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RESUMO: A diversidade sexual e de gênero são visivelmente vilipendiadas pelas práticas
pedagógicas pautadas em documentos e discussões heteronormativas. Desta forma, essa
diversidade é qualificada como algo “pecaminoso”, “desviante” ou “anormal”. Em se
tratando do ambiente e prática escolar, tal diversidade é invisibilizada, em decorrência da
heteronormatividade reinante. A partir dessa constatação, buscamos fundamentos
epistemológicos, a partir de pensamento de Judith Butler (2015), para denunciar e criticar
os pressupostos essencialistas com respeito à questão do gênero e do sexo no ambiente
escolar, especialmente no que tange aos corpos que não estão enquadrados nas
prerrogativas dos documentos e nas práticas educacionais, tidos agora como o “outro”
sujeito, o abjeto. Para melhor objetivarmos a discussão, utilizamos os referenciais teóricos
de Butler (2015), Louro (2001, 2007, 2014) e Miskolci (2017), que nos apresentam a
discussão queer, para uma possível reelaboração conceitual-metodológica com respeito à
prática educacional.
ABSTRACT: Sexual and gender diversity are visibly vilified by pedagogical practices based on
heteronormative documents and discussions. In this way, this diversity is classified as
something “sinful”, “deviant” or “abnormal”. When it comes to the school environment and
practice, such diversity is invisibilized, due to the prevailing heteronormativity. Based on
this observation, we seek epistemological foundations, based on the thinking of Judith
Butler (2015), to denounce and criticize the essentialist assumptions regarding the issue of
gender and sex in the school environment, especially concerning bodies that are not framed
in the prerogatives of the documents and the educational practices, now considered as the
“other” subject, the abject. To better objectify the discussion, we use the theoretical
references of Butler (2015), Louro (2001, 2007, 2014), Miskolci (2017), in which we are
presented with the queer discussion, for a possible conceptual-methodological rework
concerning educational practice. |
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