Abstract:
RESUMO: Este estudo sobre a prática docente de professores da Educação Infantil em classes com
agrupamento de Multiidade no Campo apresenta-se na modalidade de uma abordagem
etnográfica, objetivando analisar como se desenvolve a prática docente dos professores da
Educação Infantil em classes com agrupamento de Multiidade no contexto do Campo no
município de Altos (PI). A partir do problema de pesquisa: como se desenvolve a prática
docente dos professores da Educação Infantil em classes com agrupamento de Multiidade no
Campo, no município de Altos (PI)? A relevância deste estudo consiste em produzir novos
conhecimentos sobre a temática e convocar o meio educacional e a sociedade, quanto à
necessidade de pesquisas, visto que ainda são incipientes os estudos que discutem a Educação
Infantil do Campo com agrupamentos de Multiidade. As interlocutoras do estudo são quatro
professoras que ministram aula na Educação Infantil em classes com agrupamento de
Multiidade em uma escola da rede municipal de ensino de Altos (PI), localizada no Campo. Os
procedimentos metodológicos utilizados para a construção dos dados são: observação
participante, com diário de campo e a entrevista narrativa. Os aportes teóricos e metodológicos
estão organizados a partir das categorias, dentre outros: Educação Infantil e Infância, Oliveira
(2007, 2012); Prática Docente, Franco (2012); Educação do Campo e Educa ção Infantil do
Campo, Caldart (2003), Silva e Pasuch (2010); Pesquisa Etnográfica, Angrosino (2009), Lüdke
e André (1986); Análise do Discurso Crítica - ADC, Fairclough (2008, 2012) e documentos
oficiais. Os dados empíricos obtidos a partir dos discursos das interlocutoras foram organizados
e analisados conforme as orientações da ADC permitem, entre outras conclusões, afirmar -se
que há contingências materiais, estruturais e infraestruturais que comprometem o trabalho
docente em classes no Campo e consequentemente o desenvolvimento das crianças; há a
necessidade de proposta educativa articulada ao contexto sócio histórico e cultural das crianças
da Educação Infantil do Campo, assim como de adesão a uma Proposta Pedagógica legítima
dos agrupamentos de Multiidade ou da proposta etapista.
ABSTRACT: The present research aims to analyze how the pedagogical practices are developed in multi-ages groupings classes of Early Childhood Education from the countryside area in Altos (PI).
This study has an ethnographic approach and is based on the research problem: how is the
pedagogical practices of Early Childhood Education teachers developed in multi-ages
groupings classes from the countryside area in Altos (PI) ? It is expected this study to produce
new knowledge and aware the educational environment and society on the need of researching
this topic, since studies that discuss Childhood Education in the Countryside on multi-ages
groupings are still incipient. In addition, this research is a pioneering investigation in this
municipality. The study's interlocutors are four teachers who teach in Early Childhood
Education in multi-ages groupings classes in a school from Altos (PI). The methodological
procedures used to collect the data were: participant observation, with field diary and narrative
interview. Theoretical and methodological references are organized according to the categories,
among others: Early Childhood Education, Oliveira (2007, 2012); Teaching Practice, Franco
(2012); Rural Education and Early Childhood Education, Caldart (2003), Silva e Pasuch (2010);
Ethnographic Research, Angrosino (2009), Lüdke and André (1986); Critical Discourse
Analysis, Fairclough (2008, 2012), and official documents. The empirical data obtained from
the speeches of the interlocutors were organized and analyzed according to the guidelines of
ADC allowed, among other conclusions, to affirm that there are material, structural and
infrastructural contingencies that compromise teaching work in classes from the countryside
areas and, consequently, the development of children; in addition, there is a need for an
educational proposal linked to the socio-historical and cultural context of the children of Early
Childhood Education. Therefore, this study highlights that it is necessary to suggest proposals
for more consistent and targeted teaching guidance for teachers working in multi-grade classes
in the countryside, as well as adherence to a legitimate Pedagogical Proposal from the multi-ages groupings or the stage proposal.