Abstract:
RESUMO: Desenvolvimento profissional, formação e prática docente do professor de Biologia são núcleos 
temáticos que merecem visibilidade quando se pensa em melhorar a qualidade da Educação. 
Nessa perspectiva, o presente estudo parte do problema de pesquisa: como se dá o 
desenvolvimento profissional dos professores de Biologia do Instituto Federal de Educação, 
Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)  –  Campus Codó no contexto da formação (inicial 
e continuada) e da prática docente? O objetivo geral consiste em analisar o desenvolvimento 
profissional dos professores de Biologia do Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia 
do Maranhão  –  Campus Codó no contexto da formação (inicial e continuada) e da prática 
docente. O embasamento teórico apoia-se em autores que discutem os núcleos temáticos em 
análise, com destaque para Day (2001), Gatti (2016, 2019, 2020), Imbernón (2006, 2009, 2010), 
Mendes Sobrinho (2006, 2007, 2014), Vaillant e Marcelo (2012). Quanto aos aspectos 
metodológicos, a pesquisa é qualitativa narrativa (auto)biográfica, fundamentada em Brito 
(2010, 2021), Clandinin e Connelly (2011), Passeggi (2008) e Souza (2004, 2007, 2014), com 
a utilização do memorial autobiográfico e da entrevista narrativa como dispositivos para a 
produção de dados. Colaboraram com a investigação cinco professores de Biologia que 
ministram aulas em turmas de Ensino Médio Integrado no âmbito da Educação Profissional e 
Tecnológica no IFMA  –  Campus Codó. Os dados foram analisados com suporte na análise 
compreensiva-interpretativa. No tocante ao perfil dos professores colaboradores, são 
Licenciados em Ciências Biológicas ou  Ciências com habilitação em Biologia; o tempo de 
atuação na docência varia de 8 a 19 anos; no IFMA, compõem a equipe docente de 6 a 12 anos; 
trabalham em regime de 40h ou 40h com dedicação exclusiva; possuem Mestrado e dois têm 
Doutorado. Quanto à caracterização da formação docente inicial e continuada, foram 
evidenciados pelos professores contributos e desafios. Dentre as contribuições, destacam as 
aprendizagens advindas dos componentes curriculares específicos da Biologia e dos 
conhecimentos pedagógicos  provenientes das discussões sobre os fundamentos educacionais; 
os estágios supervisionados; oportunidades de aprofundar conhecimentos e compreender a 
ciência como não linear, histórica, dinâmica; e a reflexividade na e sobre a prática. Em relação 
às dificuldades enfrentadas, salientam a estrutura das instituições formadoras no que concerne 
à escassez de equipamentos e/ou reagentes laboratoriais; a necessidade de ampliar os 
conhecimentos referentes ao exercício profissional, assim como de contemplar os problemas 
enfrentados no contexto real com foco na socialização de experiências. Explicitam que a prática 
docente para o ensino de Biologia convém envolver as necessidades, percepções e contextos 
sociais dos educandos; e que as atividades propostas diversifiquem estratégias e recursos 
didáticos para que as aulas não se tornem acríticas e desvinculadas do cotidiano. Nessa 
perspectiva, à medida que o professor se desenvolve profissionalmente, por meio das atividades 
formativas, suas práticas melhoram, o que pode facilitar a aprendizagem, um dos objetivos da 
educação. Salientam ainda que os processos formativos inicial e continuado contribuem para o 
desenvolvimento profissional à medida que propiciam evolução e continuidade no sentido de 
provocar movimentos de compreensão inerentes à Biologia e às questões educacionais. Foi 
possível constatar que diferentes fatores concorrem para o desenvolvimento profissional do 
professor de Biologia e que a formação (inicial/continuada) e as experiências vivenciadas na 
prática docente figuram como elementos que podem contribuir para esse desenvolvimento.
ABSTRACT: Biology teacher's professional development, training and teaching practice are thematic nuclei 
that deserve visibility when thinking about improving the quality of education. From this 
perspective, this study starts from the research problem: how the professional development of 
Biology teachers at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão 
(IFMA)  –  Campus Codó takes place in the context of training (initial and continuing) and 
teaching practice? The general objective is to analyze the professional development of Biology 
teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão  – Campus 
Codó in the context of training (initial and continuing) and teaching practice. The theoretical 
basis is supported by authors who discuss the thematic nuclei under analysis, with emphasis on 
Day (2001), Gatti (2016, 2019, 2020), Imbernón (2006, 2009, 2010), Mendes Sobrinho (2006, 
2007, 2014), Vaillant and Marcelo (2012). As for the methodological aspects, the research is 
qualitative narrative (auto)biographical, based on Brito (2010, 2021), Clandinin and Connelly 
(2011), Passeggi (2008) and Souza (2004, 2007, 2014), using the memorial autobiographical 
and narrative interview as devices for data production. Five Biology professors who teach in
Integrated High School classes within the scope of Professional and Technological Education 
at IFMA  –  Campus Codó collaborated with the investigation. Data were analyzed based on 
comprehensive-interpretative analysis. Regarding the profile of collaborating professors, they 
are graduates in Biological Sciences or Sciences with a degree in Biology; the length of 
experience in teaching varies from 8 to 19 years; at IFMA, they make up the teaching team 
from 6 to 12 years; work on a 40-hour or 40-hour basis with exclusive dedication; they have a 
Master's degree and two have a Doctorate degree. As for the characterization of initial and 
continuing teacher training, contributions and challenges were highlighted by the teachers. 
Among the contributions, they highlight the learnings arising from the specific curricular 
components of Biology and the pedagogical knowledge arising from discussions on educational 
fundamentals; supervised internships; opportunities to deepen knowledge and understand 
science as non-linear, historical, dynamic; and reflexivity in and about practice. Regarding the 
difficulties faced, they highlight the structure of educational institutions with regard to the lack 
of equipment and/or laboratory reagents; the need to expand knowledge related to professional 
practice, as well as to contemplate the problems faced in the real context with a focus on the 
socialization of experiences. They explain that the teaching practice for teaching Biology 
should involve the needs, perceptions and social contexts of students; and that the proposed 
activities diversify teaching strategies and resources so that the classes do not become uncritical 
and disconnected from everyday life. From this perspective, as the teacher develops 
professionally, through training activities, their practices improve, which can facilitate learning, 
one of the goals of education. They also point out that the initial and continued training 
processes contribute to professional development as they provide evolution and continuity in 
the sense of teasing understanding movements inherent to Biology and educational issues. 
Thus, it was possible to see that different factors contribute to the professional development of 
Biology teachers and that training (initial/continuous) and experiences in teaching practice are 
elements that can contribute to this development.