Repositório Institucional da UFPI

APRENDER COM A DIVERSIDADE: narrativas de um corpo para além da sala de aula

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Kácio dos Santos
dc.date.accessioned 2022-09-23T11:14:15Z
dc.date.available 2022-09-23T11:14:15Z
dc.date.issued 2022-09-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2822
dc.description Orientador: Prof. PhD. Francis Musa Boakari Examinadora interna: Shara Jane Holanda Costa Adad Examinador externo: Prof. Dr. Feliciano José Bezerra Filho (UESPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O corpo, no decorrer da história da humanidade recebeu diversas classificações dentro de narrativas estruturadas em relações de poder. As categorias como raça, gênero e classe, foram fundamentais para a construção de estereótipos de subalternidade, em que a escola pode ser um meio tanto de estimular, como também de combater processos de exclusão e preconceitos, como o racismo. Nesse sentido, esta pesquisa foi elaborada em torno da seguinte problemática: como corpos subalternizados podem narrar suas próprias experiências de superação no ensinar/aprender em contextos escolares e não escolares? A pesquisa foi escrita a partir da análise de vivências próprias do pesquisador que perpassam a infância (dentro e fora da sala de aula) até a práxis profissional, como professor. Foram elencadas quatro memórias/histórias, todas narradas de modo não linear, e têm como fio condutor a percepção própria de um corpo marcado por processos de exclusões e resistências. As histórias foram construídas em constante movimento no qual, ora está dentro da própria memória, ora tenta olhar de fora dela. A pesquisa revelou que narrativas próprias são importantes para a compreensão de narrativas maiores como as estruturas de poder, ficando evidenciado também que estas “pequenas” histórias são capazes de nos ensinar sobre como lidar com estas estruturas, deslocando-as e ressignificando-as mesmo que, em micro movimentos. A pesquisa buscou estabelecer diálogo com outras narrativas, recorrendo assim a Michael Foucault (2000); André Lepecki (2009); Frantz Fanon (2008); Gayatri Spivak (2010); Walter Benjamin (2002); Bakhtin (2003); Walter Mignolo (2008), Aníbal Quijano (2005) e Setenta (2008). ABSTRACT: The body throughout the history of human history has several classifications within narratives structured in power relations. As categories such as race, gender and class, they were fundamental to the construction of stereotypes of subordination, where the school can be a means of both stimulating, as well as combating processes of exclusion and prejudice, such as racism and homophobia. In this sense, this research was elaborated on the following problem: How can subordinate bodies narrate their own experiences of overcoming teaching / learning in school and non-school contexts? The research was written from the analysis of the researcher's own experiences, lived experiences that go from childhood (inside and outside the classroom) to professional praxis, as a teacher. Four memories / stories were li sted, all of them narrated in a non-linear way, and the guiding thread is the perception of a body marked by exclusion and resistance processes. The stories were built in a constant movement where, either it is inside the memory itself, or it tries to look outside it. The research revealed that own narratives are important for the understanding of larger narratives as structures of power, and it is also evident that these “small” stories are capable of teaching us how to deal with these structures, displacing and reframing them even though, in micro movements. The search sought to establish dialogue with other narratives, thus using Michael Foucault (2000); André Lepecki (2009); Frantz Fanon (2008); Gayatri Spivak (2010); Walter Benjamin (2002); Bakhtin (2003); Walter Mignolo (2008), Aníbal Quijano (2005) and Setenta (2008). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Corpo-narrativa pt_BR
dc.subject Subalternidade pt_BR
dc.subject Body - Narrative pt_BR
dc.subject Subalternity pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title APRENDER COM A DIVERSIDADE: narrativas de um corpo para além da sala de aula pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account