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TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS: um estudo sobre redes sociais como dispositivos pedagógicos

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dc.contributor.author GALEANO, Boris Ernesto Gil
dc.date.accessioned 2022-09-28T19:40:47Z
dc.date.available 2022-09-28T19:40:47Z
dc.date.issued 2022-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2859
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Monalisa Pontes Xavier Examinador: Prof. Dr. Pablo Severiano Benevides Examinador: Prof. Dr. Samuel Pires Melo Examinador: Prof. Dr. Gustavo Fortes Said pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A utilização das redes sociais tem propiciado significativas mudanças na organização social, não somente no campo das mídias, mas na sociedade como um todo, em suas diversas esferas. Tais mudanças fazem emergir outras configurações de práticas sociais a partir da midiatização em processo que produz afetações em diversos campos. A educação, em concreto, através das redes sociais, tem começado a produzir outras formas de aprendizagens, em que as redes sociais além de serem suportes de comunicação adquirem outras funcionalidades e produzem outras inteligibilidades. Dessa forma, as redes sociais transcendem a função de lazer e de sociabilidade para tornarem-se dispositivos pedagógicos. Nesse contexto, este trabalho problematiza a compreensão de usos das redes sociais como dispositivos pedagógicos. Assim, procura centrar-se nas formas como, na atualidade, as redes sociais estão mudando os modos de produção e de circulação social do conhecimento, dando atenção especial às formas que afetam a dinâmica educativa. Para tal, apresenta como objetivo geral compreender de que modos os estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) utilizam as redes sociais como dispositivos pedagógicos. Do ponto de vista metodológico, consiste em uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa. O embasamento teórico, por sua vez, fundamenta-se em Xavier (2014), Fausto Neto (2008) e Braga (2012), que discutem a midiatização; Recuero (2009, 2012) e De Haro (2009) que abordam a questão das redes sociais; Agamben (2006), Deleuze (1990, 1995, 2013), Foucault (1983, 1997) quando discutem o conceito de dispositivo; e Fischer (2012) que discorre sobre o termo de dispositivo pedagógico. A parte empírica desta pesquisa foi constituída de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes da Licenciatura em Pedagogia. Além disso, foi feita a observação direta das redes sociais que os entrevistados mencionaram como dispositivos pedagógicos. A análise e a interpretação das informações foram realizadas através da Análise do Discurso de inspiração foucaultiana (1970, 1986). O presente estudo identificou que as redes sociais representam novas possibilidades de aprendizagens, mais voltadas para autonomia dos sujeitos, onde é intensificada a experiência e o cuidado de si. As redes sociais apresentam-se como um universo fragmentado de informações, que respondem aos diversos interesses dos estudantes. Nesse sentido, passam a se configurar como dispositivos pedagógicos na medida que os sujeitos se apropriam da informação que circula nesses espaços virtuais. ABSTRACT: The use of social networks has led to significant changes in social organization, not only in the field of media, but in society as a whole, in its various spheres. Such changes emerge other configurations of social practices from the mediatization in process that produces affect in various fields. Education, in particular, through social networks, has begun to produce other forms of learning, in which social networks, besides being communication supports, acquire other functionalities and produce other intelligibilities. Thus, social networks transcend the function of leisure and sociability to become pedagogical devices. In this context, this dissertation problematizes the understanding of uses of social networks as pedagogical devices. Thus, it seeks to focus on the ways in which social networks are currently changing the modes of production and social circulation of knowledge, conferring special attention to the ways that affect the educational dynamics. To this end, this research aims to understand in what ways students majoring in Pedagogy at the Federal University of Piauí (UFPI) use social networks as pedagogical devices. From the methodological point of view, it consists of an empirical study with a qualitative approach. The theoretical basis, in turn, is based on Xavier (2014), Neto (2008), and Braga (2012), who discuss mediatization; Recuero (2009, 2012) and De Haro (2009) address the issue of social networks, Agamben (2006), Deleuze (1990, 1995, 2013), and Foucault (1983, 1997) discuss the concept of the device, and finally, Fischer (2012) discusses the notion of pedagogical devices. The empirical part of this research consisted of semi-structured interviews conducted with undergraduate students in Pedagogy. In addition, the social networks that interviewees mentioned as pedagogical devices were directly observed. The analysis and interpretation of data were performed using Foucauldian-inspired Discourse Analysis (1970, 1986). The present study identified that social networks represent new learning possibilities, but ones focused on the autonomy of the participant, where their experience and self-care are intensified. Social networks are presented as a fragmented universe of information which responds to the diverse interests of students. In this sense, they become pedagogical devices only to the extent that the participants appropriate the information circulating in these virtual spaces. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Dispositivos pedagógicos pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Ensino - uso de tecnologia pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Pedagogical devices pt_BR
dc.subject Social networks pt_BR
dc.title TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS: um estudo sobre redes sociais como dispositivos pedagógicos pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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