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RESUMO: Pretendemos com esta dissertação apresentar uma proposta metodológica aos professores de
filosofia da rede estadual de educação da cidade de Gilbués -PI, que articule os conceitos
estruturadores da temática política/cidadania com o exercício do poder político dos educ andos
como cidadãos. O desenvolvimento dessa proposta parte da seguinte problemática: que tipo
de metodologia prática pode contribuir para a formação de um sujeito livre e consciente do
seu dever cívico numa aula de filosofia? Nesse sentido, partindo do princípio de que o
conceito de democracia deliberativa é compreendido como um modelo ou processo de
deliberação no qual, necessariamente, acontece o debate público, apresentamos o
procedimento da razão pública rawsiano como uma possível ferramenta de ensino para uma
prática metodológica que objetiva ampliar as discussões sobre a formação de um cidadão
crítico e consciente. A partir desse ponto, é necessário que se compreenda o procedimento da
filosofia política de John Rawls como espaço em que se discutem questões fundamentais, que
sempre visam ao bem comum. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se na teoria
política de John Rawls. Entretanto, levando em consideração que o ensino de filosofia,
impreterivelmente, precisa ser amparado por aspectos lega is, fez-se necessária uma análise
documental, a qual permitiu conceber uma ideia concreta, sem preconceito, sobre o status da
filosofia como disciplina no sistema educacional nacional em diferentes períodos da história.
Essa análise permitiu que algumas questões sobre a filosofia como disciplina e a educação
cidadã como proposta temática integrassem-se ao processo de discussão, sem ideias
preconcebidas. Verdade seja dita, não é de hoje que a filosofia encontra resistência para
firmar-se como disciplina, assim como a educação para a cidadania, muitas vezes, é vista com
desconfiança pelos docentes da área. Por isso, esperamos que o conjunto de referências
empregado para o desenvolvimento teórico desta dissertação cumpra dois propósitos
específicos: quebre preconceitos e enriqueça o debate sobre práticas metodológicas para o
ensino de filosofia.
ABSTRACT: With this dissertation, we intend to present a methodological proposal to philosophy
professors of the state education network in the city of Gilbués -PI, which articulates the
structuring concepts of the political/citizenship theme with the exercise of political power by
students as citizens. The development of this proposal starts from the following problematic:
what kind of practical methodology can contribute to the formation of a free subject, aware of
his civic duty in a philosophy class? In this sense, assuming that the concept of deliberative
democracy is understood as a model or process of deliberation in which public debate
necessarily takes place, we present the Rawsian public reason procedure as a possible
teaching tool for a methodological practice that aims to expand discussions on the forma tion
of a critical and conscientious citizen. From this point onwards, it is necessary to understand
the procedure of John Rawls's political philosophy as a space in which fundamental issues are
discussed, which are always aimed at the common good. The the oretical foundation of this
work is based on the political theory of John Rawls. However, taking into account that the
teaching of philosophy, imperatively, needs to be supported by legal aspects, a documental
analysis was necessary, which allowed the conception of a concrete idea, without prejudice,
about the status of philosophy as a discipline in the national educational system in different
periods of history. This analysis allowed some questions about philosophy as a discipline and
citizen education as a thematic proposal to be integrated into the discussion process, without
preconceived ideas. Truth be told, it is not new that philosophy finds resistance to establish
itself as a discipline, just as education for citizenship is often viewed with suspicio n by
professors in the area. Therefore, we hope that the set of references used for the theoretical
development of this dissertation fulfills two specific purposes: it breaks prejudices and
enriches the debate on methodological practices for the teaching of philosophy. |
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