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RESUMO: A utilização das redes sociais tem propiciado significativas mudanças na organização social, não
somente no campo das mídias, mas na sociedade como um todo, em suas diversas esferas. Tais
mudanças fazem emergir outras configurações de práticas sociais a partir da midiatização em
processo que produz afetações em diversos campos. A educação, em concreto, através das redes
sociais, tem começado a produzir outras formas de aprendizagens, em que as redes sociais além de
serem suportes de comunicação adquirem outras funcionalidades e produzem outras
inteligibilidades. Dessa forma, as redes sociais transcendem a função de lazer e de sociabilidade
para tornarem-se dispositivos pedagógicos. Nesse contexto, este trabalho problematiza a
compreensão de usos das redes sociais como dispositivos pedagógicos. Assim, procura centrar-se
nas formas como, na atualidade, as redes sociais estão mudando os modos de produção e de
circulação social do conhecimento, dando atenção especial às formas que afetam a dinâmica
educativa. Para tal, apresenta como objetivo geral compreender de que modos os estudantes do
Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) utilizam as redes sociais como
dispositivos pedagógicos. Do ponto de vista metodológico, consiste em uma pesquisa empírica, de
abordagem qualitativa. O embasamento teórico, por sua vez, fundamenta-se em Xavier (2014),
Fausto Neto (2008) e Braga (2012), que discutem a midiatização; Recuero (2009, 2012) e De Haro
(2009) que abordam a questão das redes sociais; Agamben (2006), Deleuze (1990, 1995, 2013),
Foucault (1983, 1997) quando discutem o conceito de dispositivo; e Fischer (2012) que discorre
sobre o termo de dispositivo pedagógico. A parte empírica desta pesquisa foi constituída de
entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes da Licenciatura em Pedagogia. Além disso,
foi feita a observação direta das redes sociais que os entrevistados mencionaram como dispositivos
pedagógicos. A análise e a interpretação das informações foram realizadas através da Análise do
Discurso de inspiração foucaultiana (1970, 1986). O presente estudo identificou que as redes
sociais representam novas possibilidades de aprendizagens, mais voltadas para autonomia dos
sujeitos, onde é intensificada a experiência e o cuidado de si. As redes sociais apresentam-se como
um universo fragmentado de informações, que respondem aos diversos interesses dos estudantes.
Nesse sentido, passam a se configurar como dispositivos pedagógicos na medida que os sujeitos se
apropriam da informação que circula nesses espaços virtuais.
ABSTRACT: The use of social networks has led to significant changes in social organization, not only in the
field of media, but in society as a whole, in its various spheres. Such changes emerge other
configurations of social practices from the mediatization in process that produces affect in various
fields. Education, in particular, through social networks, has begun to produce other forms of
learning, in which social networks, besides being communication supports, acquire other
functionalities and produce other intelligibilities. Thus, social networks transcend the function of
leisure and sociability to become pedagogical devices. In this context, this dissertation
problematizes the understanding of uses of social networks as pedagogical devices. Thus, it seeks
to focus on the ways in which social networks are currently changing the modes of production and
social circulation of knowledge, conferring special attention to the ways that affect the educational
dynamics. To this end, this research aims to understand in what ways students majoring in
Pedagogy at the Federal University of Piauí (UFPI) use social networks as pedagogical devices.
From the methodological point of view, it consists of an empirical study with a qualitative
approach. The theoretical basis, in turn, is based on Xavier (2014), Neto (2008), and Braga (2012),
who discuss mediatization; Recuero (2009, 2012) and De Haro (2009) address the issue of social
networks, Agamben (2006), Deleuze (1990, 1995, 2013), and Foucault (1983, 1997) discuss the
concept of the device, and finally, Fischer (2012) discusses the notion of pedagogical devices. The
empirical part of this research consisted of semi-structured interviews conducted with
undergraduate students in Pedagogy. In addition, the social networks that interviewees mentioned
as pedagogical devices were directly observed. The analysis and interpretation of data were
performed using Foucauldian-inspired Discourse Analysis (1970, 1986). The present study
identified that social networks represent new learning possibilities, but ones focused on the
autonomy of the participant, where their experience and self-care are intensified. Social networks
are presented as a fragmented universe of information which responds to the diverse interests of
students. In this sense, they become pedagogical devices only to the extent that the participants
appropriate the information circulating in these virtual spaces. |
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