Abstract:
RESUMO: Karl Raimund Popper é um dos filósofos mais bem-conceituados no que diz respeito à
Filosofia das Ciências. O mesmo faz uma revisão radical do empirismo por meio da
precedência da teoria, provocando assim uma virada na forma de se perceber o método
científico. Para ele o conhecimento científico começa com uma teoria que antecede aos testes
observacionais; estes, por sua vez, servem apenas como tentativas de falsificação da teoria. Já
no que se refere à filosofia, Popper afirma que tais teorias são desprovidas da característica da
refutabilidade, pois as mesmas não podem ser testadas empiricamente, porém, nem por isso
elas deixam de ser relevantes, pois suscitam discussões importantes a partir do
questionamento dos problemas que as originaram. Percebe-se claramente uma postura ou
atitude crítica de Popper quanto às suas concepções acerca do que é ciência e do que é
filosofia àquilo que chamou de conhecimento do senso comum. O objetivo deste trabalho
consiste em apresentar uma proposta de intervenção filosófica a partir desta atitude crítica de
Popper visando uma semelhante atitude por parte dos alunos de filosofia do Ensino Médio.
Esta pesquisa é totalmente bibliográfica, sendo utilizados para a realização da mesma livros
impressos e digitais e ainda periódicos retirados da internet. Adotamos o pressuposto de que,
se o ensino de filosofia for realizado a partir de uma concepção de filosofia que seja
essencialmente crítica, também os alunos serão levados ao próprio ato ou processo do
filosofar criticando suas próprias teorias de senso comum e, dessa forma, melhorar a partir da
identificação e eliminação de seus erros.
ABSTRACT: Karl Raimund Popper is one of the most highly regarded philosophers with regard to the
Philosophy of Sciences, he makes a radical revision of empiricism through the precedence of
theory, thus causing a turn in the way of perceiving the scientific method, f or him the
Scientific knowledge begins with a theory that precedes observational tests, these, in turn,
serve only as attempts to falsify the theory. With regard to philosophy, Popper states that such
theories are devoid of the characteristic of refutability, as they cannot be tested empirically,
but they are nevertheless not relevant, as they raise important discussions from the
questioning of the problems that originated. One can clearly perceive a critical posture or
attitude by Popper regarding his conceptions about what is science and what is philosophy to
what he called common sense knowledge. The objective of this work is to present a proposal
for a philosophical intervention based on Popper's critical attitude, aiming at a similar attitude
on the part of high school philosophy students. This research is completely bibliographic,
being used to carry out the same printed and digital books and journals removed from the
internet. We adopt the assumption that, if the teaching of philosophy is carried out from a
conception of philosophy that is essentially critical, the students will also be led to the very
act or process of philosophizing, criticizing their own common sense theories and, in this way,
improving from the identification and elimination of its errors.