dc.contributor.author |
SILVA, Carla Patrícia Ayres Da |
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dc.date.accessioned |
2022-09-06T19:14:43Z |
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dc.date.available |
2022-09-06T19:14:43Z |
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dc.date.issued |
2022-09-06 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/2760 |
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dc.description |
Orientador: Prof. Dr. Silmar Silva Teixeira
Examinador interno: Prof. Dr. Vitor Hugo do Vale Bastos
Examinador externo: Prof. Dr. Ariel Soares Teles (IFMA)
Examinador interno: Prof. Dr. Gildário Dias Lima |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO:
Bilíngues têm vantagens significativas em relação aos monolíngues no aprendizado de uma
nova linguagem, e, apesar de muitos estudos tentarem explicar esse processo de
aprendizagem, ainda não foram analisadas quais áreas corticais estão associadas nas
diferenças neurofisiológicas que comprovem os benefícios dos bilíngues na aquisição de uma
nova linguagem. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar as modificações corticais e
o aprendizado entre bilíngues e monolíngues. Foram recrutadas 40 participantes com idade
entre 20 e 35 anos (20 professoras de inglês e 20 alunas da Universidade Federal do Piauí com
conhecimento apenas do português como linguagem materna). Todas as participantes foram
submetidas à tarefa de aprendizagem do alemão. Os resultados demostraram que o grupo
bilíngue acertou 42,1% a mais das palavras do que o grupo monolíngue (p=0,0001), o que
demonstra melhor retenção de memória e atenção durante as tarefas. Além disso, o grupo
bilíngue também apresentou maior potência absoluta da banda alfa no córtex pré-frontal
dorsolateral direito do que o grupo monolíngue (p≤0,05). Os achados confirmam que
bilíngues apresentam maior facilidade de memorização e menor esforço cognitivo para o
aprendizado de uma nova linguagem, o que pode estar associado à uma melhor plasticidade
cerebral obtida durante o aprendizado de segunda linguagem. |
pt_BR |
dc.subject |
Eletroencefalografia |
pt_BR |
dc.subject |
Banda alfa |
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dc.subject |
Potência absoluta |
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dc.subject |
Aprendizado de nova linguagem |
pt_BR |
dc.title |
BILÍNGUES TÊM MAIS FACILIDADE NO APRENDIZADO DE NOVA LINGUAGEM DO QUE MONOLÍNGUES: um estudo eletroencefalográfico quantitativo |
pt_BR |
dc.type |
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