Repositório Institucional da UFPI

DA FORMAÇÃO CULTURAL ESCOLAR À CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES: percepções das juventudes nas relações socioeducacionais

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ARAÚJO, Waldirene Pereira
dc.date.accessioned 2022-09-30T19:31:36Z
dc.date.available 2022-09-30T19:31:36Z
dc.date.issued 2022-09-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2873
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Examinadora externa: Profa. Dra. Rosália de Fátima e Silva (UFRN) Examinadora externa: Profa. Dra. Kelma Socorro Lopes de Matos (UFC) Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Profa. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa discute as juventudes, tendo como objeto de estudo a formação cultural escolar das juventudes e a constituição de suas identidades. Para seu desenvolvimento apresenta a questão: quais relações são estabelecidas pelos jovens entre sua formação cultural escolar e a co nstituição de suas identidades? O pressuposto é que os fatores sociais e culturais podem ser decisivos na formação cultural escolar dos jovens e na constituição de suas identidades, representando a perspectiva de mudança e possuindo um potencial positivo na revitalização social. Tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos jovens no que concerne à relação entre a formação cultural escolar e a constituição de suas identidades. Desenvolveu-se pautada na abordagem epistemológica fenomenológica hermenêutica dando destaque aos princípios das concepções e práticas dos jovens. Seu referencial teórico fundamenta-se nas discussões de Augé (1999), Barbour (2009), Bourdieu (1996, 2008), Dayrell (1992, 2006, 2016), Elias (1994), Forquin (2003), Geertz (1989), Husserl (1990 , 2001), Larrosa (2002, 2006), Matos (2003, 2007), Pais (1997), Silva (2006, 2012), dentre outros. Para sua efetivação utiliza a metodologia da Entrevista Compreensiva na perspectiva de Kauffmann (2013), com delineamento dos princípios teóricos metodológicos: da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998), da escuta sensível (BARBIER, 1998), do artesanato intelectual (MILLS, 1982, 2009), além da utilização dos dispositivos de produção de dados: sessões de grupo focal, roteiro da entrevista, entrevista gravada, perfil dos entrevistados, fichas de interpretação e planos evolutivos. Assim, tem como principal unidade de referência as falas de um grupo de jovens dos Cursos Técnicos Integrad os ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Caxias, os sinais, as imagens, os sentidos de suas experiências e vivências, os quais indicam relações entre a formação cultural escolar e a constituição de suas identidades, sendo a escuta o momento potencializador das interpretações. Sua concretização confere maior visibilidade à formação de jovens que pensem e vivam a realidade como sujeitos participativos, hábeis na leitura do mundo e ativos na resolução de situações problemas. Por fim, traz à tona não somente a diversidade e multiplicidade de valores, revelando a singularidade de cada um deles, contribuindo para a formação cultural escolar das juventudes, construindo uma compreensão do ser jovem em relação às formas de ser e estar no mundo. ABSTRACT: This research discusses the young people, having as a study object the cultural school formation of young people and the constitution of their identities. For its development it presents the question: which relations are established by young people between their cultural school formation and the constitution of their identities? The assumption is that the social and cultural factors may be crucial in the cultural school formation of young people in the constitution of their identities by representing the perspective of change and having a positive potential in social revitalization. It aims to understand the meanings given by the young people regarding the relation between the cultural school formation and the constitution of their identities. It was developed in line with the hermeneutic phenomenological epistemological approach highlighting the conceptions’ principles and young people’s practices. Its theoretical background was based on the discussions by Augé (1999), Barbour (2009), Bourdieu (1996, 2008), Dayrell (1992, 2006, 2016), Elias (1994), Forquin (2003), Geertz (1989), Husserl (1990 , 2001), Larrosa (2002, 2006), Matos (2003, 2007), Pais (1997), Silva (2006, 2012), an d among others. For its achievement it is used the Comprehensive Interview methodology by Kauffmann (2013), with the delineation of the theoretical and methodological principles: the multi -referential nature (ARDOINO, 1998), the sensitive listening (BARBIER, 1998), the intellectual craft (MILLS, 1982, 2009), besides the use of data production devices: focal groups sessions, interview script, recorded interview, interviewee’s profile, interpretation sheets and plans of evaluation. Therefore, it has as main reference unit the speeches of young people from the Technical Courses integrated to Hig h School from the Federal Institute of Education. Science and Technology – (IFMA) Caxias Campus, the signs, the images, the senses of their experiences and livings which indicate relations between the cultural school formation and the constitution of their identities where the listening is the moment to enhance the interpretations. Its realization brings more visibility to the formation of young people who think and live reality as participating individuals, skilled at reading the world and active in resolution of situations with problems. Finally, it elicits not only the diversity and multiplicity of values revealing the singularity of each of them contributing to the cultural school formation o f young people building a comprehension of what it feels like to be a young person in relation to the ways of being on the world. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola - Formação cultural pt_BR
dc.subject Juventude - Identidade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Cultural School - Formation pt_BR
dc.subject Young people - Identities pt_BR
dc.title DA FORMAÇÃO CULTURAL ESCOLAR À CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES: percepções das juventudes nas relações socioeducacionais pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account