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O ENSINO SECUNDÁRIO NO PIAUÍ EM PÁGINAS DE JORNAIS (1942 – 1971)

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dc.contributor.author SILVA, Rogério de Medeiros
dc.date.accessioned 2022-09-27T12:34:12Z
dc.date.available 2022-09-27T12:34:12Z
dc.date.issued 2022-09-27
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2834
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Jane Bezerra de Sousa Examinadora externa: Profa. Dra. Rejane Meireles Amaral Rodrigues (UEMC) Examinador interno: Prof. Dr. Antônio de Pádua Carvalho Lopes Examinador externo: Prof. Dr. Cesar Augusto Castro (UFMA) Examinador interno: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho tem como temática o ensino secundário piauiense em páginas de jornais, no período de 1942 a 1971. Esse recorte temporal tem como início o ano de 1942, por coincidir com a promulgação da Lei Orgânica do Ensino Secundário, Lei 4.244/42, e o ano de 1971 como término, em virtude da implantação da Lei 5692/71. Estabelece-se como objetivo geral analisar o ensino secundário no Piauí, a partir das notas de jornais publicadas no ínterim supracitado. Especificamente, pretende-se: apresentar elementos referentes ao processo de oferta do ensino secundário do Piauí; evidenciar algumas das instituições que ofertavam ensino secundário no Piauí, a partir das informações divulgadas nos jornais; analisar a profissão docente e cultura escolar no ensino secundário, tendo como base a imprensa escrita. A pesquisa parte de estudo bibliográfico e hemerográfico/documental, por meio de notas de jornais coletadas no Arquivo Púbico do Piauí, Casa Anísio Brito e no sítio eletrônico do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, nos seguintes noticiosos: Gazeta, A Luz, O Dia, O Dominical, o Estado, Renascimento, O Piauí e O Cálamo. Neles, foram pré-analisadas 117 notícias, divididas nas categorias: comunicados e avisos, bolsas de estudos, prédio, exames, eventos escolares, alunos, diretores, professores, propaganda. Como referencial teórico, a análise fundamenta-se na Nova História Cultural ou História Nova – principalmente nos estudos de Le Goff (2003) – tendo sido através dessa corrente historiográfica que ocorreu o alargamento das fontes para a pesquisa histórica, dentre elas, os jornais. Não obstante, outros autores dialogam com a pesquisa, a exemplo de: Sousa (2016); Gil (1991); Galvão e Lopes (2010); Martins e Luca (2015); Fernandes (2008); Burke (2006); Stephanou e Bastos (2005); Barros (2012); Silva (1969); Romanelli (1999); Lopes (2012); Brito (1996); Mendes (2012). Ademais, ancorou-se em leis e reformas, como a Lei Orgânica do Ensino Secundário (4.244/42) e a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (4.024/61), as quais vigoraram no Brasil e no Piauí no período perscrutado. Assim, as páginas dos jornais piauienses revelaram as modificações do ensino secundário não só a partir das reformas apontadas, como também de suas instituições escolares, da profissão docente e da cultura escolar. Diante da análise dos noticiosos, foi possível ouvir as vozes de pais, diretores, estudantes e da própria sociedade que vivenciou aquele momento, promovendo um diálogo entre as notícias, os livros de história da educação piauiense e a legislação em vigor. Embora, outras modalidades de ensino tivessem espaço nos periódicos, o ensino secundário ganhou destaque, pelo seu caráter inovador e diversificado, também pela condição social dos estudantes deste ensino. ABSTRACT: The present work has as its theme Piauí's secondary education in newspaper pages, from 1942 to 1971. This time frame begins in 1942, as it coincides with the promulgation of the Organic Law on Secondary Education, Law 4.244/42, and the year 1971 as the end, due to the implementation of Law 5692/71. It is established as a general objective to analyze secondary education in Piauí, based on newspaper notes published in the interim mentioned above. Specifically, it is intended: to present elements related to the process of offering secondary education in Piauí; to evidence some of the institutions that offered secondary education in Piauí, based on information published in newspapers; to analyze the teaching profession and school culture in secondary education, based on the written press. The research starts from bibliographic and hemerographic/documentary study, through newspaper notes collected in the Public Archives of Piauí, Anísio Brito House and on the website of the Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, in the following news articles: Gazeta, A Luz, O Dia, O Dominical, o Estado, Renascimento, O Piauí e O Cálamo. In them, 117 news items were pre-analyzed, divided into the categories: announcements and notices, scholarships, building, exams, school events, students, directors, teachers, advertising. As a theoretical framework, the analysis is based on the New Cultural History or New History - mainly in the studies of Le Goff (2003) -it was through this historiographical current that the widening of sources for historical research occurred, among them, newspapers. However, other authors dialogue with the research, such as: Sousa (2016); Gil (1991); Galvão and Lopes (2010); Martins and Luca (2015); Fernandes (2008); Burke (2006); Stephanou and Bastos (2005); Barros (2012); Silva (1969); Romanelli (1999); Lopes (2012); Brito (1996); Mendes (2012). Furthermore, it was anchored in laws and reforms, such as the Organic Law on Secondary Education (4.244/42) and the first Law of Directives and Bases of Education (4.024/61), which were in force in Brazil and Piauí in the period under review. Thus, the pages of Piaui's newspapers revealed the changes in secondary education not only from the reforms mentioned, but also from their school institutions, the teaching profession and the school culture. In view of the analysis of the news, it was possible to hear parents, directors, students and the society itself that experienced that moment, promoting a dialogue between the news, the history books of Piauí education and the legislation in force. Although other teaching modalities had space in the journals, secondary education gained prominence, due to its innovative and diversified character, also due to the social of the students of this teaching. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino secundário pt_BR
dc.subject Educação - História pt_BR
dc.subject Imprensa piauiense pt_BR
dc.subject History of education pt_BR
dc.subject Secondary school pt_BR
dc.subject Piauí press pt_BR
dc.title O ENSINO SECUNDÁRIO NO PIAUÍ EM PÁGINAS DE JORNAIS (1942 – 1971) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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