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O ENSINO DE FILOSOFIA COMO CONCEPÇÃO CRÍTICA A PARTIR DE KARL POPPER

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dc.contributor.author FARIAS, Francisco Kleber
dc.date.accessioned 2022-09-28T17:23:04Z
dc.date.available 2022-09-28T17:23:04Z
dc.date.issued 2022-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2855
dc.description Orientador: Prof. Dr. Gildásio Guedes Examinador interno: Profa. Dra. José Renato de Araújo Sousa Examinador externo: Prof(a) Dr(a). Tiago Tendai Chingore (UL) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Karl Raimund Popper é um dos filósofos mais bem-conceituados no que diz respeito à Filosofia das Ciências. O mesmo faz uma revisão radical do empirismo por meio da precedência da teoria, provocando assim uma virada na forma de se perceber o método científico. Para ele o conhecimento científico começa com uma teoria que antecede aos testes observacionais; estes, por sua vez, servem apenas como tentativas de falsificação da teoria. Já no que se refere à filosofia, Popper afirma que tais teorias são desprovidas da característica da refutabilidade, pois as mesmas não podem ser testadas empiricamente, porém, nem por isso elas deixam de ser relevantes, pois suscitam discussões importantes a partir do questionamento dos problemas que as originaram. Percebe-se claramente uma postura ou atitude crítica de Popper quanto às suas concepções acerca do que é ciência e do que é filosofia àquilo que chamou de conhecimento do senso comum. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma proposta de intervenção filosófica a partir desta atitude crítica de Popper visando uma semelhante atitude por parte dos alunos de filosofia do Ensino Médio. Esta pesquisa é totalmente bibliográfica, sendo utilizados para a realização da mesma livros impressos e digitais e ainda periódicos retirados da internet. Adotamos o pressuposto de que, se o ensino de filosofia for realizado a partir de uma concepção de filosofia que seja essencialmente crítica, também os alunos serão levados ao próprio ato ou processo do filosofar criticando suas próprias teorias de senso comum e, dessa forma, melhorar a partir da identificação e eliminação de seus erros. ABSTRACT: Karl Raimund Popper is one of the most highly regarded philosophers with regard to the Philosophy of Sciences, he makes a radical revision of empiricism through the precedence of theory, thus causing a turn in the way of perceiving the scientific method, f or him the Scientific knowledge begins with a theory that precedes observational tests, these, in turn, serve only as attempts to falsify the theory. With regard to philosophy, Popper states that such theories are devoid of the characteristic of refutability, as they cannot be tested empirically, but they are nevertheless not relevant, as they raise important discussions from the questioning of the problems that originated. One can clearly perceive a critical posture or attitude by Popper regarding his conceptions about what is science and what is philosophy to what he called common sense knowledge. The objective of this work is to present a proposal for a philosophical intervention based on Popper's critical attitude, aiming at a similar attitude on the part of high school philosophy students. This research is completely bibliographic, being used to carry out the same printed and digital books and journals removed from the internet. We adopt the assumption that, if the teaching of philosophy is carried out from a conception of philosophy that is essentially critical, the students will also be led to the very act or process of philosophizing, criticizing their own common sense theories and, in this way, improving from the identification and elimination of its errors. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Filosofia – Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Falseabilidade pt_BR
dc.subject Popper, Karl Raimund - 1902-1994 pt_BR
dc.subject Racionalismo crítico pt_BR
dc.subject Senso comum pt_BR
dc.subject Filosofia inglesa pt_BR
dc.subject Teaching philosophy pt_BR
dc.subject Falsifiability pt_BR
dc.subject Critical rationalism pt_BR
dc.subject Common sense pt_BR
dc.title O ENSINO DE FILOSOFIA COMO CONCEPÇÃO CRÍTICA A PARTIR DE KARL POPPER pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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