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RESUMO: Esta dissertação, que aborda os "exemplos ético-motivacionais" no exercício diário do
docente como “terapia” no enfrentamento às adversidades” tem como objetivo analisar
como a filosofia estoica pode oferecer elementos para a qualidade de vida dos
docentes. A partir da reflexão acerca da obra de Sêneca Cartas a Lucílio, surgiu a
seguinte problematização: os exemplos éticos-motivacionais senequianos podem
contribuir como “terapia” no encorajamento do docente nas relações profissionais
e pessoais frente à realidade frenética em que estamos expostos na escola e na
sociedade? Tal problemática faz-se necessária por partir da hipótese de que a escola
é um espaço no qual os valores éticos estão em constante aperfeiçoamento em sua
aplicação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa,
fundamentada na obra Cartas a Lucílio, do filósofo Sêneca, e com suporte em autores
clássicos Diógenes Laércio (2008), Pierre Hadot (2014, 2016), Michel Foucault (1985),
bem como, em comentadores contemporâneos Paul Veyne (2015), Jean Brun (1987),
Luizir de Oliveira (2010), entre outros. Esta pesquisa também apresenta uma proposta
de intervenção a partir das narrativas dos docentes estabelecer os pontos de diálogos
possíveis entre o estoicismo e o contexto na atualidade. A relevância desta pesquisa
se apresenta coincidentemente em tempos de pandemia o que colabora ainda mais
com a possibilidade por meio dos “exercícios espirituais” o indivíduo tornar-se
“exemplo ético-motivacional” para si e também para o outro.
ABSTRACT: This dissertation was entitled "The "ethical-motivational examples" in the daily practice
of the teacher as "therapy" in facing adversities", and its objective is to analyze how
the stoic philosophy can offer elements for the quality of life of teachers, from the look
on Seneca's Work "Letters to Lucilio", the following problem is obtained: The ethical
motivational examples from Seneca contribute as "therapy" in the encouragement of
the teacher in professional and personal relationships facing the frenetic reality in
which we are exposed in school and in society. This problem on "Motivational Ethical
Examples is necessary because it starts from the hypothesis that the school is the
space where ethical values are constantly improved and practiced. The methodology
adopted articulates a bibliographical research that is based on the Work Letters to
Lucilius by the philosopher Seneca, to complement our studies we will also use the
ideas of Diogenes Laertius, (2008), Paul Veyne, (2015), Luizir de Oliveira (2010),
Pierre Hadot (2014, 2016), Michel Foucault (1985), Jean Brun (1987), among others.
This research will have as an intervention proposal, based on the teachers' narratives,
to establish the possible points of dialogue between Stoicism and the current context.
The relevance of this research is presented coincidentally in times of pandemic, which
collaborates even more with the possibility that through "spiritual exercises" the
individual becomes an "ethical-motivational example" for himself and also for others. |
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