Abstract:
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo geral investigar a prática docente de pedagogos que
ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais de Altos-PI, visando a compreensão das formas de produção de saberes da docência. São objetivos
específicos: a) Apresentar aspectos históricos do ensino de Ciências Naturais dos anos iniciais
do Ensino Fundamental; b) Compreender a formação em Ciências Naturais dos pedagogos; c)
Caracterizar a prática docente de pedagogos que ministram Ciências Naturais no 5º ano do
Ensino Fundamental; e d) Compreender as formas de produção de saberes docentes mobilizados
pelos pedagogos. Considerando a relevância do papel desse profissional em ensinar Ciências
Naturais, o problema de pesquisa tem o seguinte enunciado: como se desenvolve a prática
docente de pedagogos que ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental em
escolas municipais de Altos-PI, visando a compreensão de como ocorre a produção dos saberes
da docência? As vivências como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do âmbito
público da cidade de Teresina foi um dos vieses que contribuíram para cumprimento desta
pesquisa. Embora seja fato que o zelo atribuído as disciplinas da Língua Portuguesa e da
Matemática são ascendências fortes no currículo escolar, diante dessa perspectiva é visível a
secundarização das demais áreas que regem o currículo, inclusive a Ciências Naturais. A
construção do referencial teórico tem sustentação em Carvalho e Gil-Pérez (2011), Delizoicov
e Angotti (1994), Fracalanza e Megid Neto (2006), Fumagalli e Weissmann (1998), Krasilchik
(1987), Mendes Sobrinho (2002, 2008, 2014) – sobre o ensino de Ciências Naturais. Do mesmo
modo em: Franco (2001), Freire (2013), Pimenta e Lima (2004), Souza (2009), Thomazi e
Asinelle (2009), Veiga (2018) – prática docente. Como também em Borges (2001), Campos
(2012), Fiorentine (1998), Freire (1996), Gauthier (1998), Melo e Urbanetz (2009), Soares
(2010), Shulman (1987), Tardif (2014) e Pimenta (2012) – saberes docentes; dentre outros. São
utilizados também, documentos legais como as Leis Diretrizes e Base da Educação Nacional -LDBEN/96 (BRASIL, 1996), Parâmetros Curriculares da Educação (BRASIL, 1997), Pacto
Nacional de Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2015) e a Base Nacional Comum
Curricular (BRASIL, 2017). A abordagem é qualitativa e como técnica de coleta de dados foi
utilizada a entrevista semiestruturada. Os interlocutores são sete pedagogos do quadro efetivo
que ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas
municipais urbanas de Altos-PI. Em vista de compreender a prática desse profissional, a opção
foi pelo roteiro como instrumento de coleta de dados; que foram analisados e interpretados com
base nas orientações de Bardin (1977). As compreensões construídas, a partir dos resultados
analisados e discutidos evidenciam que os interlocutores se mostram empenhados em
desenvolver práticas utilizando materiais alternativos, adotando fontes inovadoras e de baixo
custo, diferenciando inteiramente do tradicional; são conscientes da carência de suporte, mas
abusam da criatividade, pois acreditam cooperar pela conscientização sobre os determinantes
que prezam pelo desenvolvimento sustentável do nosso país. Traçam uma sequência didática
de natureza contextualizada e investigativa no tocante de atividades teóricas, expositivas e
dialogadas sustentadas em vários projetos interdisciplinares.
ABSTRACT: This study aimed to investigate the science teaching pedagogy of fifth grade teachers from
municipal schools in Altos-PI in order to understanding the ways of teaching knowledge
building. In addition, the study presents the historical aspects of science teaching in the early
years of Elementary School, an understanding on the training of pedagogues on Natural
Sciences, a characterization of the teaching approaches of pedagogues who teach Natural
Sciences in the 5
th
grade of Elementary School, and an understanding on the ways of teaching
knowledge building guide by pedagogues. Considering the relevance of this professional in
teaching Natural Sciences, the research problem has the following statement: how is the
teaching approaches of teaching natural science build in the 5
th
grade of Elementary Education
municipal schools in Altos-PI, regarding building of teaching knowledge? Experiences as a
teacher in the early years of public elementary school in Teresina-PI was one of the biases that
contributed to the fulfillment of this research. Although the zeal attributed to Portuguese
Language and Mathematics subjects is strong ascendant in the school curriculum, it is also
visible that the other areas that govern the curriculum are placed in the background, including
Natural Sciences. This study has a theoretical framework on the teaching of Natural Sciences
based on Carvalho and Gil-Pérez (2011), Delizoicov and Angotti (1994), Fracalanza and Megid
Neto (2006), Fumagalli and Weissmann (1998), Krasilchik (1987), Mendes Sobrinho (2002,
2008, 2014). In addition, regarding the teaching approaches this study is based on: Franco
(2001), Freire (2013), Pimenta e Lima (2004), Souza (2009), Thomazi and Asinelle (2009),
Veiga (2018). Regarding the teaching knowledge: Borges (2001), Campos (2012), Fiorentine
(1998), Freire (1996), Gauthier (1998), Melo and Urbanetz (2009), Soares (2010), Shulman
(1987), Tardif (2014) and Pimenta (2012), among others. In addition, it was used legal
documents such as the Laws and Guidelines for National Education - LDBEN/96 (BRAZIL,
1996), National Curriculum Parameters for Education (BRAZIL, 1997), the National Pact for
Literacy at Proper Age - PNAIC (BRAZIL, 2015), and the Base National Common Curriculum
(BRASIL, 2017). This study has a qualitative approach and semi-structured interviews were
used as data collection method. The interlocutors were seven permanent staff educators who
teach Natural Sciences in the 5
th
grade of Elementary Education, in urban public schools in
Altos-PI. In order to understand their teaching approaches, it was used a script as a data
collection instrument, which was analyzed and interpreted based on the guidelines of Bardin
(1977). The knowledge acquired from the results and discussions showed that the interlocutors
are committed to developing practices using alternative materials, adopting innovative and low-cost sources, which is entirely differentiating from the traditional. In addition, they are aware
on the lack of support, but they use a lot of creativity, since they believe it is a way of
cooperating to raise the awareness about the determinants they value for the sustainable
development of our country. Finally, they outline a contextualized and investigative didactic
sequence regarding theoretical, expository and dialogued activities supported by various
interdisciplinary projects.