Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa discute as  juventudes, tendo como objeto de estudo a formação cultural escolar das 
juventudes e a constituição de suas identidades.  Para seu desenvolvimento apresenta a questão: quais 
relações são estabelecidas pelos jovens entre sua formação cultural escolar e a co nstituição de suas 
identidades?  O pressuposto é que os fatores sociais e culturais podem ser decisivos na formação 
cultural escolar dos jovens e na constituição de suas identidades, representando a perspectiva de 
mudança e possuindo um potencial positivo na revitalização social. Tem como objetivo compreender 
os sentidos atribuídos pelos jovens no que concerne à relação entre  a formação cultural escolar e a 
constituição de suas identidades. Desenvolveu-se pautada na abordagem epistemológica 
fenomenológica hermenêutica dando destaque aos princípios das concepções e práticas dos jovens. 
Seu referencial teórico fundamenta-se nas discussões de  Augé (1999), Barbour (2009), Bourdieu 
(1996, 2008), Dayrell (1992, 2006, 2016), Elias (1994), Forquin (2003), Geertz (1989), Husserl (1990 , 
2001), Larrosa (2002, 2006), Matos (2003, 2007), Pais (1997), Silva (2006, 2012), dentre outros. Para 
sua efetivação utiliza a metodologia da Entrevista Compreensiva na perspectiva de Kauffmann (2013), 
com delineamento dos princípios teóricos metodológicos: da multirreferencialidade (ARDOINO, 
1998), da escuta sensível (BARBIER, 1998), do artesanato intelectual (MILLS, 1982, 2009), além da 
utilização dos dispositivos de produção  de dados: sessões de grupo focal, roteiro da entrevista, 
entrevista gravada, perfil dos entrevistados, fichas de interpretação e planos evolutivos. Assim, tem 
como principal unidade de referência as falas de um grupo de jovens dos Cursos Técnicos Integrad os 
ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  – IFMA, Campus Caxias, os 
sinais, as imagens, os sentidos de suas experiências e vivências, os quais indicam relações entre a 
formação cultural escolar e a constituição de suas identidades,  sendo a escuta  o momento 
potencializador das interpretações.  Sua concretização confere  maior visibilidade à  formação de jovens 
que pensem e vivam a realidade como sujeitos participativos, hábeis na leitura do mundo e ativos na 
resolução de situações problemas. Por fim,  traz à tona  não somente a diversidade e multiplicidade de 
valores, revelando a singularidade de cada um deles, contribuindo para a formação cultural escolar das 
juventudes, construindo uma compreensão do ser jovem em relação às formas  de ser e estar no mundo.
ABSTRACT: This research discusses the young people,  having as a study object the cultural school formation of 
young people and the constitution of their identities.  For its development it presents the question: 
which relations are established by young people between their cultural school formation  and the 
constitution of their identities? The assumption is that the social and cultural factors may be crucial in 
the cultural school formation of young people in the constitution of their identities by representing the 
perspective of change and having a positive potential in social revitalization. It aims to understand the 
meanings given by the young people regarding the relation between the cultural school formation and 
the constitution of their identities. It was  developed  in line with the hermeneutic phenomenological 
epistemological approach highlighting the conceptions’  principles  and young people’s practices.  Its 
theoretical background was based on the discussions by Augé (1999), Barbour (2009), Bourdieu 
(1996, 2008), Dayrell (1992, 2006, 2016), Elias (1994), Forquin (2003), Geertz (1989), Husserl (1990 , 
2001), Larrosa (2002, 2006), Matos (2003, 2007), Pais (1997), Silva (2006, 2012), an d among others. 
For its achievement it is  used the Comprehensive Interview methodology  by Kauffmann (2013), with 
the delineation of the theoretical and methodological principles: the multi -referential  nature
(ARDOINO, 1998), the sensitive listening (BARBIER, 1998), the intellectual craft (MILLS,  1982, 
2009), besides the use of data production devices: focal groups sessions, interview script, recorded 
interview, interviewee’s profile, interpretation sheets and plans of evaluation.  Therefore, it has as main 
reference unit the speeches of young people from the Technical Courses integrated to Hig h School 
from the Federal Institute of Education. Science and Technology  – (IFMA) Caxias Campus, the signs, 
the images, the senses of their experiences and livings  which indicate relations between the cultural 
school formation and the constitution of their  identities  where the listening is the moment to enhance 
the interpretations. Its realization brings more visibility to the formation of young people who think 
and live reality as participating  individuals, skilled at reading the world and active in resolution of 
situations with problems.  Finally, it elicits not  only the diversity and multiplicity of values  revealing
the singularity of each of them contributing to the cultural school formation o f young people building 
a comprehension of what it feels like to be a young person in relation   to the ways of being on the 
world.