political context, we have authors such as Francis Musa Boakari (2010), Carlos Brandão (2007), Sandra Petit (2015), and Luís Rufino (2019). The approach used was the qualitative descriptive, dialogic and interpretive type and, as instruments to access the information, semi-structured interviews were carried out, dialogizing with 03 (three) members and 03 (three) former members of GruCAA. With the support of Laurence Bardin (2016), Roque Morais (1999), the data produced were organized, analyzed, interpreted, and discussed. The narratives of the co-researchers encourage, value, and promote educational practices that promote people in their integrity, being a powerful instrument for dialogue and social change. This investigation took into account the relations of oppression still experienced by the Afro-descendant community in Brazil, which enabled a better understanding of the concept of popular education, as an expansion of the relations of the movements to combat racism, strengthened the understanding of the inclusion policies of the themes' of people of African descent in-school educational activities, as an urgent need to carry out an integrative education practice for the subject and society. As (in) conclusions, he pointed out GruCAA's activities as educational practices, considering them as tactics for the preservation of memories, histories, attitudes, and especially connections, contextualizing the past, enabling the future, with real characteristics of possible continuity, from the valorization of Afro-ancestral practices and the integral formation of its members. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Grupo Afoxá pt_BR
dc.subject Saberes-fazeres pt_BR
dc.subject Afrorreferências pt_BR
dc.subject Afro-references pt_BR
dc.subject Afoxá Group pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Know-hows pt_BR
dc.title ENCANTAMENTOS E ENCRUZILHADAS: as práticas educativas do Grupo Afoxá em Teresina, PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account