Repositório Institucional da UFPI

GAMEFORKIDS: uma proposta de gamificação na educação infantil

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CUNHA, Deuzilene Pereira da
dc.date.accessioned 2022-09-15T12:11:14Z
dc.date.available 2022-09-15T12:11:14Z
dc.date.issued 2022-09-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2799
dc.description Orientador: Prof. Dr. Thiago Carvalho de Sousa (UESPI) Examinador externo: Prof. Dr. Carlos Giovanni Nunes de Carvalho (UESPI) Examinador externo: Profa. Dra. Samara de Oliveira Silva (UESPI) Suplente: Prof. Dr. Marcus Vinícius Dantas Linhares pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A inclusão de metodologias ativas como alternativa de auxílio no trabalho docente é uma tendência da realidade atual, tanto considerando o protagonismo dos estudantes, ao assumirem posturas ativas, quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem. Destarte, este estudo apresenta-se em três eixos: uma investigação acerca da eficiência do uso da gamificação no processo de ensino na fase da educação infantil; uma proposta metodológica de gamificação para a educação infantil; e uma análise sobre a possibilidade do desenvolvimento da metodologia proposta potencializar o aprendizado e estimular o engajamento das crianças. Inicialmente, realizou-se um mapeamento sistemático, levantando-se publicações realizadas entre 2010 e 2019, com o objetivo de obter dados referentes à eficiência do uso de metodologias ativas baseadas em gamificação na educação infantil. Foram identificados impactos positivos do uso dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Como proposta de sustentação do projeto, foi desenvolvida metodologia ativa gamificada ”Gameforkids”, apresentada em forma de material didático e-book. Para confirmar a eficácia da mesma, adotou-se o método qualitativo, por meio do estudo de caso, tendo sido executado em uma escola da rede municipal da cidade de Teresina, com crianças na fase da pré-escola (4 a 5 anos). Com a efetivação do processo, pode-se comprovar através dos dados extraídos e analisados estatisticamente, a eficácia da metodologia proposta, que estimulou o engajamento das crianças e potencializou o aprendizado, elevando o nível de rendimento médio do grupo experimental de 7,11 para 9,23, correspondendo a um ganho real de 21.2% no aproveitamento no pós-teste em relação ao obtido no pré-teste. Assim, conclui-se que a metodologia ativa gamificada ”Gameforkids” pode potencializar o aprendizado das crianças, gerar maior engajamento e promover estímulo na construção do conhecimento autônomo na Educação Infantil. ABSTRACT: The inclusion of active methodologies as an alternative of support for teachers is a current trend, considering the student’s main role to have active postures and also their teaching-learning process. Therefore, this study presents three bases: an investigation about the efficiency of the game-based methodology in the childhood education; a proposed game-based methodology for the childhood education; and an analysis about the possibility of the proposed methodology development in order to potentialize the learning process and stimulate the children’s engagement. Initially, a systematic mapping was executed, providing articles published between 2010 and 2019 and related to the efficient use of game-based active methodologies in the childhood education. Positive impacts about the use of these methodologies in the teaching-learning process were identified. This work proposes a game-based activemethodology called "Gameforkids", presented as an e-book didactic material. To confirm its efficiency, a qualitative method was adopted and executed in a local school in Teresina, with a group of pre-school children (4-5 years old). After the process execution, it can be proved statistically that the methodology is efficient, and that it stimulates the children’s engagement and potentializes their learning, elevating the experimental group’s average income level from 7,11 to 9,23, corresponding to a 21.2% win in the utilization in the post-test in comparison to the pre-test. Therefore, the game-based active methodology "Gameforkids" can potentialize the children’s learning process, create more engagement and stimulate the autonomous knowledge in the childhood education. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Childhood education pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.subject Active methodologies pt_BR
dc.title GAMEFORKIDS: uma proposta de gamificação na educação infantil pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account