Repositório Institucional da UFPI

BILÍNGUES TÊM MAIS FACILIDADE NO APRENDIZADO DE NOVA LINGUAGEM DO QUE MONOLÍNGUES: um estudo eletroencefalográfico quantitativo

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Carla Patrícia Ayres Da
dc.date.accessioned 2022-09-06T19:14:43Z
dc.date.available 2022-09-06T19:14:43Z
dc.date.issued 2022-09-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2760
dc.description Orientador: Prof. Dr. Silmar Silva Teixeira Examinador interno: Prof. Dr. Vitor Hugo do Vale Bastos Examinador externo: Prof. Dr. Ariel Soares Teles (IFMA) Examinador interno: Prof. Dr. Gildário Dias Lima pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Bilíngues têm vantagens significativas em relação aos monolíngues no aprendizado de uma nova linguagem, e, apesar de muitos estudos tentarem explicar esse processo de aprendizagem, ainda não foram analisadas quais áreas corticais estão associadas nas diferenças neurofisiológicas que comprovem os benefícios dos bilíngues na aquisição de uma nova linguagem. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar as modificações corticais e o aprendizado entre bilíngues e monolíngues. Foram recrutadas 40 participantes com idade entre 20 e 35 anos (20 professoras de inglês e 20 alunas da Universidade Federal do Piauí com conhecimento apenas do português como linguagem materna). Todas as participantes foram submetidas à tarefa de aprendizagem do alemão. Os resultados demostraram que o grupo bilíngue acertou 42,1% a mais das palavras do que o grupo monolíngue (p=0,0001), o que demonstra melhor retenção de memória e atenção durante as tarefas. Além disso, o grupo bilíngue também apresentou maior potência absoluta da banda alfa no córtex pré-frontal dorsolateral direito do que o grupo monolíngue (p≤0,05). Os achados confirmam que bilíngues apresentam maior facilidade de memorização e menor esforço cognitivo para o aprendizado de uma nova linguagem, o que pode estar associado à uma melhor plasticidade cerebral obtida durante o aprendizado de segunda linguagem. pt_BR
dc.subject Eletroencefalografia pt_BR
dc.subject Banda alfa pt_BR
dc.subject Potência absoluta pt_BR
dc.subject Aprendizado de nova linguagem pt_BR
dc.title BILÍNGUES TÊM MAIS FACILIDADE NO APRENDIZADO DE NOVA LINGUAGEM DO QUE MONOLÍNGUES: um estudo eletroencefalográfico quantitativo pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Biotecnologia
    Nesta Coleção serão submetidas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account