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VALIDAÇÃO CLÍNICA DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE CONHECIMENTO DAS AÇÕES PREVENTIVAS DE SÍNDROME METABÓLICA EM ADOLESCENTES

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dc.contributor.author ROCHA, Mariana Rodrigues da
dc.date.accessioned 2022-09-28T14:04:23Z
dc.date.available 2022-09-28T14:04:23Z
dc.date.issued 2022-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2853
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Roberta Vilarouca da Silva Examinadora externa: Profa. Dra. Thereza Maria Magalhães Moreira (UECE) Examinador interno: Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges Examinadora suplente: Profa. Dra. Ana Larissa Gomes Machado pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) constitui grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Ultimamente, os estudos têm demonstrado sua frequente presença entre crianças e adolescentes. Dessa forma, as ações educativas para orientação dos adolescentes devem ser intensificadas e aprimoradas, para evitar o desenvolvimento de seus fatores de risco. O uso de cartilhas educativas é uma estratégia de educação em saúde relevante para promover conhecimento sobre SM. Objetivo: Validar clinicamente uma cartilha educativa para promoção do conhecimento sobre prevenção da SM em adolescentes. Método: Estudo quase experimental, realizado no ano de 2020 com 37 adolescentes de cinco escolas públicas da rede estadual de Picos-PI. Foi realizado em duas fases: 1) desenvolvimento de roteiro de questões sobre prevenção da SM e sua validação de conteúdo por 17 especialistas; 2) quase-experimento com implementação da intervenção educativa com a cartilha “Síndrome Metabólica: como me prevenir?”, e avaliação do nível de conhecimento dos adolescentes pré e pós-leitura via roteiro de questões. Para analisar a validade de conteúdo do roteiro de questões foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (≥ 0,78) e teste binomial, considerando nível de significância de 5%. A análise do efeito da intervenção educativa no conhecimento dos adolescentes sobre o tema foi verificada por meio do teste de McNemar, considerando 5% de nível de significância. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí no parecer 3.644.984. Resultados: O roteiro de questões foi validado com IVC total de 0,86. Três assertivas foram eliminadas (IVC<0,78). No teste binomial, a maioria das questões obteve p>0,05, confirmando a concordância das respostas dos itens entre os juízes. Com relação à avaliação do efeito da intervenção no conhecimento dos adolescentes, o percentual de acerto das questões sobre o tema no pós-teste foi igual ou superior em sua maioria, sem diferença significativa entre o pré e pós-teste, exceto no item “11 - Atualmente o número de crianças e adolescentes com a síndrome metabólica é cada vez maior” (p=0,031). Sobre a situação geral do conhecimento dos adolescentes, 45,9% melhoraram seu conhecimento, sem diferença significativa na melhoria da pontuação total (p = 0,067). Conclusão: O conhecimento foi maior em quase metade dos adolescentes no pós-teste, sem estatística significativa e a intervenção (leitura da cartilha educativa) contribuiu na melhoria do conhecimento em um item do roteiro de questões. O roteiro de questões foi validado quanto ao conteúdo, configurando-se instrumento adequado para avaliar conhecimento de adolescentes sobre SM. ABSTRACT: Introduction: Metabolic Syndrome (MS) is a serious public health problem in Brazil and worldwide. Lately, studies have shown its frequent presence among children and adolescents. Thus, educational actions to guide adolescents should be intensified and improved, to avoid the development of their risk factors. The use of educational booklets is a relevant health education strategy to promote knowledge about MS. Objective: Clinically validate an educational booklet to promote knowledge about MS prevention in adolescents. Methods: Quasi-experimental study, carried out in 2020 with 37 adolescents from five public schools in the state network of Picos-PI. It was carried out in two phases: 1) development of a script for questions about prevention of MS and its content validation by 17 specialists; 2) quasi-experiment with the implementation of the educational intervention with the booklet "Metabolic Syndrome: how to prevent me?", And assessment of the level of knowledge of pre and post-reading adolescents via the question script. To analyze the content validity of the questionnaire, the Content Validity Index (≥ 0,78) and binomial test were calculated, considering a significance level of 5%. To estimate the statistical reliability of the validation instrument answered by the judges, Cronbach's Alpha coefficient (> 0,70) was calculated. The analysis of the effect of the educational intervention on the adolescents' knowledge on the theme was verified through the McNemar test, considering 5% of significance level. The study was approved by the Ethics and Research Committee of the Federal University of Piauí in opinion 3.644.984. Results: The questionnaire was validated with a total CVI of 0,86. Three assertions were eliminated (CVI <0,78). In the binomial test, most questions obtained p> 0,05, confirming the agreement of the item answers between the judges. Regarding the assessment of the effect of the intervention on the knowledge of the adolescents, the percentage of correct answers to questions on the theme in the post-test was mostly equal or higher, with no significant difference between the pre and post-test, except in item “11 - Currently, the number of children and adolescents with the metabolic syndrome is increasing ”(p = 0,031). Regarding the general situation of knowledge of adolescents, 45,9% improved their knowledge, with no significant difference in improving the total score (p = 0,067). Conclusion: Knowledge was greater in almost half of the adolescents in the post-test, without significant statistics and the intervention (reading the educational booklet) contributed to the improvement of knowledge in an item in the questionnaire. The questionnaire was validated in terms of content, becoming an appropriate instrument to assess adolescents' knowledge about MS. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Adolescente - Síndrome X Metabólica pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional - Estudos de validação pt_BR
dc.subject Teenager - Metabolic X Syndrome pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Educational technology - Validation studies pt_BR
dc.title VALIDAÇÃO CLÍNICA DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE CONHECIMENTO DAS AÇÕES PREVENTIVAS DE SÍNDROME METABÓLICA EM ADOLESCENTES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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