Abstract:
RESUMO: O objeto desta pesquisa é a aprendizagem docente constituída na experiência de formadores
de professores em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O problema de pesquisa
tem como questão: Em quais dimensões da aprendizagem docente de formadores de
professores, que constituída em experiências na prática pedagógica de Licenciatura em
Ciências Biológicas do IFPI, alteram seus modos de ensinar e ser formador e implicam seu
desenvolvimento profissional? O objetivo geral do estudo é investigar as dimensões da
aprendizagem docente de formadores de professores, constituída de experiências na prática
pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, que implicam o seu
desenvolvimento profissional. A tese central da investigação é: a aprendizagem docente se
constitui em dimensões nas experiências de formadores de professores na prática pedagógica
na Licenciatura em Ciências Biológicas, que alteram seus modos de ensinar e de ser
professor/formador, implicando seu desenvolvimento profissional docente. O estudo se
constitui com base numa hermenêutica fenomenológica como fundamento para a
compreensão da experiência e da linguagem cotidiana dos formadores como elementos da
pesquisa biográfico-narrativa. Neste estudo a pesquisa biográfico-narrativa se organiza a
partir das contribuições de Nóvoa e Finger (2010), Bolívar (2002), Dominicé (1990, 2010) e
de Josso (2002, 2006, 2010) no emprego do conceito de experiência formadora para
compreender a constituição da aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente.
Orienta-se pelas contribuições teóricas acerca da aprendizagem e desenvolvimento
profissional docente em Nóvoa (1992, 2017,2019), Garcia (1999), Pacheco e Flores (1999),
Marcelo e Vaillant (2012), Day (2001), Marcelo (1998, 2002), Roldão (2008) e Brito (2010,
2011, 2014), dentre outros. Este estudo qualitativo contou com a participação de 9 (nove)
formadores de professores que atuam na prática pedagógica da Licenciatura em Ciências
Biológicas em Campus do IFPI em Teresina. Na produção dos dados foi empregado a
pesquisa biográfico-narrativa, com uso de Entrevista Narrativa conforme Schütz (1979) e o
Ateliê Biográfico de Projeto a partir Delory-Momberger (2006, 2012, 2016). A análise de
conteúdo das narrativas ocorreu com base na sistematização proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999) e organizados em quatro eixos para a compreensão da
aprendizagem docente de formadores: 1) Formação e prática docente; 2) Experiência e
aprendizagem dos formadores de professores; 3) Prática pedagógica na Licenciatura em
Ciências Biológicas como contexto de experiências formadoras; 4) Biografia educativa –
possibilidades formativas do ateliê biográfico de projeto. As conclusões deste estudo apontam
que os formadores vivenciam experiências de aprendizagem em quatro dimensões do
desenvolvimento profissional docente: a participação, a autonomia, o conhecimento
profissional e a compreensão pessoal. E informam que a prática pedagógica se constitui
contexto de experiências formadoras para os formadores de professores, que manifestam sua
compreensão da aprendizagem como um processo que acontece nas vivências tomadas em
experiência ao longo da vida. Confirmando assim, a tese deste estudo.
ABSTRACT: The object of this search is the teaching learning constituted on experience from teachers on
Biological Science Graduation Course. The searche’s problem teaching learning of teachers
constituted on experience come from pedagogical pratice of IFPI Biological Science
Graduation Course, that moves their way to teaching and being a transformer and the
professional development¿ the general goal from this study is investigates the dimensions of
teaching learning of teaches constituted of experiences in pedagogical pratice on IFPI
Biological Science Graduation Course, that inplies the year professional development. The
meanigfull thesis of invatigation is: teaching learning constituted in dimensions on experience
of form theacher on pedagogical pratice on Biological Science Graduation Course that move
their way to teaching and to be teacher\former, that inplies teaching professional
development. This study concerns about a hermeneutics phenomenological base, founding the
understandy the exeperience and popular language from formers as an elements of the
biography-narrative search. In this study the biography-narrative’s searche organizes from the
contribute of Nóvoa and Finger (2010), Bolivar (2002), Dominicé (1990,2010) and Josso
(2002, 2006, 2010) on the employment of the concept in former experience for understand the
constitution of learning and teaching professional development. To guide from theorical
contributions around of learning and the teaches professional development in Nóvoa (1992,
2017, 2019), Garcia (1999), Pacheco and Flores (1999), Marcelo and Vaillant (2012), Da y
(2001), Marcelo (1998, 2002), Roldão (2008) and Brito (2010, 2011, 2014) and others. This
qualitative study enjoined nine (9) teachers formers whose act on pedagogical pratice on IFPI
Biological Science Graduation in IFPI Campus in Teresina. On production of the subjects was
employed the biographic-narrative searches with use of the narrative interview accord to
Schutz (1979) and the Biographic Project Studio comes from Delory-Momberger
(2006,2018,2016) the content’s analyze of the narratives occurried according with
sistematization comes from Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut (1999) and put it in four
questions to understand the teaching learning from the formers: 1) Formation and teaching
pratice 2) Experience and learning from the teachers formers 3) Pedagogical pratice on
Biological Science Graduation under a context of formers experiences 4) Education biography
– possible forms from the Biographic Project Studio. The conclusions show up that formers
live experiences of learning in for dimensions from the teaching professional development:
the participation, the autonomy, professional knowledge and personal understanding. It
indicates that pedagogical pratice constitute context of formers experience to teachers formers
whose show their undertanding as a prossess that happens on life took in experience all life
long. According so this tesis.