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“O CHÃO DA ESCOLA NO ESPAÇO DO MUNDO DA VIDA”

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dc.contributor.author PESSOA, Alexandra Cavalcante
dc.date.accessioned 2022-09-09T15:27:52Z
dc.date.available 2022-09-09T15:27:52Z
dc.date.issued 2022-09-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2791
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano Examinador interno: Prof. Dr. Deyvison Rodrigues Lima Examinadora externa; Profa. Dra. Nadja Mara Amilibia Hermann (UFRGS) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana no ‘chão da escola’, entendido por nós como espaço democrático privilegiado para livre discussão e possíveis consensos legitimados. Trabalhamos especificamente apresentando alguns contributos dessa teoria na análise do projeto político pedagógico da unidade de ensino na qual intervimos, articulando as incongruências no cenário pesquisado a um breve diagnóstico da crise da racionalidade e da educação na modernidade, tomando como referenciais dois conceitos centrais da tese de Habermas: do mundo da vida e do sistema. No lócus educativo é perceptível a predominância da razão instrumental. No nosso entender, Habermas, no intuito de revisar e superar as dicotomias do pensamento moderno, apresenta outra possibilidade de compreensão da racionalidade: a racionalidade comunicativa, oriunda dos processos de comunicação que se estabelecem entre os diversos agentes sociais. De acordo com essa teoria, é mediante o agir comunicativo que os diversos agentes podem estabelecer entendimentos acerca do mundo objetivo, subjetivo e social e, ao mesmo tempo, alcançar consensos acerca do que desejam para si mesmos, para a sociedade e, também, para o campo educacional. A ação comunicativa pode contribuir com a educação ao questionar sobre os processos mediante os quais se dá a formação humana e, a partir disso, propiciar momentos de diálogo e de discussão acerca das justificações e dos fundamentos com base nos quais a práxis pedagógica escolar é articulada, embora isso seja um desafio no contexto de “colonização sistêmica” em que vivemos. Contudo, defendemos que a aproximação entre a teoria habermasiana e o complexo âmbito da educação é importante e necessária, como suporte para uma gestão escolar democrática na qual a interlocução entre todos os atores envolvidos no processo torne possível a melhoria nos conflitos que assolam esse meio, sobretudo na formação de pessoas comunicativamente competentes. ABSTRACT: This research’s objective is to analyze the Habermasian communicative action contributions in the 'school ground', understood by us as a privileged democratic space for free discussion and possible legitimate consensus. We worked specifically presenting some contributions of this theory in the analysis of the intervened teaching unit’s pedagogical political project, articulating the research scenario inconsistencies in a brief diagnosis of the rationality and education crisis nowadays, using as reference two central concepts in Habermas’ theory: system and life-world. In the education locus it is noticeable the predominance of instrumental rationality. In our understanding, Habermas, in order to revise and overcome the dichotomies of modern thought, presents another possibility for understanding rationality: communicative rationality, derived from the communication processes that are established among the various social agents. According to this theory, the act of communicative action is a mean for the different agents to stablish understanding about the global, subjective and social world objective and, at the same time, to reach consensus on what they want for themselves, society and as well for the educational field. The communicative action can contribute to education as it questions the mediating processes that carry out the human formation and, from there, provide moments of dialogue and discussion on the justifications and foundations in which the pedagogical praxis is articulated, although this is a challenge in the context of “systemic colonization” that we live in. However, we defend that it is important and necessary to bring the Habermasian theory closer to the complex area of education as a support for democratic school management, in which the dialogue among all the actors involved in the process can improved the conflicts in the area, mainly in the development of communicatively competent people. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.subject Ação comunicativa pt_BR
dc.subject Proposta pedagógica pt_BR
dc.subject Racionalidade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Communicative action pt_BR
dc.subject Pedagogical proposal pt_BR
dc.subject Rationality pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title “O CHÃO DA ESCOLA NO ESPAÇO DO MUNDO DA VIDA” pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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