dc.description.abstract |
RESUMO: O presente trabalho pretende avaliar como o Programa de Atendimento ao Estudante
em Vulnerabilidade Social – Benefício Permanente, previsto na Política de Assistência
Estudantil do IFPI - POLAE, repercute no acesso, permanência e êxito no percurso
formativo dos estudantes da educação profissional técnica de nível médio na forma
integrada do Campus Parnaíba. Os objetivos específicos pautaram -se na
contextualização do processo de implementação da Política de Assistência Estudantil
do IFPI e sua materialização no Campus Parnaíba-PI; e proposição de estratégias que
possibilitem melhor desempenho acadêmico bem como monitoramento e controle à
evasão e reprovação escolar. Trata-se de um estudo no qual os procedimentos
técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com
abordagem quantitativa afim de correlacionar os indicadores educacionais
(aprovação, reprovação e evasão) dos estudantes beneficiários do Benefício
Permanente no período de 2015 a 2018. As análises de dados foram norteadas a
partir do referencial teórico contando com a utilização de software de planilha
eletrônica Excel 2010. Conclui-se que os índices de aprovação são maiores em
relação aos índices de reprovação e evasão entre estudantes beneficiários do
Benefício Permanente, infere-se que o referido benefício garante o êxito acadêmico;
observou-se uma flutuação com relação às taxas de evasão, os anos com índices
elevados desse fenômeno foram observados no período de 2015 e 2016, já as taxas
de reprovação entre estudantes beneficiários do Benefício Permanente são maiores
que as taxas de evasão. Recomenda-se, portanto, um acompanhamento integral dos
estudantes pela equipe interdisciplinar, identificando as principais dificuldades
enfrentadas no ambiente educacional, e que sejam adotadas institucionalmente
medidas como forma de pacificar essas taxas. Sugere-se também, estudos com
abordagem qualitativa no tocante ao acompanhamento e concepção do estudante
beneficiário, apontando o significado que o Programa de Atendimento ao Estudante
em Vulnerabilidade Social tem para a permanência e êxito acadêmico.
ABSTRACT: The present work intends to evaluate how the Program of Student Assistance in Social
Vulnerability - Permanent Benefit, foreseen in the IFPI - POLAE Student Assistance
Policy, impacts on the access, permanence and success in the formative path of the
students of the technical vocational education of the high school. Integrated form of
the Parnaíba Campus. The specific objectives were based on the contextualization of
the implementation process of the IFPI Student Assistance Policy and its
materialization in the Parnaíba-PI Campus; and proposing strategies that enable better
academic performance as well as monitoring and control of school dropout and failure.
This is a study where the technical procedures used were bibliographic, documentary
and field research, with quantitative approach where correlated the educational
indicators (approval, disapproval and dropout) of students benefiting from the
Permanent Benefit from 2015 to 2018. Data analysis was based on the theoretical
framework using Excel 2010 software. It can be concluded that the approval rates are
higher in relation to the failure and dropout rates among students benefiting from the
Permanent Benefit. Said benefit guarantees academic success; There was a
fluctuation in the dropout rates, the years with high rates of this phenomenon were
observed in 2015 and 2016, while the failure rates among students benefiting from the
Permanent Benefit are higher than the dropout rates. Therefore, it is recommended
that students be fully monitored by the interdisciplinary team, identifying the main
difficulties faced in the educational environment, and that measures be taken
institutionally to pacify these rates. It is also suggested studies with a qualitative
approach regarding the monitoring and conception of the beneficiary student, pointing
out the meaning that the Social Vulnerability Student Care Program has for academic
permanence and success. |
pt_BR |