Repositório Institucional da UFPI

A LUTA QUE (RE)EXISTE: INDIANIDADES DOS TABAJARAS NO PIAUÍ

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Brisana Índio do Brasil de Macêdo
dc.date.accessioned 2022-09-08T12:54:11Z
dc.date.available 2022-09-08T12:54:11Z
dc.date.issued 2022-09-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2767
dc.description Orientador: Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo Examinador interno: Prof. Dr. Fauston Negreiros Examinador externo: Prof. Dr. Carlos José F. Santos (Casé Angatu Xukuru Tupinambá)( UESC) Examinador externo: Prof. Dr. Saulo Luders Fernandes (UFAL) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Nas últimas quatro décadas, no Brasil, um maior número de grupos indígenas passou a se autodeclarar e a reivindicar o reconhecimento de sua condição étnica e de seus direitos constitucionais. No Piauí, destacamos os grupos indígenas da etnia Tabajara que se organizam politicamente através da Associação Indígena Itacoatiara de Piripiri, da Associação Organizada dos Indígenas do Canto da Várzea e da Associação dos Povos Indígenas Tabajara-Tapuio-Itamaraty, inaugurando um novo capítulo na história indígena piauiense, visto que, por muito tempo, a presença indígena no estado foi invisibilizada e silenciada. Nesse bojo, o presente estudo buscou analisar o processo de indianização dos grupos indígenas da etnia Tabajara no Piauí, tomando por base o resgate da sua história, o seu processo de organização política e as suas indianidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base nos estudos sobre produção de sentido no cotidiano. O estudo ocorreu nos municípios de Piripiri/PI e de Lagoa de São Francisco/PI. Participaram 20 lideranças indígenas, mediante os seguintes recursos metodológico: a) observação no cotidiano; b) conversa no cotidiano; c) entrevista semi-estruturada individuais ou grupais. A análise, com base na técnica do mapa de associação de ideias, resultou nos seguintes capítulos de resultados que versam sobre: a) a trajetória dos grupos indígenas Tabajara no Piauí; b) a luta por reconhecimento e por garantia de direitos dos Tabajaras no Piauí; e, por fim, c) os campos de sentidos atribuídos pelos Tabajaras aos seus processos de indianidades. Em suma, observamos que à medida que os grupos indígenas Tabajara foram (re)elaborando sua identidade étnica e coletiva em torno de um vínculo ancestral, de parentesco e de território comum, esses foram mudando o olhar sobre si e foram colocando em análise aspectos constitutivos de um discurso colonial sobre o “ser indígena”. De modo que, passaram a (re)criar práticas discursivas em torno de suas histórias de vida e de suas indianidades, assumindo-as enquanto estratégia de luta, de resistência e de (re)existência, no intuito de contrapor os discursos dominantes e totalizantes sobre o ser indígena e as relações de colonialidade do poder, saber e ser postas no cotidiano da vida. ABSTRACT: In the last four decades in Brazil, a larger number of indigenous groups started to declare their ethnic background and claim recognition of their ethnicity and their constitutional rights. In Piauí, we highlight the indigenous groups of Tabajara ethnicity, which is politically organised through the Indigenous Association of Itacoatiara de Piripiri, Organised Indigenous Association of Canto da Várzea, and Association of Indigenous People of Tabajara-Tapuio-Itamaraty. This ethnic group inaugurated a new chapter in the indigenous history in Piauí considering that, for a long period, the indigenous presence in the state did not have visibility or a voice. Therefore, the present study aimed to analyse the process of indianization of indigenous groups of Tabajara ethnicity, starting from the rescue of their history, their process of political organization and their indigenous identity. This was a qualitative study based on studies of productions of everyday meaning. The study was conducted in the cities of Piripiri/PI and Lagoa de São Francisco/PI. Participants were 20 indigenous leaders, who took part in the following activities: a) observation of daily activities; b) everyday conversations; and c) semi-structured individual or group interviews. The analysis adopted the technique of map of association of ideas, which resulted in the following chapters with the themes of: a) trajectory of Tabajara indigenous groups in Piauí; b) fight for recognition and rights of Tabajaras in Piauí; and, finally, c) meaningful aspects for Tabajara people about their identity. In sum, we observed that indigenous Tabajara groups redeveloped their ethnic and collective identity based on ancestral links related to common family and territory, which changed their self-views and allowed a critical analysis of colonialist discourses about “being indigenous”. Hence, they recreated discursive practices about their life story and their indigenous identity, using it as a strategy to fight, resist and (re)exist, aiming to oppose dominant and totalitarian discourses about indigenous groups ways of living, power relationships based on colonialism imposed on their daily lives. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI pt_BR
dc.subject Povos indígenas pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Ação política pt_BR
dc.subject Indianização pt_BR
dc.subject Indigenous groups pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Political action pt_BR
dc.subject Indianization pt_BR
dc.title A LUTA QUE (RE)EXISTE: INDIANIDADES DOS TABAJARAS NO PIAUÍ pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Psicologia
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Psicologia do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account