Abstract:
RESUMO: A pesquisa em tela problematiza a produção de significados, no que diz respeito à
espiritualidade e os cuidados paliativos vivenciados, por pessoas adoecidas de câncer e
entre elas, as classificadas como Fora de Possibilidade terapêutica de Cura. O objetivo
principal deste estudo é compreender de que forma a espiritualidade, a religiosidade e os
cuidados paliativos, atuam na produção de significados sobre a doença oncológica, a
morte e o morrer para os sujeitos adoecidos e seus cuidadores. E como objetivos
específicos mapear os espaços de cuidados para pessoas adoecidas com câncer em
Teresina, particularmente a Associação Esperança e Vida, e conhecer a cultura emotiva
desenvolvida por sujeitos adoecidos e cuidadores que frequentam a referida Associação;
identificar quais são as religiões e práticas espirituais, conhecer os cuidados paliativos,
notadamente aqueles que envolvem a dimensão da espiritualidade, a visão sobre a morte
e o morrer para esses sujeitos. Para tanto, utilizar-se-á o referencial teórico-metodológico
de cunho etnográfico contando com técnicas de entrevistas semiestruturadas com os
sujeitos oncológicos e seus cuidadores, e com observação participante, no Hospital São
Marcos e na Associação Esperança e Vida, de apoio à portadores de câncer. Os autores
com quem é feito o diálogo empírico são: E. Durkheim, Marcel Mauss, Norbert Elias,
Phelippe Ariès, Edgar Morin, Clifford Geertz, Raquel Menezes, José Guilherme
Magnani, Francisca Verônica Cavalcante, dentre outros. Esse estudo apresenta a
possibilidade de uma interpretação que aponta para: o fato dos cuidados paliativos
enquanto política pública ser quase inexistente em Teresina, os sujeitos pesquisados, em
sua maioria, lançam mão de outras experiências espirituais das quais anteriormente não
praticavam, isto, parece evidenciar a preocupação com a iminência da morte e uma das
maneiras como estes sujeitos engendram o processo de morrer.
ABSTRACT: This study problematizes the production of meanings, with respect to spirituality and
palliative care experienced by people suffering from cancer, and among them, those classified
as beyond the therapeutic possibility of cure. The main objective of this study is to understand
how spirituality, religiosity and palliative care are involved in the production of meanings about
oncological disease, death and dying for sick people and their caregivers. And as a specific
objective, map the care spaces for people with cancer in Teresina, particularly the Hope and
Life Association, and learn about the emotional culture developed by sick people and caregivers
who frequent the mentioned Association; Identify which religions and spiritual practices are;
To know the palliative care, especially those involving the dimension of spirituality, the vision
about death and dying for these subjects. In order to do so, we will use the ethnographic
methodological input, using semi-structured interview techniques with the oncological subjects
and their caregivers, and with participant observation, at the São Marcos Hospital and the
Esperança e Vida Association, support To cancer patients. The authors with whom the empirical
dialogue is made are: E. Durkheim, Marcel Mauss, Norbert Elias, Phelippe Ariès, Edgar Gar
Morin, Clifford Geertz, Raquel Menezes, José Guilherme Magnani, Francisca Veronica
Cavalcante, among others. This study presents the possibility of an interpretation that points to:
the fact that palliative care as public policy is almost non-existent in Teresina, the subjects
surveyed mostly use other spiritual experiences that they did not previously practice, seems to
evidence concern about the imminence of death and one of the ways these subjects engender
the process of dying.