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PEDAGOGIA INTERMULTICULTURAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS/OS PEDAGOGAS/OS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiência colaborativa

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dc.contributor.author SOUSA, Simone de Jesus Sena da Silva
dc.date.accessioned 2022-09-26T12:26:26Z
dc.date.available 2022-09-26T12:26:26Z
dc.date.issued 2022-09-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2826
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Examinadora externa: Profa. Dra. Rosa Aparecida Pinheiro (UFSCAR) Examinadora interna: Profa. Dra. Josânia Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa com o tema a interação entre a pedagogia intermulticultural e a prática pedagógica das/os pedagogas/os nos anos iniciais do Ensino Fundamental desenvolvida na modalidade de pesquisa-ação de abordagem colaborativa tem como problema d e pesquisa: como a pedagogia intermulticultural interage com as práticas pedagógicas d as (os) professoras (es) pedagogas (os) nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O norteamento do estudo segue o objetivo geral de investigar as interações da pedagogia intermulticultural com as prá ticas pedagógicas dos professores pedagogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para subsidiar as discussões teóricas conceituais se pauta nas contribuições de Candau (2008, 2009, 2010, 2016), Odina (2003, 2004), Pieroni, Fermino e Caliman (2014) entr e outros. A abordagem metodológica se configura como uma pesquisa-ação de abordagem colaborativa, pautada nos estudos de Pimenta (2005), na qual foi uso os dispositivos: encontro de participação, sessões reflexivas e a observação participante, tendo como campo de ocorrência uma escola municipal de ensino da rede pública de Teresina (PI), com a participação de seis pedagogas/os. A análise das observações e dos diálogos manifestados nas sessões reflexivas se desenvolveu baseada na técnica de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). A pesquisa é relevante diante do contexto histórico, que se caracteriza pela diversidade cultural e diferenças culturais, exigindo atenção dos profissionais da educação para a pedagogia crítica, reflexiva e inclusiva, questio nadora, que se referencie nas concepções intermulticulturais de educação, sociedade e formação humana. Os resultados obtidos evidenciaram que as interações da pedagogia intermulticultural são manifestadas com as práticas pedagógicas por meio de ações, post uras, comportamentos, atuação, valores, relações e interações, princípios culturais, diálogos, habilidades, competências, planejamentos, formações, reflexões, compromisso e responsabilidade enquanto profissional e pessoa sociocultural. Nessa perspectiva, confirma-se que a diversidade cultural e as diferenças culturais se apresentam nos espaços escolares, uma vez que os personagens que constituem o espaço escolar são pessoas com singularidades e especificidades diversas, as turmas são heterogêneas com níveis de aprendizagens diferentes, requerendo o desenvolvimento de metodologias diferentes e/ou diferenciadas, contextualizada com sua realidade, para a consolidação de aprendizagem adequada e significativa, visto que os alunos trazem para o interior da sala de aula traços culturais de origem da família e/ou comunidade e ao ser inseridos na escola descobrem a existência da cultura escolar. Oferecer conhecimento sobre as interações da pedagogia intermulticultural agregadas às práticas pedagógicas é um desafio para o sistema educativo, instituição escolar e para a/o pedagoga/o, contudo, gera a expansão, o reconhecimento, a valorização e a aceitação à diversidade cultural e as diferenças culturais, presente no espaço escolar. ABSTRACT: This research, titled as “intermulticultural pedagogy and the pedagogical practice of pedagogues in the early years of elementary school”, was carried out in the action-research modality with a collaborative approach. The study has its base on the research problem: how intermulticultural pedagogy interacts with pedagogical pract ices of teachers in the initial years of elementary school? The guidance of the study follows the general objective of investigating the interactions of intermulticultural pedagogy with the pedagogical practices of pedagogical teachers in the early years o f elementary school. The conceptual theoretical discussions are supported on the contributions of Candau (2008, 2009, 2010, 2016), Odina (2003, 2004), Pieroni, Fermino and Caliman (2014) among others. The methodological approach is characterized as an action research with a collaborative approach, based on the studies of Pimenta (2005), which were carried out through: participation meeting, reflective sessions and participant observation, in a municipal school at Teresina (PI). Six teachers/pedagogues contributed to the study . The analysis of the observations and dialogues expressed in the reflective sessions was carried out based on the content analysis technique proposed by Bardin (2016). The research is relevant since its historical context, which is characterized by cultural diversity and cultural differences, requiring the attention of education professionals for critical, reflective and inclusive pedagogy. This pedagogy approach is referenced in the intermulticultural conceptions of education, society a nd human formation. The results obtained showed that the interactions of intermulticultural pedagogy are highlighted with pedagogical practices through actions, postures, behaviors, performance, values, relationships and interactions, cultural principles, dialogues, skills, competences, planning, training, reflections, commitment and responsibility as a professional and sociocultural person. In this perspective, it is confirmed that cultural diversity and cultural differences are present in school spaces, since the characters that make up the school space are people with different singularities and specificities. In addition, classes are heterogeneous with different levels of learning, requiring the development of different and/or differentiated methodologie s, contextualized with their reality, in order to achieve t he consolidation of adequate and significant learning. Furthermore, students bring into the classroom cultural traces of family and/or community origin and when they are inserted in the school, they discover the existence of school culture. Therefore, offering knowledge about the interactions of intermulticultural pedagogy added to pedagogical practices is a challenge for the educational system, school institution and for the educator ; however, it generates the expansion, recognition, appreciation and acceptance of cultural diversity and cultural differences, which are present in the school space. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pedagogia intermulticultura pt_BR
dc.subject Prática pedagógica intermulticultural pt_BR
dc.subject Experiência colaborativa pt_BR
dc.subject Diálogo intercultural pt_BR
dc.subject Intermulticultural pedagogy pt_BR
dc.subject Intermulticultural pedagogical practice pt_BR
dc.subject Collaborative experience pt_BR
dc.subject Intercultural dialogue pt_BR
dc.title PEDAGOGIA INTERMULTICULTURAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS/OS PEDAGOGAS/OS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiência colaborativa pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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