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RESUMO: O texto apresenta o resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores do ensino médio, tendo como objeto de estudo a cultura escolar e o desenvolvimento profissional do professor do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Formação de professores e práticas da docência, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – PPGE/UFPI e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC). O estudo foi orientado pela questão/problema: Como a formação continuada se constitui em cultura escolar e contribui para o desenvolvimento profissional do professor do Ensino Médio que atua em escolas de tempo integral? Tendo como objetivos geral e específicos, respectivamente: Analisar a contribuição da formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor do Ensino Médio, com vistas a constituição de uma cultura de formação no espaço escolar e, identificar professores de Ensino Médio que participaram dos programas de formação continuada; caracterizar a contribuição da formação continuada no espaço escolar para o desenvolvimento profissional do professor e, compreender os desafios enfrentados para a constituição de uma cultura escolar de formação, em escolas de tempo integral. Fundamentada teoricamente em: Dominique Julia (2001), Laraia (2001), Torra (2014), Freire (2019), Imbernón (2016), Morin (2015), Nóvoa (1992), Cunha (2015), Giroux (1997), Hobold (2018), Charlot (2000), Franco (2016), Roldão (2010) dentre outros. A metodologia utilizada reúne as abordagens qualitativa e quantitativa, fundamentada em pressupostos que reconhecem a convergência dos dados objetivos obtidos a partir de banco de dados: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Participaram como colaboradores 315 professores lotados em 69 Centros Estaduais de Tempo Integral (CETI), por meio de questionários e entrevistas. Os dados coletados foram organizados em categorias segundo Bardin (2011), com o apoio do Software IRAMUTEQ (CAMARGO; JUSTO, 2016), na análise estatística sobre corpus textuais, identificando a frequência das palavras. A interpretação dos dados produzidos fundamentou-se em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2000). Sendo assim, foi utilizada a técnica: Análise Argumentativa do Discurso na abordagem qualitativa e o Teste T de Student (GAUTHIER: HAWLEY, 2014), na descrição da abordagem quantitativa. Os resultados revelam que a formação continuada tem abordado conteúdos diversos e pertinentes às necessidades do estudante e as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano escolar o que faz com que gradativamente vá se constituindo a cultura escolar de formação no lócus onde realmente a ação se realiza. No entanto, as experiências formativas são marcadas por desafios e superação, gerando diálogos que têm favorecido a compreensão do professor e a percepção do estudante em sua singularidade sobre a valorização da escola de tempo integral. Assim percebe-se o processo de mudança como consequencia da formação. Conclui-se então, que a formação continuada na escola contribui para o desenvolvimento profissional do professor do ensino médio e se faz presente na cultura escolar nos CETIs, modificando práticas, criando raízes e fortalecendo as relações no contexto escolar.
ABSTRACT: The text introduces the results of research on continuing education for high school teachers, having as object of study the school culture and the professional development of high school teachers from the state education system. It is linked to the research line: Teacher Training and Educational Practice, from the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Piauí – PPGE/UFPI, and the Interdisciplinary Research Center of Curriculum Practices and Training of Education Professionals (NIPPC). The following question/issue guides the study: “How does continuing education constitute school culture and contribute to the professional development of high school teachers who work in full-time schools?”. The general objective and the specific are: analyze the contribution of continuing education to the professional development of high school teachers, aiming at the constitution of a culture of continuous learning in the school space; to identify high school teachers who participated in continuing education programs; to characterize the contribution of continuing education in the school space for the teacher's professional development; and, to understand the challenges faced in the constitution of a school culture of education in full-time schools. This study was theoretically based on: Dominique Julia (2001), Laraia (2001), Torra (2014), Freire (2019), Imbernón (2016), Morin (2015), Nóvoa (1992), Cunha (2015), Giroux (1997), Hobold (2018), Charlot (2000), Franco (2016), Roldão (2010) among others. The methodology used encompasses the qualitative and quantitative approaches, based on assumptions that recognize the convergence of objective data obtained from the following databases: the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the State Department of Education (SEDUC). An amount of 315 teachers from 69 Full-Time Education Centers (CETI) participated as collaborators, through questionnaires and interviews. The collected data were organized into categories according to Bardin (2011), with the support of the software IRAMUTEQ (CAMARGO; JUSTO, 2016) in order to perform the statistical analysis on the textual corpus and identify the frequency of words. The interpretation of the data produced was based on Perelman and Olbrechts-Tyteca (2000). Thus, the Argumentative Discourse Analysis was used in the qualitative approach and the Student's t-test (GAUTHIER: HAWLEY, 2014) was used in the description of the quantitative approach. The results reveal that continuing education has addressed diverse and relevant content to the needs of students and the difficulties faced by teachers in everyday school life, which gradually builds the culture of continuous learning in the locus where the action actually takes place. However, the formative experiences are marked by challenges and resilience, creating dialogues that have favored the teacher's understanding and the student's perception in their singularity about the value of full-time school. Hence, the process of change is perceived as a consequence of the training. Thus, we conclude that in-school continuing education contributes to the professional development of high school teachers and is present in the school culture at CETIs, modifying practices, creating roots, and strengthening relationships in the school context. |
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