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O NEOPRAGMATISMO DE RICHARD RORTY: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia

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dc.contributor.author SILVA, Raimundo Rodrigues da
dc.date.accessioned 2022-09-09T17:55:11Z
dc.date.available 2022-09-09T17:55:11Z
dc.date.issued 2022-09-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2792
dc.description Orientadora: Prof(a) Dr(a). Edna Maria Magalhães do Nascimento Examinador Externo: Prof. Dr. Wilker de Carvalho Marques(IFPI) Examinador Interno: Prof. Dr. José Renato de Araújo Sousa pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A presente dissertação, intitulada “O neopragmatismo de Richard Rorty: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia”, está baseada na filosofia redescritiva de Rorty, intentando apresentar uma metodologia filosófica para o ensino de filosofia, que ressignifique essa prática, atribuindo sentido e valor à vida dos estudantes. Portanto, a pesquisa versa sobre a possibilidade da assimilação do conhecimento em filosofia a partir de categorias que superem o ensino convencional, para a construção de narrativas que favoreçam a imaginação, a criatividade, o uso de metáforas, a produção de novos vocabulários e a autoconstrução dos sujeitos. O estudo buscou subsídios e pressupostos metodológicos que tivessem como abordagem a perspectiva de uma filosofia da prática ou uma filosofia da ação nos termos do neopragmatismo de Rorty. Objetivou instigar o interesse dos docentes e discentes com relação às práticas de ensino e aprendizagem vivenciadas em sala de aula. O estudo foi baseado na constatação de que a disciplina de filosofia possui muitas potencialidades, no entanto, ainda vem sendo ministrada apenas como componente obrigatório da matriz curricular, sem o devido reconhecimento de seus objetivos e de suas qualidades para uma formação humana, crítica e investigativa, indispensável ao ensino. Aqui buscamos ressaltar sua real e efetiva necessidade, orientada pela importância dos valores e conhecimentos que a filosofia pode instigar para a formação e o aprendizado dos alunos. O objetivo da investigação consiste em refletir sobre as tarefas da filosofia e seu ensino e contribuir, a partir do estudo teórico, na criação de um mecanismo de pensar a práxis, ou seja, a filosofia da ação, como atividade em que docentes e discentes constituem-se como protagonistas de seus próprios saberes, podendo tomar consciência de si mesmos. Na perspectiva de redescrição proposta por Rorty, entende-se a Filosofia como sendo a construção da leitura e releitura do mundo e da realidade, cuja consequência apresenta-se como uma dinâmica de conhecimento e saberes imersos na historicidade. ABSTRACT: The present dissertation was entitled “Richard Rorty's Neopragmatism: a methodological approach to the teaching of philosophy”. Based on Rorty's redescriptive philosophy, a philosophical methodology for the teaching of philosophy is sought, which gives a new meaning to this practice, giving it meaning and value in the students' lives. Therefore, the research deals with the possibility of assimilating knowledge in philosophy from categories that surpass conventional teaching in view of the construction of narratives that favor imagination, creativity, the use of metaphors, the production of new vocabularies and self-construction of the subjects. The study verifies possible subsidies and methodological assumptions, approaching the perspective of a philosophy of practice or a philosophy of action in terms of Rorty's neopragmatism. It seeks to instigate the interest of teachers and students regarding their teaching and learning practices experienced in the classroom. The study was based on the observation that the philosophy discipline has many potentialities, however, it is still being taught only as a mandatory component of the curricular matrix, without due recognition of its objectives and qualities in human, critical, investigative training, which are indispensable. to teaching. Here we seek to emphasize its real and effective need, guided by the importance of the values and knowledge that philosophy can instigate for the formation and learning of students. The objective of the investigation is to reflect on the tasks of philosophy and its teaching and to contribute from the theoretical study in this effort to create a mechanism for thinking about praxis, that is, the philosophy of action, as an activity in which teachers and students are constituted as protagonists of their own knowledge, being able to become aware of themselves. In the perspective of redescription proposed by Rorty, Philosophy is understood as the construction of reading and rereading the world and reality, the consequence of which is presented as a dynamic of knowledge and knowledge immersed in historicity. pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Pragmatismo pt_BR
dc.subject Rorty pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O NEOPRAGMATISMO DE RICHARD RORTY: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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