Repositório Institucional da UFPI

POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO: análise dos resultados do PNAES para a permanência e êxito do estudante em vulnerabilidade social do IFPI – Campus Parnaíba

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author DINIZ, Karolina Nogueira Mendonça
dc.date.accessioned 2022-09-28T17:55:12Z
dc.date.available 2022-09-28T17:55:12Z
dc.date.issued 2022-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2857
dc.description Orientador: Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos Examinador interno: Prof. Dr. Marco Aurélio Lustosa Caminha Examinador externo: Prof. Dr. Luis Fernando dos Santos Souza (IFPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho pretende avaliar como o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social – Benefício Permanente, previsto na Política de Assistência Estudantil do IFPI - POLAE, repercute no acesso, permanência e êxito no percurso formativo dos estudantes da educação profissional técnica de nível médio na forma integrada do Campus Parnaíba. Os objetivos específicos pautaram -se na contextualização do processo de implementação da Política de Assistência Estudantil do IFPI e sua materialização no Campus Parnaíba-PI; e proposição de estratégias que possibilitem melhor desempenho acadêmico bem como monitoramento e controle à evasão e reprovação escolar. Trata-se de um estudo no qual os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com abordagem quantitativa afim de correlacionar os indicadores educacionais (aprovação, reprovação e evasão) dos estudantes beneficiários do Benefício Permanente no período de 2015 a 2018. As análises de dados foram norteadas a partir do referencial teórico contando com a utilização de software de planilha eletrônica Excel 2010. Conclui-se que os índices de aprovação são maiores em relação aos índices de reprovação e evasão entre estudantes beneficiários do Benefício Permanente, infere-se que o referido benefício garante o êxito acadêmico; observou-se uma flutuação com relação às taxas de evasão, os anos com índices elevados desse fenômeno foram observados no período de 2015 e 2016, já as taxas de reprovação entre estudantes beneficiários do Benefício Permanente são maiores que as taxas de evasão. Recomenda-se, portanto, um acompanhamento integral dos estudantes pela equipe interdisciplinar, identificando as principais dificuldades enfrentadas no ambiente educacional, e que sejam adotadas institucionalmente medidas como forma de pacificar essas taxas. Sugere-se também, estudos com abordagem qualitativa no tocante ao acompanhamento e concepção do estudante beneficiário, apontando o significado que o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social tem para a permanência e êxito acadêmico. ABSTRACT: The present work intends to evaluate how the Program of Student Assistance in Social Vulnerability - Permanent Benefit, foreseen in the IFPI - POLAE Student Assistance Policy, impacts on the access, permanence and success in the formative path of the students of the technical vocational education of the high school. Integrated form of the Parnaíba Campus. The specific objectives were based on the contextualization of the implementation process of the IFPI Student Assistance Policy and its materialization in the Parnaíba-PI Campus; and proposing strategies that enable better academic performance as well as monitoring and control of school dropout and failure. This is a study where the technical procedures used were bibliographic, documentary and field research, with quantitative approach where correlated the educational indicators (approval, disapproval and dropout) of students benefiting from the Permanent Benefit from 2015 to 2018. Data analysis was based on the theoretical framework using Excel 2010 software. It can be concluded that the approval rates are higher in relation to the failure and dropout rates among students benefiting from the Permanent Benefit. Said benefit guarantees academic success; There was a fluctuation in the dropout rates, the years with high rates of this phenomenon were observed in 2015 and 2016, while the failure rates among students benefiting from the Permanent Benefit are higher than the dropout rates. Therefore, it is recommended that students be fully monitored by the interdisciplinary team, identifying the main difficulties faced in the educational environment, and that measures be taken institutionally to pacify these rates. It is also suggested studies with a qualitative approach regarding the monitoring and conception of the beneficiary student, pointing out the meaning that the Social Vulnerability Student Care Program has for academic permanence and success. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES pt_BR
dc.subject Assistência estudantil pt_BR
dc.subject Evasão escolar - IFPI pt_BR
dc.subject Rendimento acadêmico – Aprovação e êxito pt_BR
dc.subject Student assistance pt_BR
dc.subject Failure and academic success pt_BR
dc.title POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO: análise dos resultados do PNAES para a permanência e êxito do estudante em vulnerabilidade social do IFPI – Campus Parnaíba pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account