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RESUMO: Apesar de ser espaço público e plural, a escola tem sido mecanismo de colonização política e conformação ideológica. Serve ao discurso hegemônico que, no caso atual, enxerga nela um ambiente favorável a formação de capital humano. Essa pesquisa tem entendido a filosofia, visão de mundo, institucionalizada na educação básica de Pernambuco, Programa de Educação Integral (PEI), como ideologia contemporânea da competência, orientada pelo espírito capitalista neoliberal. Seu objetivo é desnaturalizar essa realidade do sistema de ensino pernambucano, retirando-a da condição de necessidade dos novos tempos e colocando-a na condição de discurso que conseguiu se tornar dominante. Interpretando as condições sociais e históricas do discurso como intervenção filosófica e o materialismo histórico e dialético de Gramsci e a teoria do discurso de Laclau e Mouffe como instrumental teórico metodológico dessa intervenção, confrontaremos os conceitos e marcas que identificam o PEI e a TEAR. Destacamos ainda que intervenção filosófica nessa pesquisa é tensionamento discursivo, ou seja, uma análise materialista, histórico e dialética da realidade escolar, e não simplesmente aplicação de metodologia de ensino de conteúdo filosófico. Esses dois elementos estruturantes das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), trabalhando na formatação do sistema de ensino nos moldes da logística empresarial – planejamento sistemático e hierarquizado (SEC/GRE/EREM), no controle de qualidade (SAEPE/SAEB), no incentivo financeiro (BDE) – fortalece o ideal de formação controlada do ser humano. Esses elementos constitutivos, sob aporte neoliberal, acabam atendendo os interesses do discurso hegemônico e fortalecendo no sistema de ensino básico pernambucano, a presença de uma visão empresarial da vida, um modo de ser produtivo, eficiente e competitivo que, além de tentar ressignificar o modo operacional da escola e do sistema de ensino, busca conformar seu público a um novo tipo humano adequado as demandas do livre mercado. Tendo como metodologia uma revisão bibliográfica e como objeto a filosofia do PEI e do TEAR, concluímos que as EREM’s trabalham em sintonia com as demandas do neoliberalismo quando tentam transformar os jovens em capital humano.
ABSTRACT: This work is part of an ongoing research that warns about the Integral Education (IE) as a contemporary ideology of competence. The goal is to reflect on some concepts and brands that distrust a rush ideology about the reference schools (EREM) in Pernambuco that, under the justification of necessary quality, has been shaping its educational system through of corporate culture. The research object is the IE, supported by Business Technology Applied to Education for Results (TACR) Interdimensional Education, discussed through the concepts of ideology and hegemony gramscianos, under the contributions of the Discourse Theory. Confronting the conceptual categories of Antônio Gramsci, ideology and hegemony, amplified by the Discourse Theory of Speech, we will analyze the IE in its two dimensions: streamlined school management under the sign of TAER and human formation according to Interdimensional Education. In partial conclusions, the inferences point: 1. Towards a school targeted by business culture, posed as an effective response to the problem of low quality educational; 2. For a school that presents the need to form a new human type, thus declaring the historicity and politicization of education; 3. Towards a discursive hegemonization, founded on principles and values of the economic business agent. |
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